Um atendimento especializado a portadores de HIV, que começou a ser feito no Hospital Universitário João de Barros Barreto, da Universidade Federal do Pará (UFPA), completou 24 anos nesta quinta-feira (15), sob a gerência do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), que o encampou desde 2002 e atualmente presta atendimento a mais de 1.400 pacientes por mês.
Médicos infectologistas e clínicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e dermatologistas, além de profissionais de enfermagem e do setor administrativo, integram a equipe que trabalha diariamente na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (URE-Dipe), oferecendo a melhor assistência possível a pacientes com HIV/Aids.
Assistência - Homens e mulheres recebem o atendimento especializado na URE-Dipe, localizada na Rua Senador Lemos, no bairro do Telégrafo. Este ano, a diretoria instituiu a distribuição gratuita de café da manhã e sopa às terças-feiras, e instalou o Espaço Criança, para receber os filhos das mulheres que estão em tratamento.
A diretora Jane Durans informou que a URE-Dipe faz por mês uma média de 400 testes rápidos. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h. Além disso, a unidade especializada da Sespa dispõe de ambulatório, um Hospital Dia com oito leitos, onde os pacientes podem permanecer das 7 às 19, fazendo transfusões ou recebendo medicação.
A URE-Dipe oferece, ainda, o Atendimento Domiciliar Terapêutico, direcionado exclusivamente a pacientes com limitações e que não podem se deslocar até a unidade da Sespa.
Para comemorar os 24 anos da unidade, foi realizado na tarde desta quinta-feira (15) um ato ecumênico, com a participação da diretoria, de religiosos, pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Demétrio Beltrão – Sespa
Nenhum comentário:
Postar um comentário