Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 09, 2011

Semana de Educação Ambiental tem participação de jovens da Funcap

Cuidar do ambiente natural é dever de todos e esta responsabilidade socioambiental está sendo exercitada entre os adolescentes e jovens atendidos pela Fundação da Criança e do Adolecente do Pará (Funcap), durante a Semana de Educação Ambiental, iniciada na última segunda-feira. Os jovens assistem a palestras, oficinas, vídeos e participam de atividades culturais que reforçam a importância de se preservar o meio ambiente. A programação encerra nesta sexta-feira, 10, com visita ao Parque Ecológico do Gunma, em Santa Bárbara do Pará, município da Região Metropolitana de Belém.
Durante as atividades socioeducativas, os jovens conhecem o Projeto Terra Viva, que desenvolve atividades em educação ambiental nas unidades da Funcap. Exposição de vídeos educativos mostram a necessidade de práticas para se preservar os bens naturais e atitudes simples como selecionar a coleta do lixo doméstico, a fim de reutilizar materiais e transformá-los em objetos decorativos e de utilidade para o homem.
Com a orientação de grupo de educadores do Parque Ambiental de Ananindeua, os participantes aprendem a produzir puffs (assentos) produzidos a partir da reutilização de garrafas pet. Além de puffs, os jovens conhecem outras utilidades com uso de materiais recicláveis.
Rui Costa Pena - Ascom Funcap
Hemopa faz balanço
quadrimestral
De janeiro a abril deste ano, a Fundação Hemopa tem registrado índices crescentes de atendimentos e serviços prestados aos seus usuários. Foram 369.037 doadores captados; 6.130 novas inscrições de doadores voluntários de medula óssea; 7.904 atendimentos médicos a pacientes portadores de doenças hematológicas; 54.886 bolsas de hemocomponentes distribuídas para a rede hospitalar pública e privada, que hoje corresponde a 218 hospitais no Pará; e 49  bolsas de sangue de cordão umbilical e placentário, coletadas na unidade do Hospital da Santa Casa de Misercórdia do Pará. A outra unidade de coleta funcionará no Hospital de Clínicas "Gaspar Viana", cujo centro obstétrico passou por adaptações para funcionamento do serviço que deverá ser inaugurado neste semestre.
Masterclass e recital
do oboísta Dan Wilett
O convênio de intercâmbio musical Pará-Missouri traz a Belém o professor e músico Dan Willett. O oboísta está ministrando masterclass gratuito para alunos e professores de oboé, até esta quinta-feira, na Sala Ettore Bósio do Conservatório Carlos Gomes. Willett é diretor da Escola de Música da Missouri University, e seu trabalho vem se consolidando com apresentações diversas nos EUA e em outros países. O músico atua também como compositor e arranjador, e suas transcrições para quinteto de sopros foram muito bem avaliadas pelo New York Times; seus trabalhos incluem peças originais para concertos de câmara, obras corais, e para quinteto de sopros e bandas. Dan Willett realizará recital dia 10 de junho na Sala Ettore Bósio acompanhado pela pianista Renata Tavernard. O espetáculo começará às 18h e tem entrada franca.
Inauguração da
biblioteca do
Centro Integrado de
Inclusão e Cidadania
Com objetivo de propiciar a prática da leitura, através de atividades lúdico-pedagógicas, tendo por princípio a inclusão social, fundamental no estudo e pesquisa voltada para o conhecimento acerca do desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com deficiência, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe), inaugura nesta sexta-feira, 10, a biblioteca do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC).
Alunos especiais, matriculados nas escolas da rede pública estadual de ensino, são os convidados de honra. Em um dia lúdico, com programação realizada especialmente para eles, os alunos poderão desfrutar da companhia dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, assistirem a contação de histórias e recital de poesias, além de participar de oficinas para confecção de origamis.
Durante o evento, editoras montarão estandes para apresentação de livros didáticos e de vários gêneros voltados para o público infanto-juvenil, visando estimular o prazer pela leitura e pelo conhecimento. A programação terá início às 8h com a abertura solene e a apresentação da peça “O casamento da Emília” e segue até às 17h, com as oficinas e contação de histórias.
Setran começa obra
de manutenção da
Ponte de Mosqueiro
A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) iniciou os serviços de manutenção da ponte de acesso à ilha de Mosqueiro, para garantir a trafegabilidade segura dos frequentadores e moradores do balneário, que fica a aproximadamente 60 quilômetros de Belém. Serão realizados serviços de recuperação do tabuleiro, que é o piso da ponte, e a proteção lateral que foi danificada por um acidente de carro. Serão refeitas, ainda, as juntas de borrachas que ficam entre as placas de concreto.
Os engenheiros da Setran afirmam que os pilares e as fundações estão em perfeito estado para receber demanda de veranistas, no próximo período de férias escolares. A ponte Sebastião Oliveira fica na rodovia PA-391, sobre o furo da marinha e tem uma extensão de 1.480 metros e 10 metros de largura. A última reforma feita na estrutura aconteceu em 2008, e em maio deste ano o secretário de estado de Transportes, Francisco Melo (Chicão), ordenou que uma inspeção fosse realizada para avaliar suas reais condições, inclusive para esclarecer qualquer possibilidade de risco de desabamento em função do tráfego intenso de veículos pesados no local.
A vistoria técnica não constatou danos que pudessem comprometê-la, portanto sem qualquer possibilidade alguma de cair, tranquilizando os moradores da ilha, que manifestaram através da imprensa sua preocupação a partir da sobrecarga na ponte. O secretário disse compreender a preocupação dos populares, tanto que as obras de manutenção já estão sendo feitas e devem se estender até o final de junho, e revelou que está em entendimentos com a Secretaria da Fazenda (Sefa) para encontrar uma forma de controlar o limite de carga transportada por veículos pesados não apenas nas pontes, como a de Mosqueiro, assim como nas rodovias estaduais.
Ascom/Setran
Hemopa investe
no segmento jovem
De 16 a 22 deste mês, o Hemopa estará desenvolvendo campanha de incentivo à doação de sangue referente à quadra junina. "Acenda a fogueira de um coração. Doe sangue". Este é o tema da ação estratégica que acontecerá simultaneamente nos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá, Santarém; e nos Núcleos de Hemoterapia de Abaetetuba, Altamira, Tucurí, Redenção e Capanema. A campanha tem o objetivo de suprir estoque de sangue do hemocentro para este mês, cujo período festivo costuma  reduzir em torno de 35% o comparcimento de candidatos à doação. A meta de coletas/dia no hemocentro coordenador de Belém será de 300 doações. Para tanto, o hemopa investirá na divulgação para atrair doador jovem, cujo segmento é responsável por quase 50% das coletas efetivadas no Pará.
HOL promove curso de
Oncohematologia
O Hospital Ophir Loyola inicia a partir do próximo dia 11 de junho, às 10h, o Curso Básico de Oncohematologia que tem como objetivo integrar as ações da equipe multidisciplinar desta especialidade no HOL, propiciando atendimento de qualidade e humanizado do serviço, além de disseminar conhecimento básico sobre patologias oncohematológicas (câncer do sangue - leucemias, linfomas, mielomas) e condutas a serem adotadas, permitindo melhorias no atendimento ao usuário. O evento irá até dezembro, com uma palestra por mês.

Data: 11/06/2011 10:00:00
Data de expiração: 11/06/2011 12:00:00
Local: Hospital Ophir Loyola
Endereço: Av. Magalhães Barata nº 992 - São Brás

Campanha “Belém
contra o trabalho
infantil, não dê
esmola, dê futuro!”

Dando prosseguimento à Campanha “Não dê esmola – Por trás de uma criança que pede tem sempre um adulto que manda”, a Prefeitura de Belém através da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) volta às ruas neste domingo, dia 12 de junho, data que se comemora o Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil.
A iniciativa tem o intuito de orientar a sociedade sobre as diversas formas de ajudar, acolher e proteger essas crianças que mendigam em faróis. Pensando nisso, a campanha tem como slogan “Belém contra o trabalho infantil, não dê esmola, dê futuro!”.
A Funpapa fará uma blitz educativa nos semáforos da Av. Presidente Vargas com Av. Nazaré e Av. Serzedelo Correa, com farta distribuição de material educativo, de 09h às 12h. A campanha, que já é permanente, foi lançada em 2010 com objetivo de articular e mobilizar a sociedade civil e o poder público no combate ao fenômeno da mendicância de crianças e adolescentes, assegurando a eles o direito de brincar e estudar.
Funpapa participa
da ação solidária
“TRE encontra o
eleitor na praça
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) participa da ação solidária “TRE encontra o eleitor na praça”, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral, neste sábado (11), na Praça da Bandeira, em comemoração aos 66 anos da Justiça Eleitoral do Pará junto à sociedade. Através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), a Funpapa levará a campanha “Belém contra o trabalho infantil, não dê esmola, dê futuro!”, alusiva ao dia 12 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil.
Ao longo do dia serão feitos 200 cortes de cabelo (haverá distribuição de senhas), realizadas atividades lúdicas educativas e recreativas com a participação do palhaço Bibi, roda de Capoeira, show de carimbó com 12 crianças do Projeto “Conquistando a Cidadania”, balé e a apresentação artística com 16 adolescentes do grupo de dança Projovem Adolescente.
Prefeito visita

Canal São Joaquim
e escolas no Barreiro

Moradores do Canal São Joaquim agora têm ambiente sadio
e estãoprontos para receber o prefeito e comitiva na manhã
desta sexta-feira
 Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito de Belém, Duciomar Costa, continuará as visitas para ver de perto a qualidade dos serviços prestados à população de Belém. Às 08h, Duciomar Costa visitará o Canal da São Joaquim, no bairro do Barreiro, onde plantará mudas de buritizeiros junto com profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Logo em seguida, Duciomar caminhará pelas ruas do bairro até a Unidade de Educação Infantil Erê e a Escola Inês Maroja, onde conversará com alunos, professores e membros da comunidade, além de assistira programação de educação ambiental do Ama Belém.
A programação faz parte de um cronograma de visitas a comunidade, na qual o prefeito visita escolas, unidades de saúde, casas de idosos, e feiras. Duciomar Costa já passou por outros bairros de Belém como Sideral, Cremação, Guamá e Condor.

Samu certifica 1ª
turma de Socorristas Jr.
Um investimento inteligente por parte da Prefeitura
de Belém, em preparar crianças para
qualquer emergência em sua casa
Depois de serem capacitadas a realizar socorros básicos em urgência e emergência  e acionar o resgate, as 26 crianças, de 08 a 10 anos, que fazem parte da 1ª turma do Projeto Socorristas Jr, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), receberão certificados, na próxima segunda-feira (13), durante a cerimônia realizada no Auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). O evento vai contar com a presença da secretária municipal de Saúde, Sylvia Santos, Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, entre familiares e amigos das Crianças.
O projeto, que teve início no dia 24 de maio, incentiva crianças, adolescentes e seus familiares na adequada forma de agir em situações de emergência, além de alertar as crianças sobre os riscos e prejuízos causados pelos trotes que o SAMU recebe diariamente em sua central de atendimento, orientando sobre a forma correta de acionar o serviço.
Os Socorristas Jr. tiveram aulas de cuidados com fraturas, sinais vitais, verificação da pressão arterial do pulso e temperatura, técnicas de imobilização, anatomia do corpo humano, hemorragias, transporte de feridos, parada cárdio respiratória, queimaduras, técnicas de imobilização, ABC do trauma e OVACE (Obstrução de Vias Aéras por Corpo Estranho).
Segundo a Dra. Giana Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192, além do projeto ser positivo para o aprendizado de primeiros socorros, é importante também para a divulgação do serviço do Samu. “A partir do momento em que as crianças entendem o que é o trabalho do Samu, estamos educando a população para que haja uma maior integração entre o Samu e a comunidade”, afirma .
Durante a solenidade, haverá pronunciamento do orador da turma, paraninfo, homenagem dos alunos aos pais, finalizando com a apresentação da equipe do “Samuzinho”.
Site do Detran vai
parar sábado e domingo
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) informa que o site da autarquia: www.detran.pa.gov.br estará indisponível neste final de semana, dias 11 e 12 de junho (sábado e domingo). Com isso, os serviços oferecidos no site, como impressão de boletos e consultas na área de habilitação e veículos, não poderão ser utilizados neste período. De acordo com a Diretoria de Tenologia e Informática (DTI) do Detran-Pa, o motivo é a necessidade de manutenção e ajustes em toda a rede de dados utilizada nos serviços de habilitação e veículo, para o correto funcionamento na volta do atendimento ao público.
Susipe e Prefeitura

de Cametá festejam
resultados de parceria
Resultado da parceria com a Prefeitura Municipal de Cametá, o Programa de Reintegração Social dos Egressos do Centro de Recuperação de Cametá (CRCAM), da Superintend}encia do Sistema Penal (Susipe) já inseriu 15 egressos no mercado de trabalho, sendo a maioria provenientes de localidades carentes do município, com perfil de baixa escolaridade, ex-usuários de drogas ou condenados por roubo ou furto.
Através do programa, os egressos realizam diariamente trabalhos de serviços gerais, como limpeza das ruas da cidade, transporte de materiais e coleta de lixo, e ajudam na pavimentação de ruas com bloquetes e asfalto, manutenção de calçadas e praças, entre outras atividades. O Prefeito de Cametá, Waldoly Valente, acredita que “este tipo de iniciativa é importante para o município, pois contribui para o controle da reincidência no crime e dá oportunidades de início de um novo trajeto de vida”.
O programa nasceu em 2006. O idealizador do projeto é Flávio de Moura Souza, que conseguiu levar a ideia adiante com a ajuda da Secretaria Municipal de Transportes e Obras de Cametá. Segundo o idealizador do projeto, um de seus maiores sonhos é a construção de uma sala de aula no CRCAM, já que a maioria dos internos possui baixa ou nenhuma escolaridade. “Esta inciativa de  ressocialização através do trabalho poderia ter sido mais eficaz se os detentos tivessem uma escolaridade mais alta”, afirmou Moura.
O superintendente da Susipe, major Francisco Bernardes, tem se mostrado sensível a estas necessidades e tem investido muito em parcerias, que segundo ele têm papel importante para abrir as portas da ressocialização do encarcerado.
Antenor Filho - Ascom Susipe
CRAS Aurá promove
Mostra Cultural
O dia 18 de maio é caracterizado como o Dia Nacional da Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No decorrer deste mês, educadores e técnicos de referência dos Serviços de Convivência e Vínculos (SCFV) desenvolvem trabalhos temáticos voltados para o enfrentamento desse tipo de crime.  O resultado destes trabalhos são socializados com a comunidade através de apresentações culturais, como, dança, dramatizações, música, mostras, entre outras atividades.
Assim, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Aurá, realiza nesta sexta-feira (10), uma Mostra Cultural com os trabalhos desenvolvidos em tela e que foram produzidos durante oficinas que aconteceram no decorrer do mês.
De acordo com a coordenadora do CRAS Aurá, Andréa Marçal, a violência sexual contra crianças e adolescentes precisa ser discutido com os diversos segmentos atendidos pelo espaço, com representantes da comunidade, entidades governamentais e não governamentais. “Discutir esse tema torna-se um exercício legítimo e necessário ao trabalho de prevenção e combate a esse tipo de prática que vem crescendo em nossa sociedade”, esclarece a coordenadora.
Andréa ressalta ainda que o objetivo da Mostra Cultural é promover o acesso à informação e orientação, no sentido de prevenir e identificar vítimas de violência sexual, como também socializar os conhecimentos que foram adquiridos a respeito do assunto. 
Governo do Pará
aperta o cerco
contra a febre aftosa
O governo vai intensificar a vacinação e fiscalização do rebanho bovino para manter o Pará livre da febre aftosa. Nesta sexta-feira (10), o governador Simão Jatene e o ministro da Agricultura e Pecuária, Wagner Rossi, assinam convênio de inspeção e defesa animal no valor de mais de R$ 47 milhões. A assinatura acontecerá durante a 18ª Exposição do Pólo Carajás, em Redenção, no sul do Pará. Também participarão do evento os secretários de Governo, Sérgio Leão, e da Agricultura, Hildegardo Nunes.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...