Total de visualizações de página

sexta-feira, setembro 16, 2011

Secretário debate meios de superar dificuldades na 4ª Regional de Saúde

O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, se reuniu na quarta-feira (14) com diretores e técnicos da 4ª Regional de Saúde, localizada no município de Capanema, região nordeste do Estado, para discutir as dificuldades administrativas, técnicas e operacionais da unidade e buscar soluções para superá-las.
Os servidores apresentaram as ações desenvolvidas pelo centro regional no primeiro semestre de 2011 e um projeto de controle da hanseníase. O objetivo é capacitar profissionais para desenvolver um trabalho de orientação e informações sobre a doença nas escolas dos municípios da área de abrangência da 4ª Regional.
Participaram da reunião a cogestora da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Terezinha Cordeiro, o diretor da Escola Técnica do SUS, Raimundo Sena, o diretor da 4ª Regional de Saúde, Breno Henry, e a diretora administrativa do Centro Regional, Patrícia Lima.
As Regionais de Saúde aproximam o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), coordenando e articulando ações de saúde do Estado, junto com as secretarias Municipais de Saúde e as Unidades de Saúde localizadas na sua área de cobertura, e ainda propiciam o cuidado integral à população. Breno Henry disse que já está aprimorando as ações para atingir com eficiência todos os municípios de sua abrangência.
Parcerias - O secretário Helio Franco destacou a importância do trabalho em conjunto com os gestores para o fortalecimento das ações da Regional. “O apoio dos municípios é fundamental para traçarmos metas. A Regional é o Estado no município, por isso a contribuição de todos pode alterar de forma positiva a realidade da saúde”, afirmou.
Ele também ressaltou a necessidade de fortalecimento da Atenção Primária. “É preciso que haja o controle de doenças como diabetes e hipertensão arterial, para diminuir a demanda de pacientes para a média e alta complexidade”, observou.
Segundo Raimundo Sena, para que haja comprometimento de todos é necessária a transparência em vários aspectos. “É essencial que haja um cronograma fixado nas dependências das Regionais sobre todas as atividades e estratégias. Um mapa sobre as ações, os avanços e as metas. Isso desperta curiosidade. Os funcionários e a população precisam conhecer como funciona o sistema”, reiterou.
A 4ª Regional de Saúde abrange os municípios de Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Traquateua e Viseu.
Edna Sidou – Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...