O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA) realizou nesta quarta-feira (31) a terceira captação de órgãos desde que foi habilitado, há três meses. O hospital é o primeiro do interior do Pará e da Amazônia a fazer esse procedimento. A novidade é que o procedimento de captação foi realizado exclusivamente por médicos e enfermeiros do hospital, coordenado pelo cirurgião Dr. Maurício Iasi.
Para a realização da captação acontece um trabalho prévio com a família do doador, realizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HRPA, sob a coordenação da Dra. Juliana Esper Mundim. “É informado aos familiares sobre a abertura do protocolo para identificação de morte cerebral. Após a confirmação conversamos com a família sobre a importância da doação de órgãos e eles aceitaram a realização da captação”, explica.
“É importante destacar também o envolvimento incondicional da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado do Pará – CNCDO/PA, na pessoa de seu presidente, o Dr. André Luís Santos Rodrigues”, destaca Dagmar Dutra, diretora geral do HRPA.
Foram captados o fígado, encaminhado para Fortaleza, dois rins, que serão transplantados em Belém, e o coração, para aproveitamento das valvas, destinado a Porto Alegre. As duas córneas seguiram para o Banco de Córneas de Belém, além da retirada das ilíacas para enxerto arterial e venoso.
Ana Cláudia - Ascom HRPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário