Total de visualizações de página

terça-feira, junho 21, 2011

Hospital do Baixo Amazonas terá 27 máquinas para hemodiálise


O governador Simão Jatene inaugura nesta quarta-feira (22), às 16h, no município de Santarém, a ampliação do Serviço de Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise) do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), que passará de 12 para 27 máquinas disponíveis ao tratamento de pacientes renais.
A instalação de mais 15 máquinas representa uma etapa importante do Plano Estadual de Nefrologia, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O evento contará com a presença do secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, e do coordenador dos Hospitais Regionais, Arthur Lobo.
Quanto aos Hospitais Regionais gerenciados por Organizações Sociais, só falta concluir a ampliação do Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira, que passará de sete para 16 máquinas ainda neste semestre. No município de Bragança, desde o dia 13 de junho está funcionando o Serviço de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria, com 10 máquinas, beneficiando pacientes do nordeste paraense.
Em Belém, está em andamento a construção da Unidade Satélite de Hemodiálise do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, que funcionará na Praça Batista Campos, com 34 máquinas, e a implantação do Serviço de Hemodiálise Pediátrica, com 10 máquinas, na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.
Redução - Será viabilizada, ainda, a contratação de um novo serviço para o município de Ananindeua, com 20 máquinas. Ao todo, a rede estadual de saúde terá disponíveis para a população 107 novas máquinas. Com esse aumento de vagas nos serviços, a Sespa está diminuindo a fila de pacientes renais crônicos que esperam por tratamento.
No início do atual governo, o Pará dispunha de 272 máquinas, para atender 1.522 renais crônicos, por meio de 16 serviços instalados nos municípios de Altamira, Ananindeua, Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Redenção e Marituba. Havia um déficit de 212 máquinas, obrigando 273 pacientes a aguardarem na fila de espera. Com a expansão, o Estado terá 20 serviços, 379 máquinas e capacidade instalada para atender 642 pacientes.
A Sespa também trabalha na elaboração de um Protocolo Médico destinado ao controle de pacientes hipertensos e diabéticos, para evitar que se tornem renais crônicos, uma vez que a hipertensão arterial e o diabetes são os principais fatores de risco da doença renal crônica.

Roberta Vilanova - Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...