Total de visualizações de página

segunda-feira, junho 20, 2011

Números de latrocínios e homicídios continuam em queda no Pará

Pelo quinto mês consecutivo, a ação integrada do Sistema de Segurança Pública do Pará registra redução nos índices de violência. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (16), durante o Seminário de Gestão Estratégica do Governo do Estado, realizado no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
O governador Simão Jatene parabenizou os profissionais da área pelos resultados e ressaltou a forma transparente de divulgação das estatísticas. “A avaliação não é algo comum na administração pública. Geralmente se tem medo das estatísticas. Mas na verdade elas são muito importantes para a administração, pois se mostrarem o contrário do que se pretende é uma oportunidade de mudar, e se tiver na direção do que se espera é uma indicação de que estamos no caminho certo”, enfatizou.
A redução aconteceu nos crimes de latrocínio (- 52,63%), lesão corporal (- 12,36%) e homicídio (-17,79). Já os crimes de roubo (6,70%), furto (20,86%) e tráfico de drogas (7,67%) apresentaram crescimento. “É muito importante ter essa informação para que a polícia possa intervir nas áreas que apresentaram elevação nos índices”, avaliou Jatene, lembrando que a queda no número de homicídios é um bom indicador do trabalho que está sendo realizado. Ainda de acordo com as estatísticas, 212 pessoas tiveram a vida preservada nos primeiros cinco meses do ano.
“Os indicadores positivos dos primeiros meses não podem nos levar à acomodação. A guerra contra a violência é uma luta cotidiana. Essa reunião é importante para mobilizar todas as forças policiais no sentido de reverter isso”, afirmou o governador a policiais civis e militares que assistiram à exposição do relatório.
Viaturas - O governador informou que até agosto próximo devem chegar ao Estado cerca de 700 novas viaturas para as Polícias Militar e Civil. Ele disse ainda que está estudando, juntamente com o Sistema de Segurança Pública, formas de aumentar o efetivo de policiais em áreas do interior, como na região de influência da Hidrlétrica de Belo Monte, sem, contudo, desfalcar outras áreas. “Existe a possibilidade de trazer de volta policiais da reserva para trabalhar na área administrativa da polícia, e tirar os da área administrativa para as atividades de rua”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, disse que a meta é reduzir mais os índices até o final do ano. “Os resultados são fruto do trabalho das polícias, mas também da implementação de políticas públicas e do apoio de consultorias”, acrescentou.
Segundo ele, para os próximos quatro anos estão previstos investimentos na Agenda Mínima de R$ 340 milhões para a área de segurança pública.
Os dados do Relatório Analítico dos Crimes Ocorridos no Estado do Pará podem ser consultados no link http://www.agenciapara.com.br/sgn.net/anexos/Rel_Seguranca_Maio_2011.pdf
Janise Abud – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...