Representantes da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais “Uniforças”, sediada em Marabá, no sudeste paraense, foram recebidos pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, no prédio da Sede Administrativa do Governo Itinerante instalada esta semana naquele município. O grupo apresentou ao titular da Segup uma série de reivindicações a respeito de questões relacionadas à acessibilidade e ao uso de veículos automotores.
Durante a reunião, Valber André Alves Araújo, membro da diretoria da “Uniforças”, falou sobre as dificuldades de acesso aos transportes públicos e coletivos. “Nós estamos pedindo a legalização dos veículos adaptados para pessoas portadoras de deficiências e que essa vistoria seja realizada pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves”.
“Além disso, a isenção do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Estado, para veículos destinados aos portadores de deficiências, tem o limite de R$ 70 mil, valor que não dá para comprar um carro adaptado. É muito importante, também, que a banca examinadora do Departamento Estadual de Trânsito venha a Marabá realizar os exames necessários para que os portadores consigam receber a sua habilitação”, disse Valber.
Após ouvir atentamente as solicitações, Luiz Fernandes Rocha garantiu que a equipe examinadora do Detran vai a Marabá a cada seis meses para a realização dos exames. O secretário disse ainda que a direção do Detran, em Marabá, vai verificar junto às auto-escolas a possibilidade de oferecerem veículos adaptados para pessoas portadoras de deficiência.
“Também vamos intensificar a fiscalização das empresas que não obedecem a Lei de Acessibilidade, que determina a adaptação nos seus veículos para atendimento básico aos portadores de deficiências físicas. Quanto à isenção do IPVA solicitada, vamos encaminhar este pleito para análise da Secretaria de Estado da Fazenda. A respeito da vitoria nos veículos, discutiremos o assunto em conjunto com os demais integrantes do Conselho Estadual de Trânsito”, acrescentou.
A reunião também contou com a presença do diretor do Detran de Marabá, Pedro Lima, e dos peritos do CPC “Renato Chaves”, Marcelo Salame e Jose Augusto Andrade.
Lene Alves - Ascom/Segup
Nenhum comentário:
Postar um comentário