O programa Pará Rural contará com 12 agentes de desenvolvimento rural, para oferecer assessoramento na elaboração de pré-projetos e monitorar os Projetos de Investimento Produtivo (PIPs), financiados pelo governo do Estado e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Nesta quarta-feira (15), o gerente executivo do Pará Rural, Antônio Carlos Paula da Rocha, recebeu os novos agentes, que participam da oficina de nivelamento, destinada a capacitá-los para atuação em comunidade rurais.
Segundo o gerente, a capacitação é importante para que os agentes correspondam com eficiência aos anseios das associações, cooperativas, núcleos de pescadores, quilombolas e pessoas ligadas à produção de artesanato.
O coordenador de Investimento Produtivo do programa, Paulo Henrique da Silva, informou que durante a oficina são repassadas aos novos agentes as ações do Pará Rural, para que saibam explicar os objetivos do programa e ajudem a implementar projetos de investimentos, visando aumentar a renda, em no mínimo 30%, dos produtores beneficiados. “Quanto maior o entendimento, mais fácil o andamento das ações, e com isso diminui o tempo para implantação dos projetos”, completou.
A agente recém-contratada Ellen Pereira atuará na Região Metropolitana de Belém. Segundo ela, a expectativa é contribuir para que as comunidades rurais do entorno de Belém, que abastecem o mercado local com hortaliças, frutas, flores e outros gêneros, possam continuar produzindo com acesso a fontes de financiamento, melhorando o nível de renda e a qualidade de vida das famílias.
A oficina de nivelamento prosseguirá até sexta-feira (17), com explicações sobre modelos de Projetos de Investimento Produtivo (PIPs), apresentação de processos licitatórios e de prestação de contas, além de orientações sobre o preenchimento de planilhas financeiras, entre outros assuntos.
Giovanna Zanni – Sepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário