O primeiro dos dois saraus previstos para este ano na programação alusiva à XV Feira Pan Amazônica do Livro, que acontece no período de 2 a 11 de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, superou a expectativa de público estimado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
Além do expressivo número de pessoas que foram ao Teatro Estação Gasômetro, na última terça-feira, 14, entre estudantes, literatos, poetas, atores e produtores culturais, chamou atenção a performance e interatividade dos atores da Companhia do Sarau com a platéia e a palestra com a Doutora em Letras Amarílis Tupiassu, que relatou trechos da vida do jornalista, poeta, escritor e professor universitário Ruy Paranatinga Barata.
O encontro foi intercalado com sorteios de livros e CDs e serviu, também, para que grupos como a Malta de Poetas divulgasse as ações culturais programadas para este mês. Após a abertura da programação pelo ator e cantor Reginaldo Viana, seguida pelo pronunciamento da diretora de Cultura da Secult, Ana Catarina Brito, os atores da Companhia do Sarau deram início à montagem especialmente produzida para homenagear Ruy Barata, pautadas nas obras do poeta.
O grupo pincelou momentos da vida do autor citando obras como “Sob o Signo de Câncer” e “Antilogia”. Já a professora Amarílis Tupiassu fez um passeio pela trajetória de Barata, desde seu nascimento, em 1920, a chegada à capital paraense (vindo de Santarém, sua terra natal), passando por suas incursões no mundo literário até a participação marcante na política, onde exerceu o mandato de deputado estadual, até ser cassado pelo golpe militar de 64. A Companhia do Sarau fez ainda algumas encenações de poemas e músicas de autoria de Ruy Barata.
“Ao ver esta platéia cheia de estudantes, creio que o ganho é para a Literatura da Amazônia. Ruy Barata transcende a terra dele. Ele é um poeta de todos os tempos”, enfatizou Amarílis Tupiassu, mencionando os períodos marcantes da vida do santareno Ruy Barata.
Nilton Guedes - Ascom/Secult
Nenhum comentário:
Postar um comentário