O governador Simão Jatene recebeu em audiência nesta terça-feira, 14, no Comando da Polícia Militar, o embaixador da Espanha, Carlos Alonso Zaldívar. O emissário, que visita pela primeira vez o Estado do Pará, veio a Belém para cumprir agenda diplomática na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Carlos Alonzo elogiou a beleza da região amazônica, suas particularidades culturais e a preservação ambiental, lembrando que a Espanha é um dos poucos países da Europa que possui uma área de floresta preservada.
Simão Jatene explicou ao embaixador que o Pará é “quase um continente” por sua dimensão geográfica. “Temos muitos recursos e riquezas naturais, mas também muitos desafios a vencer”, afirmou, ressaltando a importância do Estado. "Somos a segunda unidade da Federação que mais contribui com a balança comercial brasileira, além de grande produtora de energia e minério, e, no entanto, ainda possuimos 2,5 milhões de habitantes vivendo abaixo da linha de pobreza.
Em relação à região amazônica, o governador explicou ao embaixador que a região ocupa 60% do território brasileiro, mas representa apenas 12% da população do país, gera 8% do PIB e responde por 50% da emissão de CO² e equivalentes. “Quando a gente vê esses números percebe que algo precisa ser feito para reverter essa situação”, enfatizou Jatene.
Ao final, o embaixador presenteou o governador com um livro sobre os rios e florestas da Espanha. O governador, por sua vez, entregou a Carlos Alonzo uma réplica de cerâmica marajoara.
Acompanharam a visita, o cônsul da Espanha, José Luis Fernándes Terra, os conselheiros da Embaixada da Espanha no Brasil, Ángel Altisent Peñas e Rafael de Gorgolas e o chefe da Casa Militar da Governadoria, coronel Fernando Noura.
Janise Abud – Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário