Total de visualizações de página

domingo, junho 12, 2011

Vigilância Sanitária orienta sobre higiene e boas práticas em feira de beleza

A preocupação e os cuidados com a imagem pessoal têm alavancado áreas ligadas à estética humana que utilizam equipamentos, técnicas de manipulação e cosméticos. Na maioria das vezes, em situações com relação direta ou indireta com a saúde, tema principal divulgado pelo estande do Departamento de Vigilância em Saúde do Município (Devisa) na quarta edição da Look Hair Norte, feira de estética que acontece em Belém até segunda-feira, 13.
Aproveitando o tema do evento, a enfermeira do Devisa, Glenda Ferreira, falou a empresários e clientes do setor sobre necessárias “Boas práticas de limpeza e higiene nos estabelecimentos de beleza”. A enfermeira alertou sobre os freqüentes flagrantes, em fiscalizações do departamento, de problemas nos cuidados com a limpeza e esterilização de materiais usados nos salões, como alicates de unha, por exemplo, o que pode provocar contaminações por Hepatite B e C ou mesmo HIV.
“Sempre recomendamos que todos os estabelecimentos de Beleza e afins, obtenham licença para funcionar e sejam rigorosos com a higienização e limpeza do ambiente e materiais. Em nossas fiscalizações observamos que é comum usarem detergente de cozinha para limpar instrumentos como alicates de unha, que podem ser vetores de contaminação”, explica Glenda.
Do inicio do ano até maio, o Devisa fiscalizou cerca de 50 estabelecimentos e em na maioria, identificou problemas com a higienização de materiais e limpeza. “É importante que os profissionais da beleza procurem a vigilância sanitária para se informar melhor sobre a forma adequada destes tipos de cuidados”, esclarece Glenda Ferreira.
Segundo a coordenadora da Divisão de Vigilância das Condições do Trabalho do Devisa, Mara Hermes, o departamento sempre participa de eventos como a Look Hair, que tem relação direta ou indireta com a saúde para orientar tanto o público, como os expositores.
“Nosso estande está aqui para interagir. Muitos nos procuram para tirar duvidas sobre como funcionam o serviços da Vigilância, como podem ser feitas denuncias, que tipos de documentos são exigidos para autorizar a abertura de estabelecimentos comerciais. Este entrosamento, essa proximidade com a população é fundamental e importante para sustentar a qualidade dos serviços que prestamos à comunidade e à saúde publica de Belém”, afirma Hermes.
Texto: Fernando Rodrigo Diniz / Ascom Sesma.
Fotos: Elivaldo Pamplona / Comus.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...