Total de visualizações de página

terça-feira, junho 14, 2011

Semma realiza teste de balneabili​dade das praias de Outeiro e Icoaraci

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Semma, coletou nesta terça-feira(14) amostras das águas das Praias do Amor, Praia Grande e Brasília, em Outeiro e Praia do Cruzeiro, em Icoaraci. A ação é para testar balneabilidade das praias dos dois Distritos de Belém. Na semana passada a coleta foi realizada nas praias da Baia do Sol, Carananduba, Marahú, São Francisco, Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, Farol, Praia Grande e Areião, na ilha de Mosqueiro. Uma nova ação já está agendada para os dias 27 e 28 de junho,nas mesmas praias.
De acordo com a Chefa de Fiscalização e Monitoramento da Semma, Ivanelma Gomes, a população pode contribuir para que as praias estejam próprias para banho. “Nós estamos realizando o monitoramento para informar para a população os melhores lugares para curtir as praias. Mas pedimos a ajuda da população nesse trabalho, não levando animais para os balneários, não jogando lixo no chão, não fazendo necessidades fisiológicas nas praias, entre outros cuidados”, explica Ivanelma. Ela diz ainda que a Semma vai promover o trabalho de educação ambiental com a população, para que tenha maior consciência dos cuidados que se deve ter.
O teste de balneabilidade das praias é feito a partir da coleta de água a um metro de profundidade, onde normalmente fica a maior concentração de banhistas. Segundo a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) de nº 274/2000, que assegura as condições de balneabilidade,o parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade, em termos sanitários, é a densidade de coliformes fecais. O local será considerado impróprio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 800 Escherichia Coli por 100 mililitros.
Para obter o resultado final da qualidade da água das praias é necessário que sejam feitos seis testes ao longo do ano, de acordo com a Resolução do Conama.  A Resolução estabelece também que poderão abranger períodos menores de cinco amostras, desde que sejam recolhidas com intervalo mínimo de 24 horas entre uma e outra.
As análises feitas pela Semma para definir a balneabilidade das águas, destinadas à recreação humana são: a microbiológica (coliformes fecais e coliformes Totais) e físico-qúimica (acidez da água, através do PH).
De posse do resultado, a Semma vai informar sobre as condições de cada praia, orientando os veranistas a não frequentar locais impróprios, para evitar problemas de saúde.

Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...