Total de visualizações de página

sexta-feira, junho 10, 2011

Missão do BID define prioridades no programa de modernização da Sefa

Técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) encerraram nesta sexta-feira (10) visita à Secretaria de Fazenda do Pará (Sefa) cujo objetivo foi discutir as metas do Programa de Apoio à Modernização e à Transparência da Gestão Fiscal do Pará (Progefaz). O secretário adjunto de Receitas da Sefa, Nilo Rendeiro de Noronha, e Patricia Bakaj, chefe da equipe do BID, assinaram a ajuda memória, documento que registrou as definições tomadas. Durante a semana de trabalho foram concluídos o plano de ação e desenvolvimento e a revisão do projeto paraense.
Na próxima semana, em Brasília, um novo encontro vai servir para terminar o plano de aquisições de bens e serviços. “A missão serviu para conhecer as prioridades da Secretaria, trabalhar os projetos e fazer a aceleração das ações”, resumiu Bakaj. “Todos os setores da Sefa estão envolvidos no programa de modernização, e vamos desenvolver o projeto de forma transparente”, garantiu o secretário adjunto. “O objetivo é reestruturar a Secretaria para melhorar o desempenho da arrecadação”. O coordenador do Progefaz, Emanoel Moreira, disse que a equipe está motivada e que a meta é deslanchar o programa, alcançando as metas.
Com os recursos do BID a Sefa vai desenvolver o projeto de reformulação do controle fiscal nas fronteiras, desenvolver e implantar o projeto Nota Fiscal Cidadã, que estimula a emissão de cupom e nota fiscal por meio de premiações aos consumidores. Outro segmento beneficiado será a  pesquisa e investigação da Sefa. 
O Programa de modernização fazendária visa melhorar a eficiência e a transparência da gestão fiscal do Estado, aumentar a receita própria, melhorar o controle do gasto público e o atendimento ao cidadão. O financiamento é de 10 milhões dólares, com a contrapartida  de 4 milhões do Estado. O Progefaz está divido em quatro Componentes: Gestão Estratégica Integrada,  Administração Tributária e Contencioso Fiscal, Administração Financeira, Patrimonial e Controle interno e Gestão de Recursos Estratégicos.
Ana Márcia Souza - Ascom Sefa
Governo do Estado
participa do
Seminário do Sindifisco
Tendo como tema “Por um fisco de estado e um sistema tributário nacional justo”, foi aberto nesta sexta-feira, 10, o Seminário do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará, que trouxe, entre outros palestrantes, o antropólogo Roberto DaMatta, renomado estudioso da cultura social do Brasil. A mesa de abertura contou com a presença do Secretário Estadual da Fazenda, em exercício, Nilo Noronha, e do vice-governador do Pará, Helenilson Pontes.
Voltado especialmente para os funcionários que trabalham com arrecadação fiscal, como os da Sefa, o Seminário tratou de pontos que permeiam as atividades desenvolvidas pela administração tributária, com ênfase no conflito entre os interesses público e privado; além de debater os mecanismos de interferência desse poder econômico no Estado e na conduta ética dos agentes públicos.
Proferindo a palestra de abertura do evento, o vice-governador Helenilson Pontes, ressaltou importantes questões da arrecadação fiscal, especialmente em relação à tributação das exportações - que não beneficia o Pará. Citando os números do saldo da balança comercial de 2010, Helenilson realçou que dos 21 bilhões de dólares de lucro do Brasil, 11 bilhões saíram do Pará, através da exportação de minério de ferro pela Companhia Vale, em Carajás. Lucro que deve triplicar nos próximos três anos, quando a Companhia vai elevar sua produção das atuais 120 toneladas, para 250 toneladas de minérios. Um salto que colocará o Estado do Pará em primeiro lugar no PIB mineral. Segundo o vice-governador é fundamental que parte desses lucros fique no Pará, e para isto é fundamental que haja uma reforma tributária que beneficie os Estados e não apenas a União.
De acordo com Helenilson, hoje o país ainda vê a Amazônia como uma grande região a ser ocupada e uma zona de exportação. Para ele, “é preciso que o Brasil descubra a Amazônia dos amazônidas”, e que isso “não é um desafio de Governo e sim um desafio da sociedade brasileira”, enfatizou.  O vice-governador também vê a necessidade de que seja indicada na reforma tributária a pauta de justiça fiscal, e que essa cobrança “é uma missão da sociedade amazônica e não de governos”, finalizou.
Para o presidente do Sindfisco, Charles Alcântara, a palestra de Helenilson Pontes sintetizou o propósito do seminário, “semeando ideias e reflexões sobre o fisco para os cidadãos que ocupam importantes cargos no serviço público”. De acordo com ele, “este é o momento de provocação dos servidores, e a fala do vice-governador trouxe essa preocupação em entender um federalismo manco que hoje é empregado no Estado”, acredita.
Dani Franco - Vice-Governadoria
Lançamento do
XXIV Festival
Internacional de
Música do Pará
Lançamento do XXIV Festival Internacional de Música do Pará. Apresentação do tema e período do evento. Coletiva de imprensa e projeção de vídeo e visita às instalações do Conservatório Carlos Gomes pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, CNIC/MINC.
Data: 10/06/2011 19:00:00
Data de expiração: 10/06/2011 22:00:00
Local: Sala Ettore Bosio
do Conservatório
Carlos Gomes
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 977
Agentes do Devisa orientam sobre a utilização do Hipoclorito
Neste sábado e domingo agentes do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), darão continuidade a ação de distribuição de Hipoclorito nas comunidades, com visitas nos distritos de Outeiro e Icoaraci.
Os técnicos do Devisa irão prestar esclarecimentos e orientar os moradores da área em relação à utilização do composto e a importância deste material para desinfetar a água, tornando-a apta ao consumo, prevenindo uma serie de doenças como: cólera, hepatite, gastroenterites, etc... .
Segundo Glauciane Silva,do Devisa, a explicação que os técnicos prestam a comunidade é de total importância. Eles orientam o uso do hipoclorito com precisão e calma.

Secretaria Municipal de Saúde (Sesma)
XXIV Festival
Internacional
de Música do Pará
Com o tema “Legado, Trajetória, Dedicação” o XXIV Festival Internacional de Música do Pará será realizado excepcionalmente no período de 21 a 28 de agosto e homenageará três importantes nomes, que muito fizeram pela educação e cultura musical, e tinham estreita ligação com a Fundação Carlos Gomes e com o próprio festival de música, promovido anualmente desde 1987: Almeida Prado, Radegundis Feitosa e Guilhermina Nasser, falecidos em 2010.
Além dos concertos, que são muitos e de estilos variados, contemplando a música popular, em suas várias nuances, e a clássica, o festival acontece em diversos espaços culturais da cidade, e durante aquele período são oferecidos workshops e masterclasses a estudantes e profissionais de música propiciando intercâmbio entre os participantes.
O lançamento do XXIV Festival de Música do Pará acontece na próxima segunda-feira (13), às 19h, para a imprensa e convidados, com a presença do Conselho Nacional de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, que estará na cidade nessa data para a sua reunião mensal. Um vídeo com imagens de festivais passados será projetado seguido de apresentação musical de grupos vinculados à FCG.
Alunos de
Enfermagem
Discutem
saúde mental
O campus IV da Universidade do Estado do Pará (Uepa), onde é ofertado o curso de Enfermagem, sedia hoje a IV Jornada de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria, e ainda o I Ciclo de Atualização Acadêmica de Enfermagem. A programação acontece durante todo o dia no próprio campus, localizado no bairro do Guamá, e congrega, principalmente, alunos do 3º e do 4º ano da graduação.
Os eventos vão contar ainda com a presença de grupos atendidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Estado, bem como de agentes de saúde e outros funcionários que neles atuam. Dentre palestras, debates e outras dinâmicas, será realizada, às 14h, uma reunião política liderada pela deputada estadual Regina Barata e pelo deputado federal Arnaldo Jordy para tratar sobre políticas públicas voltadas à questão da saúde mental e sobre a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) diante dessa especialidade médica.
"É bastante importante levar o alunado para dentro dessa discussão, já que, na academia, a preocupação quase que exclusiva é com o orgânico. A saúde mental está em todas as esferas do atendimento de saúde, a gente não fala só de transtornos ou deficiências. Há de se pensar como fica a saúde mental do paciente nefropata, do cardiopata, do ostomizado diante de suas condições", explica um dos docentes participantes do ciclo de atividades, Mario Antônio Vieira, que ministra a disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental para alunos de Enfermagem.
A programação será encerrada no fim da tarde, às 17h. Em uma dinâmica diferente, os graduandos farão releituras de músicas de Chico Buarque, Renato Russo e Cazuza sob a perspectiva da discussão da saúde mental e mostrarão suas análises aos participantes da jornada e do ciclo.
Marcela Conde - Ascom Uepa
Alunos da educação
especial passam a
contar com
biblioteca inclusiva
Os alunos da rede de ensino passam a contar com mais um espaço pedagógico de pesquisa da educação inclusiva. Foi inaugurado nesta sexta, 10, pela manhã, o espaço da biblioteca inclusiva do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) que recebeu o nome da servidora Etevam Amoêdo Corrêa, da Coordenadoria de Educação Especial (Coees) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que há seis anos coordena a biblioteca com acervo destinado aos alunos portadores de necessidades especiais.
A entrega oficial do espaço foi feita com o descerramento da placa inaugural pelo coordenador do CIIC, Agostinho Monteiro, e pela diretora de Educação Diversidade e Cidadania (Dedic), Aldeíse Queiroz, que na oportunidade representou o secretário de educação, professor Nilson Pinto e pela homenageada. Implantada em 2006, data da realização do primeiro curso de capacitação para profissionais das Bibliotecas Escolares do Estado do Pará, o espaço tem à disposição acervo de mais de mil exemplares destinados aos alunos com necessidades visual, auditiva e física.
Para o responsável pelo CIIC, Agostinho Monteiro, o dia de hoje tem um significado importante por receber o nome de Etevam Amoêdo, que sempre lutou pela manutenção da biblioteca. O nome de Etevam recebeu o apoio dos servidores que trabalham no CIIC e dos colegas da Coees.
Amoêdo não segurou a emoção pela surpresa da homenagem. Os presentes assistiram um vídeo com as atividades desenvolvidas no centro e em seguida, a apresentação da performance da equipe técnica do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe), com a peça "O casamento da Emília". A programação continua à tarde, a partir das 14 horas, com nova apresentação dos técnicos da Siebe e oficina de origami - "Fazendo Arte com o Saci", com Cecília Cruz, também do Siebe.

Izabel Cunha - Ascom Seduc
Uepa tem 15 projetos
no ProExt 2011 e
quase R$ 2 milhões
em recursos
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) receberá quase R$ 2 milhões em auxílio financeiro para que sejam desenvolvidas as 15 propostas de extensão aprovadas pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt) 2011, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). Os trabalhos aprovados foram selecionados de acordo com as linhas temáticas ofertadas pelo projeto e abordarão questões ligadas à educação, cultura e arte, pesca artesanal e aquicultura familiar, promoção da saúde, desenvolvimento urbano, desenvolvimento rural, redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza, preservação do patrimônio cultural brasileiro, promoção da igualdade racial e mulheres enquanto relação de gênero.
A titular da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade, profa. Mariane Franco, ressalta o salto na qualidade das propostas apresentadas entre 2011 e 2010, já que, no ano passado, o ProExt contemplou apenas três trabalhos. O valor total repassado à Uepa será de R$ 1.955.411,48, e a contrapartida da instituição ficou em R$ 325.490,24. Criado pelo MEC e cercado pelo apoio de outros ministérios, o ProExt sugere as atividades de extensão universitária como meios para a inclusão social e para a implementação de políticas públicas, além de funcionar como um canal de contato direto de estudantes e professores com a realidade além do meio acadêmico.
Para efeito de planejamento e elaboração do orçamento de 2012 da Uepa, prevendo as verbas necessárias, a Proex solicita que todos os contemplados enviem por e-mail o arquivo digital de cada trabalho aprovado até a sexta-feira, dia 10 de junho. Os endereços eletrônicos de destino são verapicanco@yahoo.com.br e marianefranco21@gmail.com. No dia 20 de junho, segunda-feira, às 9h, na própria Pró-Reitoria (prédio da Reitoria, bairro do Telégrafo) acontece uma reunião entre pesquisadores, professores-coordenadores e demais envolvidos no ProExt para tratar o andamento dos trabalhos.
Marcela Conde - Ascom Uepa
Gabinete de Gestão
Integrada do
Pará é instalado
O Gabinete de Gestão Integrada do Pará (GGI) foi instalado oficialmente na manhã desta sexta-feira (10), no Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Pará, por órgãos de segurança pública do estado, Exército, Aeronáutica, Marinha, Tribunal de Justiça do Pará, Ministério Público Estadual, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal. O GGI é uma espécie de comissão de gerenciamento de crises de todas as naturezas e de repressão ao crime, que envolve os órgãos públicos ligados à área de segurança.
Na ocasião, o secretário de segurança pública do Pará, Luiz Fernandes, tomou posse como presidente do gabinete. “O principal objetivo do GGI é identificar todo e qualquer tipo de foco de violência que aconteça no Pará. Queremos propor ações conjuntas para que juntos possamos adotar medidas no combate à violência”, enfatizou o secretário.
A primeira reunião do GGI aconteceu no mesmo dia em que o gabinete foi instalado. Representantes de todos os órgãos envolvidos participaram do encontro. Os conflitos agrários, a violência no campo e os possíveis impactos que a instalação da Usina de Belo Monte poderá causar na região, foram alguns dos temas colocados em pauta. “A primeira reunião foi muito positiva. Tenho certeza que isso será um grande diferencial no combate à violência. A criação do gabinete mostra que nós temos uma integração de fato e não de direito”, disse Luiz Fernandes. Ainda de acordo com ele, pelo menos uma vez no mês, os membros do gabinete se reunirão para debaterem o tema.
Mortes
O secretário de segurança falou para a equipe do GGI sobre a Operação Defesa pela Vida, em Marabá, lançada pelo governo federal em parceria com o governo do Pará. O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), José Acreano Brasil Júnior, que também participou da reunião, afirmou que a Sejudh intensificará os programas de proteção às pessoas ameaçadas de morte no Pará. O delegado geral de polícia do estado, Nilton Athayde, disse que a polícia civil pretende colocar em dia todos os inquéritos que envolvem a questão dos homicídios, principalmente nas regiões sul e sudeste do Pará.
Bruna Campos – Secom
Sead promove I
Fórum de Gestão
de Pessoas
A Secretaria de Estado de Administração (Sead) estará realizando no período de 14 e 15 de junho o Primeiro Fórum de Gestão de Pessoas. O Fórum vai acontecer no auditório da Polícia Civil do Estado do Pará, e terá inicio às 9h. O objetivo principal do fórum é repassar aos gestores públicos orientações sobre os procedimentos relacionados à Atualização Cadastral do servidor  do Estado.
O projeto do governo de atualização cadastral foi instituído através do Decreto n° 094, de 6 de junho de 2001 e visa o processo de atualização de cadastro dos 103 mil servidores públicos do Estado, tal processo contribuirá significativamente para estruturação da política de gestão de pessoas necessária para os servidores públicos estaduais viabilizando, assim, informações essenciais sobre os gestores do Estado.
Nessa primeira oportunidade serão abordados pelas diretorias da Sead de Gestão de Política e de Saúde Ocupacional do Servidor (DSO); de Planejamento e Desenvolvimento de Gestão de Pessoas (DPP) e de Operação do Sistema de Gestão de Pessoas (DSP), alguns temas recorrentes da área de gestão de pessoas relacionados à saúde ocupacional, Sistema de Gestão Integrada de Recursos Humanos (SIGIRH), provimento de cargos, dentre outros.
Reunião do GGI
discute violência
no campo
O Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Acreano Brasil Júnior, participou na manhã desta sexta-feira (10), da Reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). O encontro, que iniciou às 8h, foi realizado no Comando Geral da Polícia Militar. Presidida pelo titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Luiz Fernandes, a reunião discutiu programas de proteção no Estado.
O debate abordou o acompanhamento dos procedimentos policiais relacionados à ameaça, bem como a violência no campo na Amazônia legal. “O GGI possui fundamental importância, pois reúne, na mesma mesa de debate, diversas autoridades que buscam facilitar e desenvolver ações conjuntas entre os mais diversos órgãos para o desenvolvimento de políticas públicas para o nosso Estado”, afirma Brasil Jr.
Primeiro Sarau
Literário da Feira
Pan-Amazônica
do Livro
Como parte da programação prévia da XV Feira Pan-amazônica do Livro, será realizado o 1º Sarau Literário, no dia 14 de junho de 2011 (terça-feira) às 19h, com o tema “Pelas diversas ruas de Ruy, rios de versos”.
A palestrante será Amarílis Tupiassú (Doutora em Letras). Apresentador Reginaldo Viana. O sarau acontece no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência. No encerramento do evento será feita uma apresentação do Grupo Cênico Companhia do Sarau, contracenando as belezas da fase madura de Ruy Barata, pois teatro e música serão fios condutores das performances.
Data: 14/06/2011 19:00:00
Data de expiração: 14/06/2011 21:00:00
Local: Teatro Gasômetro - Parque da Residência
Endereço: Av. Magalhães Barata, 830
Site do Hangar
entra no ar
repaginado
Transparência e acesso às informações são os focos principais das novas ferramentas do site do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia que entra no “ar” neste sábado (11), durante a abertura da 4ª Look Hair – Feira Regional de Cosméticos e Beleza, no pavilhão do Hangar1, em Belém. “O site é uma ferramenta institucional que permite interação com diversos segmentos da sociedade que possuem o interesse em fazer seus eventos no Hangar. Nossa intenção é mostrar as agendas dos eventos futuros, registrar os que estão acontecendo e destacar a multifuncionalidade do maior centro de convenções da região Norte”, explica Gabriela Landé, diretora de marketing do Hangar.
Segundo ela, o site repaginado procura mostrar transparência na realização dos eventos, fomentar o turismo de negócios e de eventos, tudo isso através dos menus principais do site que são: Sobre o Hangar, Notícias, Agenda, Eventos, Plantas e Layouts, Contatos. De acordo com a direção da OS Pará 2000, que administra o Hangar, os internautas terão noticias on-line de todos os eventos. “Os fornecedores de serviços em eventos também podem fazer seu cadastro on-line e ter informações práticas para realizar o seu evento em um dos melhores lugares de Belém, o Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônica”, frisa o presidente da OS Pará 2000, Teobaldo Bendelak. O endereço do site continua o mesmo: www.hangarcentrodeconvencoes.com.br
Município de
Ananindeua
recebe o "Projeto
Cidadania"
Nos dias 11 e 12, a população do município de Ananindeua recebe assistência do "Projeto Cidadania". Viabilizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o programa emite carteiras de identidade e profissional, além de CPF para a comunidade local. Cerca de 600 documentos serão emitidos durante as ações. Neste sábado (11), a Sejudh presta assistência na Escola Estadual Armando Correa, localizada no Conjunto Guajara I. Já no domingo (12), o projeto atende na Associação Beneficente Distrital, situada no Conjunto Geraldo Palmeiras. Nos dois dias, o horário de atendimento será das 8h às 14h.
Oficinas incrementam
renda familiar
de pacientes
A Fundação Hemopa, por meio da Gerência de Serviço Social,  elaborou vasta programação de atividades  para os usuários e familiares dos serviços hematológicos oferecidos pela instituíção. As ações tiveram início no dia 9 e se estenderão até o dia 28, em parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac). A ação faz parte do programa “Criar e se recriar”. As oficinas, com vagas limitadas, são voltadas para a produção de artesanatos e repasse de orientações educativas/preventivas. Mais informações: 08002808118.
Ação Metrópole
trará redução de
 gases de efeito estufa
O Projeto Ação Metrópole, vinculado à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), recebeu esta semana a missão de consultores da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para, em regime de cooperação técnica, dar prosseguimento ao estudo dos efeitos da redução das emissões de gases do efeito estufa.
Para o chefe da missão da Jica, Kenichi Sekine, o sistema Bus Rapid Transit (BRT) proposto à Região Metropolitana de Belém (RMB), em uma análise preliminar, reduzirá 50 mil toneladas anuais de GEE, ou 500 mil toneladas no prazo de 10 anos. Esses números sinalizam a possibilidade de enquadramento do sistema BRT no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para obtenção de Crédito de Carbono, no âmbito do Protocolo de Kyoto.
A coordenadora técnica do Ação Metrópole, Marilena Macóla, ressalta que o Governo do Estado está ativamente engajado em projetos de preservação ambiental como o “Municípios Verdes” , e que este estudo, cujo relatório final deverá ser concluído em agosto deste ano, também contribui para a preservação ambiental do Estado, sendo mais uma manifestação do compromisso do Governo Estadual na preservação ambiental – interna e externamente.
Sustentabilidade
O Ação Metrópole visa melhorar a mobilidade interna da RMB de forma sustentável e prevê até 2016 a implantação do BRT, entendido como um sistema integrado de transporte público constituído basicamente por ônibus de grande capacidade, caneletas e/ou faixas exclusivas e integração física-tarifária em terminais, estações e pontos de parada.
Giovanna Zanni - Ascom/Sepe
"Pacto pela
 justiça no
Pará" em pauta
O Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Acreano Brasil Júnior, reúne, na manhã desta sexta-feira (10), com a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA), Desembargadora Raimunda do Carmo Gomes Noronha. O encontro será realizado às 9h30, no prédio do TJE, localizado na Av. Almirante Barroso, e visa discutir sobre o projeto “Pacto pela Justiça”.
O programa busca, por meio de ações conjuntas entre os três poderes, identificar os desafios encontrados no sistema, para que haja maior rapidez processual. A iniciativa promove a modernização e o aperfeiçoamento do Sistema de Justiça do Estado. Além disso, as parcerias institucionais estabelecidas contribuem para um atendimento jurídico mais ágil aos cidadãos.
Diálogos Brasil
Audiovisual no IAP
A segunda edição de Diálogos Brasil Audiovisual ocorrerá no Pará, com o apoio da Representação Regional Norte do Ministério da Cultura e será realizada dia 13 de junho, às 9h, no Instituto de Artes do Pará. A ação "Diálogos Brasil Audiovisual", realizada pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Sav/Minc) tem como objetivo estender o diálogo com realizadores de todas as regiões do país por meio de discussões de políticas públicas para estimular a produção audiovisual e obter contribuições para o aprimoramento destas políticas. Segundo a secretária Ana Paula Santana, esse encontro “representa a continuidade em busca do novo” e a primeira edição, da etapa Nordeste, foi realizada em parceria com as regionais Bahia e Nordeste, do Ministério da Cultura.

Data: 13/06/2011 09:00:00
Data de expiração: 13/06/2011 12:00:00
Local: Instituto de Artes do Pará
Endereço: Praça Justo Chermont 236, Nazaré
Hemopa no VI
Forroblobina
Será no dia 22 deste mês, a VI edição do “Forroglobina”, na sede social do Clube do Remo, a partir das 21h, com várias atrações: Jorginho Gomez e Banda, aparelhagem “Pirata som”, concurso de Miss e Mister Caipira, apresentação do Grupo “Pará Folclórico” e sorteio de brindes. O congraçamento foi idealizado por Mauro Freitas da Associação dos Servidores do Hemopa (Asmopa).
Hemopa promove
campanha dos
namorados
"Acenda a fogueira de um coração. Doe sangue" é o tema da campanha de incentivo à doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea que a Fundação Hemopa promoverá de 16 a 22 deste mês, para suprir estoque estratégico de sangue do hemocentro que abastece cerca de 218 hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, grandes emergências, maternidades e UTI´s, que corresponde a cobertura transfusional de aproximadamente 90%. A meta da campanha será de 300 coletas/dia.
A campanha será voltada para estimular a doação de sangue no segmento jovem, que atualmente é responsável por 48% das coletas efetivadas no estado. A mobilização dará destaque ao Dia dos Namorados, ao incentivar a participarem da ação. O hemocentro elaborou programação especial para este sábado, 11, com música ao vivo e outras surpresas para homenagear casais ou incentivar os que ainda não encontraram “sua cara metade”, avisou a gerente de captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias.
A ação estratégica será realizada simultaneamente nos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém; e nos Núcleos de Hemoterapia (NH) de Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Capanema e Redenção. No entanto, a data e a programação da hemorrede acontecerão de acordo com a realidade de cada unidade.
Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos é um doador em potencial. O candidato deve estar bem alimentado. É necessário apresentar documento oficial original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 12h30. Maiores informações pelo fone: 08002808118.

Data: 11/06/2011 10:00:00
Data de expiração: 11/06/2011 17:00:00
Local: Sede do Hemopa
Endereço: Tv. Pe.Eutíquio, 2109, entrada pela Serzedelo Corrêa
Saaeb adquire
novas bombas
hidráulicas

Depois de uma série de medidas administrativas e financeiras, a nova gestão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb) deu um importante passo para minimizar o impacto de panes em bombas, que provocam a falta de água nos sistemas operados pelo órgão. Na última quinta-feira (09), foi realizado pela Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Belém, o pregão presencial nº 056/2011, que adquiriu quatro novos conjuntos de bombas hidráulicas para uso do Saaeb.
A presidente do órgão, Glória Albuquerque, afirma que os novos equipamentos oferecem a tranqüilidade necessária para o serviço e para a população, pois em caso de queima de um motor ou outra avaria qualquer, as novas bombas podem ser instaladas imediatamente, uma vez que o Saaeb passa a dispor de modelos reservas.
O órgão ainda vai esperar o trâmite legal de 40 dias exigidos pela legislação para confirmar a compra e receber os equipamentos. A expectativa é de que já no segundo semestre o tempo de resposta do Saaeb para restabelecer o abastecimento de água fique entre 12 a 24 horas.

Texto: Micheline Ferreira
Prefeitura de
Belém inaugura
Praça no
próximo domingo

O Prefeito de Belém, Duciomar Costa, vai inaugurar no próximo domingo, 12, a partir das 17 horas, a Praça Elinaldo Sena Teixeira Ferreira, que fica situada na Avenida Romulo Maiorana, esquina com a travessa Humaitá. As obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), com o objetivo transformar o espaço, antes ocioso, em uma área de lazer para a população.
O novo espaço recreativo tem uma área de aproximadamente 1,3 mil metros quadrados. Conta com um parque infantil com playground, onde foram instalados balanços, gangorras e escorregas; áreas de arborização, gramado, bancos e muito colorido, o que deixa o espaço mais alegre e atrativo aos visitantes.
Além dos brinquedos tradicionais, um trem artístico foi especialmente confeccionado para aumentar a diversão do lugar. A praça conta com um alambrado de 1,20 metros de altura, como o que foi instalado na Avenida Marquês de Herval, com elementos metálicos decorativos e coloridos, o que garante segurança às crianças e tranqüilidade aos pais.
Já o calçamento, tanto da área interna como externa, foi recomposto e nivelado, conforme o que é estabelecido pelo Código de Posturas, Lei das Calçadas e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Foram construídas, também, duas rampas de acesso ao passeio para garantir acessibilidade aos cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Três postes, com três pétalas cada um, também foram instalados no espaço para garantir a luminosidade e destacar a   beleza das cores aplicadas nos equipamentos.
A entrada principal ao logradouro será pela Humaitá.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...