Cerca de 150 crianças de escolas públicas e particulares dos conjuntos Médice I e II participaram de mais um dia de comemoração alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 10, no Parque Ecológico do Município de Belém. Os alunos participaram de diversas atividades, como trilha, filmes, brincadeiras e trabalho de educação ambiental.
O público presente pode conferir as atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, destacando os Palhaços da Natureza, grupo de arte-educadores da Secretaria, que realizaram o trabalho de educação ambiental; o Cinne Bosque, com os filmes “Juro que vi o Curupira”, que fala de uma lenda amazônica do estado do Pará, “O menino Urubu”, que conta a história dessa ave símbolo do Ver-o-Peso, além de um papo descontraído com a bióloga Anne Pantoja, que falou sobre a fauna e flora existente no parque e como conservar o meio ambiente.
A programação contou a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que levou agentes para ensinar as crianças e jovens sobre os cuidados contra a dengue, além da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), que levou a Companhia Municipal de Dança para uma apresentação. O exército também foi parceiro na ação, montando um cenário especial no parque ambiental, para mostrar as crianças todos os cuidados para evitar a proliferação da dengue. Nesse espaço as crianças saiam atrás do “mosquito da dengue” para matá-lo, além de aprenderem que não se deve jogar lixo no chão. Os pequenos participaram de oficina de desenhos, pintura corporal, brincaram na pista de três cordas e falsa baiana. Por meio de um microscópio, os alunos viram o mosquito da dengue em tamanho maior.
De acordo com a secretariam Municipal de Meio Ambiente, Camilla Miranda, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um dos lugares mais verdes de Belém, o parque ambiental. “Aqui as crianças e jovens estão aprendendo sobre cuidados para preservar o meio ambiente, e puderam conhecer o parque”, explica.
Para Laryssa Freitas, de 12 anos, as atividades despertaram sobre a importância da natureza. “Eu sempre escutei que temos que preservar o meio ambiente, mas hoje, vendo esse espaço tão bonito, temos que lutar por essa preservação”, diz Laryssa. No final na manhã foram distribuídas 300 mudas de mini-ixoria para o público presente.
A programação da VIII SEMMA encerra neste sábado (11), com uma caminhada ecológica, que sairá às 8 horas da Praça da República, seguindo até o Horto Municipal. Lá já estará acontecendo uma Feira de Produtos Orgânicos, em parceria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon). Os participantes da programação vão receber certificados.
Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma
Nenhum comentário:
Postar um comentário