O Hospital Ophir Loyola, a Associação Colorindo a Vida e o Instituto Ronald McDonald lançaram, nesta terça-feira, 7, a edição 2011 da Campanha McDia Feliz no Pará. O evento aconteceu no auditório Luiz Geolás, do HOL, com a participação da diretora geral da instituição, Graça Jacob; da secretária adjunta de Saúde, Rosemary Góes; da diretora clínica do HOL, Izabel Campos; do embaixador do Instituto Ronald McDonald em Belém, Kemel Kalif, e do diretor da Big Serviços, Edilberto Oliveira, além de outros parceiros do projeto.
Nas cidades onde a rede de lanchonetes está presente, o Instituto Ronald McDonald tem como política apoiar instituições que atuam no combate ao câncer infantojuvenil. Desde 1999, crianças e adolescentes em tratamento no HOL recebem apoio da campanha nacional destinada a sensibilizar a sociedade quanto à importância de se garantir condições para que essas instituições continuem a fazer seus trabalhos.
Este ano, a campanha do McDia Feliz acontecerá no dia 27 de agosto, e em Belém, toda renda arrecadada com a venda de sanduiches Big Mac será revertida para dar sustentabilidade à Casa de Apoio para Crianças e Adolescentes com Câncer do interior do Estado, que está sendo construída e será administrada pela Associação Colorindo a Vida. A meta é alcançar a marca de 12 mil Big Mac’s vendidos nesse dia.
O novo espaço, cujas obras foram iniciadas em março de 2009, será inaugurado no segundo semestre e vai abrigar pequenos pacientes vindos de todos os 143 municípios do Estado em tratamento no HOL e também seus acompanhantes. Na oportunidade, representantes da Associação Colorindo a Vida aproveitaram para agradecer o apoio de parceiros como a Big Serviços e apresentaram, através de fotos, a evolução das obras do espaço, que terá 35 suítes. Em 2010 foram arrecadados R$ 123 mil com a campanha, recurso este que será todo aplicado na sustentabilidade da Casa após a inauguração. Segundo estimativas da entidade, a manutenção mensal do imóvel deverá custar em torno de R$ 60 mil reais.
“Temos, atualmente, cerca de 200 crianças em tratamento no Hospital Ophir Loyola. Visitamos há alguns dias a obra da Casa de Apoio e sabemos da importância desta parceria. Fica a certeza de que, ao darmos as mãos, estamos no caminho certo”, disse a diretora geral, Graça Jacob. Recentemente, a diretoria do HOL aumentou o quadro de oncopediatras, profissionais especializados no câncer infantil.
Regiane Cavalcanti sabe bem o quanto o acolhimento é importante num momento difícil e de grande fragilidade, como é o caso de um diagnóstico de câncer. “Venho de longe. Sou de Marabá, e acompanho meu sobrinho, de sete anos, que está recebendo tratamento contra um linfoma. Há oito meses a família vinha tentando descobrir o que ele tinha e só ao chegar aqui no Ophir Loyola, em maio, conseguimos o diagnóstico correto. Não conhecemos ninguém em Belém e é bom saber que esta casa de apoio poderá nos receber quando a gente precisar”.
A secretária adjunta de Saúde, Rosemary Góes, que falou em nome do secretário de Saúde, Hélio Franco, e do governador Simão Jatene, deixou clara a “preocupação e interesse do Governo na causa do câncer. Ainda este mês, após readequações, as obras no anexo do hospital Ophir Loyola serão retomadas e o último andar será destinado exclusivamente a transplantes, como o de medula óssea. Aproveitamos este evento, em que estamos todos reunidos, para agradecer aos parceiros que nos auxiliam nessa luta contra o câncer infanto-juvenil”.
Parceria - A campanha de responsabilidade social McDia Feliz conta com a participação de várias instituições como parceiras e também da sociedade, por meio de doações e compra de itens alusivos à ação. Coordenado nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz acontece desde 1988 no Brasil. No Pará, a campanha é promovida desde 1999. Durante todo o ano, antes mesmo do lançamento do McDia Feliz, a Associação Colorindo a Vida coloca à venda camisetas, agendas, blocos de anotações, bolsas, canetas e outros itens com o tema da campanha.
Serviço: Contato e outras informações na Associação Colorindo a Vida, que funciona no Hospital Ophir Loyola, localizado na Av. Magalhães Barata, 952, São Brás, Belém - PA. Fone: (91) 3342-1332.
Diane Maués - Ascom HOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário