O projeto Sala Verde “Ambiente Seguro”, da Delegacia de Meio Ambiente da Policia Civil do Pará, promove um ciclo de palestras destinado à conscientização pela preservação do meio ambiente. Segundo a delegada Maria Teresa Macedo, coordenadora das ações do projeto, a ideia é reforçar o combate aos crimes ambientais e colaborar com uma sociedade mais equilibrada do ponto vista sócio-ambiental. A semana será aberta nesta terça- feira, 7, a partir das 18h, no auditório da Polícia Civil, em Belém, para convidados. A programação segue até o dia 10, com palestras de autoridades, especialistas e representantes do Ministério Público e Advocacia Geral da União.
O destaque das temáticas será a fala do procurador federal Felício Pontes Júnior, que abordará os impactos sócio-ambientais da hidrelétrica de Belo Monte, prevista para ser construída no rio Xingu, região oeste do Pará. Outro palestrante é Celso Castro, da AGU, que abordará o tema sobre a proteção da zona costeira brasileira. Para a delegada Maria Teresa, outros temas importantes da semana são: “poluição das águas”, “o lixo em torno do aeroporto de Belém”, “nova legislação sobre resíduos sólidos”, “sanções criminais”, além de “coleta seletiva de lixo domiciliar” e a “incidência da poluição sonora no município de Belém”.
Para as duas últimas temáticas haverá debates especiais devido à necessidade urgente de mudança de hábito da população da capital paraense. Segundo a delegada Maria Teresa Macedo, a coleta seletiva do lixo deverá ser incentivada em condomínios e empresas públicas e particulares. “Temos que reforçar essa mudança de hábito. O meio ambiente necessita de políticas mais eficazes para melhorar a qualidade de vida da população”, disse a delegada, que também defende a ideia de criação de agentes multiplicadores da necessidade de mudança urgente que visa um mundo mais saudável a partir da proteção da natureza.
O projeto Sala Verde “Ambiente Seguro” é da Polícia Civil e tem suas ações desenvolvidas pela Delegacia de Meio Ambiente (Dema). O Juizado Criminal Especial do Meio Ambiente é um dos parceiros da iniciativa. “O ciclo de palestras é uma ação pequena, porém bastante positiva, pois vai contribuir diretamente para formação de novos agentes multiplicadores e defensores do meio ambiente”, disse a delegada Maria Teresa. O clico de palestras será aberta ao público e servidores públicos no auditório da PC, na Avenida Magalhães Barata.
Poluição: Durante o evento, a Dema vai divulgar números atualizados sobre as denúncias de poluição sonora em Belém, um dos itens investigados pela delegacia na capital paraense. Em 2011, mais de sete mil denúncias contra o barulho foram registradas na Dema, das quais 4.793 ou 63,75% não obtiveram respostas do órgão e outras 2.779 denúncias ou 36,75% foram encaminhadas. “Não sabemos exatamente por que as denúncias não foram apuradas, mas queremos dizer que agora a situação mudou e tudo que chegar até nós será investigado”, garante a delegada Maria Teresa.
Os bairros de maior concentração da poluição sonora são: Pedreira, Coqueiro, Icoaraci, Marambaia e Jurunas. Os dias e horários da barulhada são sazonais. Exemplos: no horário de 16h as 23h59 há muito barulho e de 4h as 5h59 o fluxo diminui. Sábados e domingos registram as maiores ocorrências ficando com 46,54% na soma geral e a quinta-feira é o dia mais calmo com 7,59%. A 1ª Semana do Meio Ambiente do projeto Sala Verde tem apoio do Juizado Criminal Especial do Meio Ambiente, Advocacia Geral da União, Infraero, Ministério Público Federal, ONG no Olhar, Batalhão da Polícia Ambiental e Ministério Público Estadual. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 3238-1225.
Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário