Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 23, 2011

Sema faz monitoramento ambiental no Festejo do Divino

Em São Geraldo do Araguaia, município do sul do Pará, técnicos da gerência do Parque Estadual Serra das Andorinhas (Pesam) caminharam por cerca de seis quilômetros para realizar o monitoramento ambiental na 22ª edição do Festejo do Divino Espírito Santo, na casa de pedra, setor 1 do Pesam. Cerca de 200 pessoas participaram da festa religiosa, realizada de 11 a 19 de junho.
Durante o evento, a equipe técnica realizou atividades de educação ambiental e patrimonial, orientação zoofitossanitária, sanidade vegetal, controle de queima no local e de fluxo de romeiros e turistas que visitam o parque. Foi realizado ainda diagnóstico para recuperação da nascente do Rio Xambioazinho.
Diariamente, os técnicos visitaram acampamentos de romeiros e turistas, anotando o número de pessoas, distribuindo sacolas para acondicionamento dos resíduos sólidos e orientando sobre como separar lixo orgânico do inorgânico. Exibição de fotos dos romeiros durante a celebração foi um dos momentos marcantes das atividades dos técnicos. Policiais militares mantiveram a segurança no local durante toda a programação e um técnico de enfermagem ficou a postos para atender emergências.
O coordenador geral do monitoramento do festejo, Cassiano de Oliveira, explicou que o objetivo do trabalho é manter os recursos naturais do local sem grandes alterações. “O trabalho da Sema serve para que as pessoas presentes mantenham estes recursos, para que as futuras gerações possam usufruir desse contexto ambiental”, disse ele.
Uma das atividades de educação ambiental realizadas foi o concurso de limpeza. O acampamento mais limpo foi premiado com um kit de camisetas e bonés com a logomarca da festividade. “Se todos se preocupassem com a limpeza do local onde ficam, a casa de pedra seria mais bonita”, observou Miguel de Sousa Lima, proprietário do acampamento que recebeu o prêmio Limpeza.
Lugar místico - Este ano, o evento contou com a participação do padre Francisco Elias de Lima, 65 anos, que celebrou missa e batizado. “Esse lugar é místico. Aqui, as pessoas ficam mais contritas ao sagrado”, frisou o padre, destacando que o festejo na casa de pedra representa um momento sublime para os romeiros, uma vez que o sacrifício feito para chegar até o santuário é maior do que em vários locais de penitência no Brasil.
O professor universitário Evandro Medeiros exibiu um documentário sobre o Festejo do Divino na casa de pedra, feito por uma produtora de Marabá (município do sudeste paraense). Gravado em 2010, o filme tem cenas emocionantes, como a recepção de romeiros que chegam ao local para festejar a Santíssima Trindade. O documentário registra também parte das ações de monitoramento realizadas pela Sema durante o festejo. Várias cópias do filme foram distribuídas aos romeiros.
Raimundo Mesquita, técnico da Fundação Casa da Cultura de Marabá, ministrou palestra sobre educação patrimonial, alertando romeiros e visitantes sobre a importância de manter o local preservado. Uma equipe do Programa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) também compareceu para fazer o reconhecimento da área. Membros do grupo de Agentes Ambientais Voluntários do Pesam (AAV) auxiliaram os técnicos nas atividades desenvolvidas na festividade.
O gerente do Parque Estadual Serra das Andorinhas, Abel Pojo, informou que a Sema realiza há cinco anos o monitoramento ambiental durante a festividade. ”Por meio da gerência do Pesam e das parcerias firmadas, estamos reduzindo os impactos ambientais no período da festa. Durante os nove dias, desenvolvemos atividades que visam a inibição da caça e a destinação adequada do lixo gerado nos acampamentos”, destacou o gerente, ressaltando que o trabalho da Sema é realizado por meio de atividades de sensibilização, visando restringir a destruição da localidade.
Festejo - De acordo com o Plano de Manejo do Parque Estadual Serra das Andorinhas, o Festejo do Divino é uma festa popular baseada no calendário católico. Acredita-se que o costume veio de Portugal, trazido pelos missionários jesuítas e primeiros colonos, e está intimamente ligado ao período da mineração de ouro. A festa ocorre no domingo de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa.
Em São Geraldo do Araguaia, a festa acontece anualmente desde 1989 na casa de pedra, área de abrigos de rocha na porção noroeste do Pesam. Segundo seus organizadores, a festa envolve uma romaria, em que religiosos de todas as idades vencem o percurso a pé até o local da celebração, e durante nove dias os participantes ficam reunidos em devoção ao Divino Espírito Santo.
Moradores do município se esforçam para organizar a festa, limpando as trilhas antes do evento e ordenando as atividades no decorrer dos nove dias. O percurso normalmente começa na propriedade do morador conhecido como "Zeca do Jorge", no pé da serra, com acesso pela Rodovia BR-153, até o local de chegada, o chamado "Abrigo do Santuário". Trata-se de uma formação rochosa em forma de arco, onde foi improvisado um altar para as celebrações.
As características da trilha, com trechos de solo arenoso e travessia de formações rochosas, tornam a caminhada cansativa e demorada. Este fato desestimula uns e incentiva outros tantos, em função dos sacrifícios e promessas feitas para a celebração.
São construídos ranchos e cada família que participa da festa possui seu local cativo, respeitado pelos demais. Nestas áreas é feito o pernoite, a socialização dos grupos e a comida. Devido à época de estiagem, o banho é realizado a cerca de 1 km do local do evento, com pouca disponibilidade de água.

Ascom/Sema

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...