Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 09, 2011

Hospital Abelardo Santos redefinirá atendimentos em urgência e emergência

O Hospital Regional Abelardo Santos inaugura neste sábado, 11, às 10 horas, o anexo de urgência e emergência que abrigará o Complexo de Reorientação de Fluxo com Acolhimento Humanizado. O serviço faz parte da Política de Humanização do Atendimento, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, e visa agilizar o atendimento à população, com definição de prioridades e classificação de riscos.
A diretora do hospital Abelardo Santos, Vera Cecim, acredita que, a longo prazo, haverá uma mudança de cultura na população de Icoaraci e de bairros próximos, para que as pessoas procurem os postos de saúde antes de lotarem o setor de urgência e emergência do hospital. "É preciso fazer esse redireciomamento do fluxo para que haja uma melhoria do atendimento em toda a rede de saúde", afirmou.
O novo espaço no Hospital Abelardo Santos foi concebido após estudos e reuniões entre equipes clínica e técnica no sentido de pactuar protocolos, traçar metas, objetivos e fluxo de atendimento por meio de relações de solidariedade e confiança entre profissionais de saúde e a população, tendo como eixo de atenção o usuário e suas necessidades. Entre outros objetivos, o serviço classificará, mediante protocolo, as queixas dos usuários que demandam os serviços de urgência/emergência, visando identificar os que necessitam de atendimento médico imediato. Por outro lado, o novo Complexo de Reorientação funcionará como um instrumento de ordenação e orientação da assistência, sendo um sistema de regulação da demanda dos serviços de urgência/emergência.
Desde o início do ano, o Hospital Abelardo Santos investe na melhoria da qualidade da assistência à população. Hoje, a instituição conta com 49 leitos para internação, incluindo Pediatria, Clínica Médica, Obstetrícia e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). O número de leitos do setor de observação passou de 14 para 27, para atender urgência e emergência.
Com o objetivo de diminuir a demanda do Hospital Metropolitano de Ananindeua, o "Abelardo Santos" já está montando uma equipe com 10 traumatologistas. Com a reforma, o atendimento clínico de Traumatologia e Pediatria ganha mais duas salas climatizadas.
Serviço: Inauguração do anexo de urgência e emergência que abrigará o Complexo de Reorientação de Fluxo com Acolhimento Humanizado.                                                                                                                                                                                                                                                                                           Local: Hospital Abelardo Santos. Rodovia Augusto Montenegro, KM 13, S/N. Distrito de Icoaraci, Belém, Pará. Telefone: 3204-2811.

Mozart Lira - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...