Total de visualizações de página

segunda-feira, outubro 03, 2011

CÍRIO DE NAZARÉ: últimos preparativos para a grande festa

Detran homenageia a
padroeira dos paraenses
no Círio do Servidor

O tradicional Círio do Servidor, organizado por funcionários do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), reuniu nesta segunda-feira, 3, diretores, servidores e clientes em mais uma homenagem à Padroeira dos Paraenses, na sede da autarquia, na avenida Augusto Montenegro. A 11ª edição do Círio do Servidor começou com a celebração de missa pelo padre Eloy Wayath. Em seguida, a procissão percorreu o anel viário do Estádio Olímpico do Pará ao som da banda da Polícia Militar. Muitos moradores do entorno da sede do Detran participaram da procissão.
Durante a mini romaria, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi saudada com fogos de artifício e hinos entoados pelas pessoas que acompanharam o carro com a imagem da Virgem. Entre elas estava a servidora Diva do Rosário Ferreira, funcionária do Detran há 8 anos: “Participo dessa homenagem desde 2003 e nunca consegui conter a emoção. Esse é sempre um momento de muita fé para mim, hora de agradecer todas as bênçãos recebidas”, disse, com a voz embargada.
A dona de casa Alzira Furtado, que estava na área de atendimento ao público do Detran na manhã desta segunda-feira, também não conseguia disfarçar a emoção. De celular em punho, tentava captar todos os passos da berlinda: “Não consigo explicar o tamanho da minha emoção. Não esperava por essa linda surpresa”, ressaltou.
A coordenadora de Recursos Humanos do Detran, Manoela Paulo, contou que a grande novidade deste ano foi a inclusão de uma corda de aproximadamente 60 metros, por sugestão dos funcionários da autarquia. “Também estamos realizando uma exposição com os mantos utilizados nos Círios anteriores, todos confeccionados pela servidora Rosa Maria Rodrigues, que faz parte do quadro de funcionários há 41 anos”, explicou Manoela.
A coordenadora informou que no próximo sábado, 9, os servidores do Detran estarão unidos aos demais moradores do bairro na reverência à padroeira, durante a passagem da romaria rodofluvial em frente à sede do órgão. “Saudaremos a imagem com fogos de artifício e uma chuva de pétalas de rosas”, disse.
Ascom/Detran
"Canções em Romaria" traz
clássicos da MPB inspirados
em Nossa Senhora
Na sexta-feira que antecede o Círio, dia 7 de outubro, as cantoras Marianne Lima, Andréa Pinheiro e Lucinnha Bastos estarão reunidas no show Canções em Romaria, que acontece no Teatro Maria Sylvia Nunes, às 21h, com entrada franca. Esta é uma das muitas atrações culturais que o público poderá conferir na cidade dentro do Projeto ‘Nazaré em todo Canto’ - produzido pelo Governo do Estado do Pará, via Secretaria de Estado de Cultura (Secult) -, que homenageia a padroeira dos paraenses.
Lucinnha Bastos, Andréa Pinheiro e Marianne Lima farão novamente a homenagem musical à Virgem de Nazaré com uma verdadeira ‘romaria musical', como o título do show sugere, ofecendo à plateia um espetáculo de louvor à Virgem, destacando toda a alegria do Círio. Em sua quinta edição, o show “Canções em Romaria” já é esperado tanto pelo público que o assistiu nos anos anteriores, quanto pelos que ainda aguardam por ele.
De acordo com Marianne Lima, “as músicas já consagradas nas interpretações das cantoras permanecem”, como “Minha Nossa Senhora”, de Fátima Guedes, na voz de Andréa Pinheiro, e “Estrela Luminosa” de Altay Veloso, na voz de Lucinnha Bastos - dois pontos altos do show. Além destas, outras belas canções, na mesma linha dos shows anteriores e inspiradas em Maria, foram pesquisadas e acrescentadas ao repertório, premitindo diferentes formações de duetos entre as intérpretes.
Foram mantidas as composições de grandes nomes da música paraense brasileira, dentre os quais Vital Lima, Nilson Chaves, Edyr Proença, Almirzinho Gabriel, Gilberto Gil, Cartola, Fátima Guedes, Edu Lobo, Francis Hime e Vicente Paiva; além de cânticos de domínio público, em uma mostra diversificada de como vários compositores brasileiros cantaram a Mãe de Jesus. O show conta com a participação especial da cantora lírica Martha Serrano, que empresta sua interpretação erudita a alguns clássicos marianos em diversos momentos do show.
Segundo Marianne, a idéia principal de "Canções em Romaria' é fazer uma mostra de canções de qualidade, de bons compositores brasileiros, devotadas a Nossa Senhora, sempre primando pela beleza poética e melódica. As cantoras serão acompanhadas como sempre por um time de alta qualidade: Jacinto Kawhage (teclado), Adelberth Carneiro (baixo), Edvaldo Cavalcante (bateria), Figueiredo Jr (violões) e Emílio Meninéia (percussão), sob a direção musical de Luiz Pardal, que tocará também teclado, violino e bandolim.
Dani Franco – Secom
Programação do projeto
"Nazaré em Todo Canto"
O projeto “Nazaré em Todo Canto” está de volta. A programação, que reúne música e dança, existe há mais de 10 anos, mas passou um tempo sem ser realizada. A volta do projeto fortalece a cultura paraense na divulgação dos artistas da música local, em um período em que a população e os turistas estão envolvidos com o Círio de Nazaré. A programação, aberta ao público, começa nesta terça-feira, 4,  segue até o dia 9 de outubro, e acontece no Teatro Gasômetro,  Anfiteatro do Gasômetro, Coreto do Parque, Píer da Casa das Onze Janelas e Estação das Docas.  
Programação
Teatro Gasômetro  - 4 a 7 de outubro - 20h às 22h
Dia 4 – Lú Guedes, Orquestra Eletrônica e Joelma Cláudia
Dia 5 - Arthur Nogueira, Sônia Nascimento
Dia 6 – Juliana Sinimbú e Gláfira
Dia 7 – Manoel e Felipe Cordeiro e MC Calibre
Anfiteatro do Gasômetro - 04 a 07 de outubro  - 18h às 20h
Dia  4 – Frutos do Pará
Dia 5 - Sabor Marajoara
Dia 6 – Balé Folclórico de Icoaraci
Dia 7 – Boi Prata Fina de Ponta de Pedras
Coreto do Parque  - 4 a 7 de outubro - 11h30 às 13h30
Dia 4 – Apresentação musical
Dia 5 - Grupo Tubas da Amazônia
Dia 6 – Apresentação musical
Dia 7 – Banda de Música de Ponta de Pedras
Píer da Casa das Onze Janelas  - 4 a 9  de outubro – hora a confirmar
Dia 5 – Terruá Pará
Dia 6 – Orquestra de Rabecas - Show Almirzinho Gabriel
Estação das Docas:  Teatro Maria Sylvia Nunes – 5 a 9, às 21h
Dia 5 – Olivar Barreto – Esse Ruy é minha Rua
Dia 6 – Marco André – Amazônia Groove
Dia 7 – Canções em Romaria - Luís Pardal, Lucinnha Bastos, Andréa Pinheiro, Marianne Lima e Marta Serrano
Dia 9 – Aíla Magalhães
Estação das Docas:  Fortaleza de São Pedro Nolasco  -  4 a 9  de outubro – às 20h
Dia 4 – Raiz de Cafezal – Grupo de Carimbó
Dia 5 – Eloy Iglésias
Dia 6 – Boi de São Caetano de Odivelas
Dia 7 - Antonio e Comitiva – Tony Soares e convidados
Cohab recebe imagem peregrina
Os servidores da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), recebem na tarde desta terça-feira (4), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Este é o terceiro ano que a companhia recebe a visita da imagem peregrina, numa celebração que deverá durar em torno de 30 minutos. O Padre Acir Conceição, da Basílica de Nazaré,  será o celebrante do momento de oração, que ocorrerá no Espaço de Convivência, na sede da Cohab.
Procissão e missa marcarão
o Círio da Sespa
Na manhã do dia 6, servidores católicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estarão mobilizados para mais as tradicionais homenagens a Nossa Senhora de Nazaré, por ocasião do Círio 2011. A partir das 7h30, uma missa campal será celebrada pelo padre Santiago Peres, da Arquidiocese de Belém, no pátio do Nível Central da Sespa, localizado na rua Presidente Pernambuco, em Batista Campos. Na sequência os servidores seguem em procissão pela avenida Gentil Bittencourt, rumo à entrada do estacionamento do gabinete da Sespa, localizado entre as travessas Quintino Bocaiúva e Generalíssimo Deodoro, em Nazaré.

Mozart Lira - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...