A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) apresenta ao público visitante da 43ª Exposição e Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac), que acontece de 2 a 11 de setembro, no Parque de Exposições Pedro Coelho da Mota, os detalhes do trabalho que o governo estadual vem desenvolvendo com sucesso em benefício da agricultura familiar. Criado em 2004, o Modelo Rural é o maior projeto de divulgação da atividade extensionista no Pará. Trata-se da réplica de uma fazenda em que todas as atividades desenvolvidas pela Emater são representadas, com o adicional de uma extensa programação cultural e assessoria didática dos técnicos da Empresa. Este ano, o tema do espaço, que tem 7 mil m², é “Mandioca Nossa de Cada Dia”, em homenagem ao principal cultivo da agricultura de subsistência paraense.
No Modelo Rural estão presentes também uma casa de farinha, uma casa de mel, unidades de sistema de irrigação, um estande para orientar a montagem de hortas domésticas e minicentros de piscicultura, fruticultura, avicultura, apicultura, olericultura, compostagem orgânica, plantas medicinais e ornamentais, entre outros.
Durante o passeio, os visitantes poderao conhecer em detalhes os processos de cultivo, colheita e beneficiamento da mandioca, minuciosamente demonstrados por produtores familiares e técnicos da Emater, além dos produtos gerados a partir desses processos, oferecidos à degustação e à venda. Tanto que uma das novidades de 2011 é a Praça de Alimentação de valorização regional, em que agricultores atendidos pela Emater no nordeste do estado venderão sua produção a preços acessíveis. Um grupo de Santa Izabel será responsável por mostrar as delícias da Mandioca, outro grupo de Santo Antônio do Tauá vai apresentar as iguarias feitas com camarão, e um terceiro, de Inhangapi, exporá um cardápio variado feito a partir do açaí.
O engenheiro agrônomo Edilberto Marcuartu, chefe do escritório local da Emater em Castanhal, explica que a proposta do Modelo ultrapassa a publicidade das atividades da Emater, já que ele ilustra todas as cadeias produtivas e traz a realidade camponesa para o conhecimento da sociedade. A idéia, segundo ele, é mostrar ao público a importância da agricultura familiar, convencer os agricultores da viabilidade e da possibilidade de acesso a algumas tecnologias, por meio das unidades de observação, e demonstrar as propriedades familiares como negócios sustentáveis, empreendimentos válidos.
O ingresso para a Expofac varia de R$ 10 a R$ 15 reais (dependendo da atração musical da noite), mas colégios, faculdades, asilos e outras instituições podem agendar visita gratuita ao Modelo Rural pelo telefone (91) 3721-1293. A programação da Feira acontece das 18h às 22h, mas é possível o acesso ao projeto da Emater também no período de 8h as 14h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário