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segunda-feira, junho 20, 2011

Fórum de Gestão de Pessoas deu início à atualização cadastral dos servidores

O I Fórum de Gestão de Pessoas, realizado nos dias 14 e 15 pelo governo do Estado, direcionado para servidores que atuam na gestão de recursos humanos dos 70 órgãos da administração pública direta e indireta teve como pauta principal o início, pela Secretaria de Administração do Estado, da atualização cadastral de todos o funcionalismo público estadual, visando atualização das informações funcionais, para servir de subsídio à formulação de políticas de recursos humanos do Estado e a execução de ações do Programa de Valorização do Servidor.
Também foi entregue um CD que contém o Passo do trabalho das Diretorias de Gestão de Política de Saúde Ocupacional do Servidor, de Planejamento e Desenvolvimento da Gestão de Pessoas e de Operações do Sistema de Gestão de Pessoas (DSO, DPP, DSP).
Segundo a titular da Secretaria de Estado de Administração (Sead) Alice Viana, é importante o restabelecimento de políticas públicas que garantam ao servidor plenas condições de exercer sua jornada de trabalho. “Sabemos da importância e da necessidade da implantação plena de uma gestão de pessoas para nós, servidores. Contudo, o funcionamento da secretaria ainda está em fase de reestruturação, mas estamos buscando o melhoramento desse trabalho, para implementarmos uma política de gestão de trabalho diferente e que possa efetivamente melhorar as condições de trabalho dos nossos colegas”, ressaltou a titular da Sead.
Neste I Fórum a Diretoria de Gestão de Política de Saúde Ocupacional do Servidor (DSO) apresentou as atividades desenvolvidas pela diretoria, com foco em Perícia Médica, Readaptação e Saúde Ocupacional, em seguida a Diretoria de Planejamento da Gestão de Pessoas (DPP), apresentou as atividades desenvolvidas pela diretoria, com foco em provimento de cargo efetivo, e, finalizando, o Passo a Passo da Gestão de Pessoas, com a Diretoria de Operações do Sistema de Gestão de Pessoas (DSP) apresentando as atividades desenvolvidas pela diretoria, com foco em encargos sociais, margem consignável e rotinas.
Os gestores dos RH’s do Estado puderam esclarecer suas dúvidas sobre os temas abordados pelas diretorias, que através de uma pesquisa de satisfação, atendeu as expectativas de 98% dos gestores que, na ocasião, tiveram oportunidade de sugerir novos temas para o próximo Fórum. Os arquivos do CD Passo a Passo da Gestão de Pessoas estarão disponíveis para download no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pa.gov.br) na segunda-feira, 20.
Cadastro
A Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Administração (SEAD) Ruth Pina, apresentou detalhes sobre a atualização dadastral, que já pode ser acessada pelos 101 mil servidores do Estado desde quinta-feira, 16. A medida garantirá mais celeridade, transparência e controle das informações relativas à folha de pagamento, Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e concessão de vantagens, entre outros benefícios. Com a atualização será possível, ainda, traçar um perfil socioeconômico dos servidores públicos estaduais, para o planejamento de ações como o Cheque-Moradia e os créditos para aquisição de computadores e ainda, ter um perfil acadêmico dos servidores, completa a adjunta. "Pode ser que precisemos de um profissional com especialidade em uma área distinta para uma determinada situação. A Atualização Cadastral também servirá para que cada órgão encontre aquele determinado profissional.", falou.
É obrigatório que todos os servidores do Estado atualizem seus dados cadastrais. Aquele que reside em municípios onde o acesso à internet ainda é limitado ou inexistente, deverá se dirigir às Unidades Regionais de Ensino (Ures), que disponibilizarão os documentos destinados para esse fim. Ruth ressalta que o processo é simples e fácil, “É mais fácil fazer a Atualização Cadastral do que navegar nas redes sociais” disse.
Os dados a serem preenchidos são: dados pessoais; documentos; serviços anteriores; formação de vínculos; assistência à saúde; dados sócio-econômicos; documentos pendentes. Vale ressaltar que em relação aos dados sócio-econômicos o servidor não será identificado e que serão coletados apenas para que o governo analise e possa estar desenvolvendo políticas para a melhoria de vida do servidor. Alguns dos dados preenchidos necessitarão de comprovação através de documentos que o servidor apresentará no RH do seu próprio órgão. Um gestor do RH de cada órgão ficará responsável em confirmar a veracidade do dado preenchido pelo servidor, “O enter do responsável pela atualização cadastral do RH terá fé pública”, reforça Ruth.
Ascom/Sead

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