Total de visualizações de página

sexta-feira, junho 10, 2011

Sema oferece capacitação de professores para documentário na APA Araguaia

O aprendizado e desenvolvimento de metodologias para criar enredo e elaborar roteiro para produção de documentários sobre a história de três vilas e de dois projetos de assentamentos localizados na Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, no entorno do Parque Estadual Serra das Andorinhas, estão entre os objetivos dos professores das escolas da região, que participaram de oficina de produção de vídeo, em São Geraldo do Araguaia.
A realização da oficina, fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa de Educação Ambiental do Parque; a Secretaria Municipal de Educação e uma produtora de Marabá, contempla com formação continuada professores das escolas das Vilas Ilha de Campo, Sucupira e Santa Cruz dos Martírios, e da Escola do Projeto de Assentamento Buqueirão. A capacitação foi realizada pelo professor universitário Evandro Medeiros auxiliado por Fábio Lima e Waarlen Lourenço.
Os educadores pretendem, ainda neste ano, registrar o cotidiano da comunidade local pelos próprios alunos, com a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis - máquinas fotográficas amadoras e até mesmo celulares. Cerca de 200 alunos devem participar do documentário.
Durante a oficina, os participantes aprenderam os princípios básicos da arte de filmar: enquadramento, ângulo e alguns movimentos realizados com a câmera. "A oficina foi bastante proveitosa. Aprendemos técnicas de filmar que vão ajudar bastante durante nossa captura de imagens para o documentário das escolas. Certamente teremos um filme amador, mas com ótima qualidade de imagens”, comentou o professor/aluno Valdemir Ribeiro de Oliveira, da Escola Pedro Gomes da Silva, destacando que a proposta do documentário vai estimular bastante os alunos a verem a comunidade com olhar mais crítico.
No decorrer da capacitação, o orientador Evandro Medeiros explicou sobre o processo de construção de um documentário. Ele destacou sobre a elaboração do projeto, que inclui reunião com pessoas da comunidade, filmagem e edição do material. Explicou também sobre os tipos de ângulos e enquadramento de uma cena a ser filmada. “Um bom documentário exige a participação da comunidade. Isso valoriza as pessoas e enaltece o trabalho”, afirmou.
O gerente do Parque Serra das Andorinhas, Abel Pojo, informa que a formação continuada pretende promover integração com a APA Araguaia no contexto educacional e conscientização da população local. Enfatiza ainda que as ações visam melhorar a postura para a preservação da natureza, despertando nos alunos, funcionários das escolas e comunidade em geral o interesse em colaborar com o processo de conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.
Ascom Sema

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...