Total de visualizações de página

quinta-feira, junho 23, 2011

TAÍ UMA BOA NOTÍCIA VINDA DO GOVERNO DO ESTADO: Encontro de educadores discute estratégias para melhorar o Ideb no Pará

A melhoria na qualidade do ensino da rede pública do Pará, com o consequente aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foi o objetivo do encontro de educadores realizado nos dias 21 de 22 de junho, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
O Ideb é um indicador que combina dados de fluxo escolar, especificamente as taxas de aprovação, obtidas a partir do censo da educação básica com os dados de desempenho escolar, e as informações da Prova Brasil, que será realizada em novembro pelo Ministério da Educação.
Durante os dois dias do evento, cerca de 500 professores de 157 escolas estaduais e municipais, que trabalham com alunos matriculados na 4ª série/5º ano do ensino fundamental, participaram de palestras, debates, mesas redondas e oficinas ministradas por professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa), parceira do encontro.
Segundo Ana Cláudia Hage, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o encontro contribuiu para que professores, profissionais de educação e diversos segmentos sociais “se tornem conhecedores dos pressupostos teóricos e das análises pedagógicas que norteiam o resultado do desempenho dos alunos”.
Projeto-piloto - Ana Cláudia Hage explicou que o encontro é parte de um projeto-piloto elaborado pela Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Deinf), que consiste em um conjunto de ações voltadas à melhoria da prática educativa, cujo resultado depende do empenho e do direcionamento dado por cada professor em sala de aula. “Temos vários desafios lançados a cada um de nós. Temos que nos responsabilizar por nossas ações e mudar a visão do nosso papel enquanto educadores, sabendo pontuar a nossa importância”, enfatizou.
Atualmente, o Pará ocupa a 27ª colocação no Ideb, com nota 3,7, atingida em 2009, sendo que a média brasileira ficou em torno de 4,6. Segundo a diretora, a meta prevista pelo Ministério da Educação para o Ideb no Pará em 2011 é de 3,6. “Temos condições de mudar. Hoje, possuímos 90% dos nossos professores com graduação, o que significa qualificação nos serviços prestados. Para melhorar mais, faremos o passo a passo com nossos professores envolvidos no processo”, esclareceu.
Mesmo com a média considerada abaixo do desejado, Ana Cláudia Hage destacou a excelência de trabalhos desenvolvidos em escolas estaduais que obtiveram as melhores notas entre as escolas paraenses, como a "XV de Outubro" e a "Jarbas Passarinho". Para a titular da Deinf, são três os passos a serem seguidos: a formação interna, a sensibilização dos envolvidos e a formação e acompanhamento dos professores e das ações pedagógicas desenvolvidas.
Nos próximos dias 28 e 29 de junho, professores de 8ª série/9º ano também participarão do curso de capacitação. O coordenador do Ensino Fundamental, Luís Miguel Queiróz, explicou que os professores das séries em questão foram escolhidos por serem os profissionais que iniciam e encerram a primeira etapa de formação dos alunos da educação básica. “São estes professores que participam de processos importantes destes alunos, quando eles começam a expressar sua visão de mundo e formar suas opiniões. Por isso devem ser muito bem trabalhados”, enfatizou.

Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...