A apresentação das estatísticas referentes aos principais tipos de crimes registrados no mês de maio em todo o Estado (homicídios, furtos, roubos, latrocínios, lesão corporal e tráfico de entorpecentes) abrirá nesta quinta-feira (16), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o Seminário “Modernizando a Segurança Pública”, no qual serão discutidos o fortalecimento das ações integradas de segurança pública, associado às iniciativas sociais de prevenção à criminalidade e à violência. O governador Simão Jatene encerrará o seminário.
Os números da criminalidade serão analisados pelo secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha. O seminário, que acontecerá das 14h30 às 18h, é uma realização do governo do Estado, por meio das Secretarias de Segurança Pública (Segup) e de Administração (Sead).
Com a meta de melhorar a eficiência da gestão pública, o governo do Estado firmou um convênio de cooperação técnica com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), para implantar o Projeto de Modernização e Fortalecimento da Capacidade de Gestão no Pará. Na área de Segurança Pública, a finalidade principal é aumentar a eficiência e a eficácia da aplicação dos resultados relativos à área, melhorar os indicadores de segurança e o crescimento dos índices de atendimento e satisfação da população com os serviços prestados pelos órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública do Pará.
Após a apresentação das estatísticas, a secretária de Administração do Estado, Alice Viana Monteiro, apresentará o Projeto “A Importância do Programa de Modernização e Fortalecimento da Capacidade de Gestão Pública”. O seminário posseguirá com uma palestra do diretor-presidente do Movimento Brasil Competitivo, Erik Camarano, sobre o tema.
Após a palestra haverá a apresentação das metas, do mapa de trabalho e dos detalhes sobre a dinâmica do Projeto “Melhoria dos Resultados dos Indicadores de Segurança Pública”, por Danilo Filho, diretor do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG).
Com atuação em 19 países da América do Norte, América Latina e Europa e uma das mais reconhecidas organizações na área de gerenciamento e alcance de metas, o INDG poderá prestar consultoria à Segup, por meio de um termo de cooperação técnica, que visa a modernização e a melhoria da prestação dos serviços dos órgãos do Sistema de Segurança.
O novo modelo de gestão baseado na fixação de metas, na avaliação de desempenho dos agentes de segurança pública e na resolutividade das ações, vai garantir a criação de indicadores para todas as áreas da Segup.
A proposta do Instituto deverá apresentar o diagnóstico da situação atual da área de segurança e definições sobre a abordagem mais adequada para auxiliar a instituição a melhorar seus resultados, com a implementação de um eficaz e inovador sistema de gestão. As ações deverão envolver desde o redimensionamento de pessoal e a mensuração dos números referentes ao efetivo policial do Pará, até a reestruturação dos órgãos, as condições de trabalho e a criação de mecanismos de valorização do servidor da área de segurança.
Serviço: Seminário Modernizando a Segurança Pública. Data: 16 de junho (quinta-feira), às 14h30 às 18h, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Lene Alves – Segup
Nenhum comentário:
Postar um comentário