Total de visualizações de página

quinta-feira, setembro 01, 2011

Hemopa realiza a 4ª Campanha de doação na Sesan


A unidade móvel do Hemopa passa o dia estacionada na Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), nesta quinta-feira(1º), e lá fica até às 16 horas. Servidores, familiares dos funcionários da Sesan e os moradores do entorno do prédio-sede da secretaria, ou de outras áreas, estão fazendo a coleta de sangue e cadastro de medula óssea no local. A ação é uma parceria entre a Sesan e o Hemopa, e é realizada pela quarta vez na secretaria, como uma demanda da Semana de Saúde que é promovida todos os anos pela Sesan.
Olinda Campos, Assistente Social e coordenadora da Campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea do Hemopa, destacou a importância dessa parceria entre a Fundação e os órgãos públicos para atrair novos doadores. “Esta é a quarta edição da campanha aqui na Sesan e sempre ficamos muito felizes com os resultados obtidos. O nosso objetivo é tentar trazer a unidade móvel para cá todos os anos, já que o comparecimento é grande. Este ano queremos atingir a meta de cem coletas”, explica.
Com a unidade móvel, o Hemopa evita que doadores assíduos fiquem muito tempo sem doar, ou que novos doadores deixem de praticar este ato por falta de tempo ou outro motivo. “Buscamos possibilitar ao servidor da secretaria e outros interessados as condições de continuar ou iniciar o processo de doação. Muitos não têm tempo e nem como se deslocar ao Hemopa. Assim, facilitamos a vida deles e não perdemos doadores. E ainda, continuamos na luta de estabelecer a cultura de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea”, argumenta Olinda. 
Com a divulgação nas rádios, moradores de outras áreas também puderam participar da campanha na Sesan. Rejane do Nascimento Cruz, 35 anos, mora na avenida Augusto Montenegro e assim que escutou no rádio que a unidade móvel do Hemopa estaria na Sesan não pensou duas vezes e foi umas das primeiras doadoras do dia. “Comecei a doar sangue há uns dois anos e esse ano queria muito continuar a doar. Já estava preocupada, pois não tinha tempo de ir até o Hemopa. Comecei a doar sangue pois sei que posso salvar vidas, que um dia alguém pode precisar dessa doação para sobreviver, e é muito gratificante saber que com a minha doação uma vida pode ser salva. Por isso, sou doadora de sangue, de medula e de órgãos.”, enfatiza.
Doador de sangue há quase 20 anos, o servidor da Sesan, Rui Guilherme Benjamin, diz que o grande motivo para doar há tanto tempo é a solidariedade ao próximo. “Quero ajudar como posso, por isso sou doador de sangue, de medula e de órgão. No que puder, vou fazer minha parte, não gasto nada com isso e posso salvar vidas. Acho ótima essa possibilidade de doar no meu local de trabalho já que, com a correria do dia a dia, nem sempre temos tempo de ir até o Hemopa, facilita nossa vida e não deixamos de praticar este ato de solidariedade com o próximo”.
Segundo o Hemopa, os principais pré-requisitos para a doação de sangue precisam ser seguidos: ter boa condição de saúde, peso superior a 50 quilos, idade entre 16 e 68 anos e estar alimentado. O doador não pode ter tido dengue há menos de um mês e nem hepatite após os 10 anos de idade.

Texto: Lana Bastos
Fotos: Roberta Mendes

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...