Total de visualizações de página

sexta-feira, setembro 02, 2011

Segup discute acessibilidade com Associação dos Portadores de Necessidades Espec

Representantes da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais “Uniforças”, sediada em Marabá, no sudeste paraense, foram recebidos pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, no prédio da Sede Administrativa do Governo Itinerante  instalada esta semana naquele município. O grupo apresentou ao titular da Segup uma série de reivindicações a respeito de questões relacionadas à acessibilidade e ao uso de veículos automotores.
Durante a reunião, Valber André Alves Araújo, membro da diretoria da “Uniforças”, falou sobre as dificuldades de acesso aos transportes públicos e coletivos. “Nós estamos pedindo a legalização dos veículos adaptados para pessoas portadoras de deficiências e que essa vistoria seja realizada pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves”.
“Além disso, a isenção do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Estado, para veículos destinados aos portadores de deficiências, tem o limite de R$ 70 mil, valor que não dá para comprar um carro adaptado. É muito importante, também, que a banca examinadora do Departamento Estadual de Trânsito venha a Marabá realizar os exames necessários para que os portadores consigam receber a sua habilitação”, disse Valber.
Após ouvir atentamente as solicitações, Luiz Fernandes Rocha garantiu que a equipe examinadora do Detran vai a Marabá a cada seis meses para a realização dos exames. O secretário disse ainda que a direção do Detran, em Marabá, vai verificar junto às auto-escolas a possibilidade de oferecerem veículos adaptados para pessoas portadoras de deficiência.
“Também vamos intensificar a fiscalização das empresas que não obedecem a Lei de Acessibilidade, que determina a adaptação nos seus veículos para atendimento básico aos portadores de deficiências físicas. Quanto à isenção do IPVA solicitada, vamos encaminhar este pleito para análise da Secretaria de Estado da Fazenda. A respeito da vitoria nos veículos, discutiremos o assunto em conjunto com os demais integrantes do Conselho Estadual de Trânsito”, acrescentou.
A reunião também contou com a presença do diretor do Detran de Marabá, Pedro Lima, e dos peritos do CPC “Renato Chaves”, Marcelo Salame e Jose Augusto Andrade.
Lene Alves - Ascom/Segup

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...