Imortalizar a memória através das palavras é o sonho de qualquer escritor. Neste sentido, alunos e professores da escola estadual Zulima Vergolino Dias construíram sua I Coletânia Literária, um trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2010, que surgiu após a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, e que será lançado oficialmente no dia 16 de junho às 8h, na escola.
“O lugar onde vivo” foi o tema escolhido pelos alunos, que em uma linguagem simples, deram asas à imaginação, descrevendo em diversos momentos, assuntos de seu cotidiano. Pais, avós, vizinhos e até pessoas desconhecidas foram os entrevistados e seus relatos foram recontados pelos alunos-escritores.
Após análise dos diversos trabalhos produzidos pelos alunos, verificou-se a qualidade e beleza do resultado nos mais variados gêneros textuais: poesia, memória literária, crônicas e artigos de opinião. Desta forma, professores de português, artes e do laboratório de informática, catalogaram os textos, dando início ao livro, escrito por 172 alunos do ensino fundamental e médio. O projeto não deixa de ser um resgate ao passado, aproximando o jovem estudante do idoso entrevistado e de sua comunidade, fazendo-o conhecedor de uma cultura que aos poucos vai se perdendo, cultura retratada nos textos de memórias.
Data: 16/06/2011 08:00:00
Data de expiração: 16/06/2011 12:00:00
Local: Escola Estadual Profª Zulima Vergolino Dias
Endereço: Cidade Nova II, s/n 02 - Coqueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário