Total de visualizações de página

quinta-feira, setembro 01, 2011

Sagri entrega barcos motorizados a produtores ribeirinhos

Produtores rurais do Arquipélago do Marajó e do município de Colares, na região nordeste do Pará, receberão nesta sexta-feira (2) em Belém, 10 barcos motorizados para transportar a produção das colônias até os centros de comercialização. A entrega será feita pelo secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, no píer do hotel Beira Rio, às 09h.
Os barcos têm 10m de comprimento por 1,3m de largura e são construídos em madeira de lei (itaúba e piquiá), com capacidade para 2,3 toneladas e 18 passageiros. São equipados com motor a diesel, de potência máxima de 16 CV, partida manual e elétrica, máquina de leme, manete, extintores de incêndio, 18 coletes salva-vidas e propulsão antiescalpelamento. O custo de cada embarcação ficou em R$ 13 mil (recursos da Secretaria de Estado de Agricultura - Sagri).
Serão beneficiadas associações de produtores de nove municípios do Marajó e uma de Colares, que passarão a ter transporte próprio para o escoamento da produção. O presidente da Associação dos Produtores de Soure, Waldecir da Silva Maciel, informou que os 30 associados terão uma economia de quase 60%. “Hoje, a gente paga até R$ 1 mil pelo aluguel de um barco para levar a mercadoria até a cidade”, ressaltou.
Segundo Hildegardo Nunes, a Sagri já está conseguindo mais recursos para apoiar a produção familiar reibeirinha das outras regiões do Estado. Os barcos motorizados transportam não só a produção agrícola, mas também pescado, pequenos animais e passageiros, já que são comunidades isoladas. “Temos que pensar na modernização rural sem esquecer as características da região e as atividades mais tradicionais das comunidades ribeirinhas, que são pioneiras na produção de alimentos na Amazônia”, concluiu.
Leni Sampaio – Sagri

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...