Alunos participam de Gincana
Ecológica do Parque
Serra das Andorinhas
Cerca de 150 alunos das escolas da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, em São Geraldo do Araguaia, participaram da 1ª Gincana Ecológica do Parque Estadual Serra das Andorinhas (Pesam), na Escola Limírio Rodrigues de Amorim. O evento consistiu em um jogo de perguntas e respostas sobre assuntos que envolvem meio ambiente, impacto ambiental, aquecimento global, reciclagem; além de geografia e história da região, e ainda Português e matemática.
O evento teve o objetivo de promover integração dos alunos das oito escolas da APA Araguaia, através de ações que os sensibilizem para melhoria da postura em relação à preservação e conservação da natureza; e com isso garantir a melhoria da qualidade de vida de todos da região. A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental do Pesam e foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Geraldo do Araguaia, por meio do departamento de educação do campo.
Para a professora Marinalva Tavares a Gincana Ecológica é uma oportunidade para os alunos aprenderem mais sobre meio ambiente. “As perguntas e respostas apresentadas nesta atividade permitem aos alunos descobertas incríveis. Eles vão levar este conhecimento para sempre. É uma iniciativa bastante proveitosa para os alunos”, destacou a professora. O jogo de perguntas e respostas também é um meio diferente de promover aprendizado. “Momentos como este amplia o conhecimento de todos os participantes e favorece a interação entre alunos e professores“, elogiou o professor Valdemir Ribeiro.
A gincana aconteceu em duas etapas: em cada escola, os alunos foram divididos em três grupos caracterizados pelas cores verde, amarela e branca. O grupo/cor vencedor teria a missão de representar sua escola na etapa final, na sede urbana do município. Na etapa final, os grupos de cada escola foram redivididos nas mesmas cores de antes para que todas as escolas tivessem vencedores na equipe campeã. Medalhas e um festival de sorvete foi a premiação do jogo.
Ascom Sema
Contadores serão treinados
em Marabá sobre
Escrituração Digital
Técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) realizarão, no dia 27 de outubro (quinta-feira), das 8h30 às 13h, em Marabá (município do sudeste paraense), palestra de esclarecimento para contadores sobre a Escrituração Fiscal Digital (EFD). O evento acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Rodovia Transamazônica, s/n, Agrópolis do Incra, bairro do Amapá. Serão treinados 250 contadores. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no período de 5 a 18, pelo e-mail seminarioefd.maraba@sefa.pa.gov.br
A Escrituração Fiscal Digital é integrante do projeto Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), regulamentado pelo Decreto nº 6.022, de 22/01/2007, que busca a integração dos Fiscos federal, estaduais, do Distrito Federal e, futuramente, municipais, e dos órgãos de controle, realizando a padronização, racionalização e o compartilhamento das informações fiscais digitais. O novo sistema também substitui o atual documentário em meio físico (papel) por documento eletrônico, com validade jurídica. O objetivo é simplificar os processos e reduzir as obrigações acessórias dos contribuintes.
Haverá palestra sobre a Escrituração Fiscal Digital com o auditor fiscal de Receitas Estaduais, Gian Antonio Cruz Toppino, e sobre Nota Fiscal Eletrônica e GTIN (código de barras dos produtos), com a fiscal de Receitas Estaduais, Rosemary Fernandes Nascimento. À tarde haverá treinamento para os servidores da Sefa.
“A Secretaria da Fazenda do Pará tem o objetivo de esclarecer os contribuintes sobre os referentes à apresentação dos registros do arquivo magnético para entrega ao Fisco. A obrigatoriedade da entrega de EFD será ampliada, a partir de 2012, para todos os contribuintes de ICMS, com exceção dos optantes do Simples Nacional. Daí a importância de conhecer e utilizar o sistema”, ressalta o titular da Sefa, José Barroso Tostes Neto.
Mais informações: Coordenação Regional da Sefa em Marabá: (94) 2101-4812
Ana Márcia Pantoja – Sefa
Emater organiza mini
Círio em Concórdia do Pará
O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Concórdia do Pará é um dos apoiadores do Círio em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, promovido pela Paróquia de São Pedro. Este é o segundo ano que a procissão acontece. A data escolhida para a realização da procissão foi o dia 5 de outubro e, ao contrário do Círio de Belém, a romaria acontece sempre à noite, a partir das 19h, percorrendo um trajeto de seis quilômetros em um traslado luminoso.
Os elementos presentes na grande procissão que acontece em Belém fazem parte da homenagem”. A idealizadora da procissão e chefe do escritório local, Margareth Chermont, revela que os moradores da cidade participam em peso da programação. Desde o dia 4 de setembro, 30 imagens de Nossa Senhora fazem peregrinações por casas e órgãos públicos do município. “Este ano, cada imagem já visitou 15 locais diferentes. Estimamos que cerca de duas mil pessoas tenham participado destes momentos”, diz.
No próximo dia 5, a partir das 19 horas, acontece uma procissão à luz de velas com saída da igreja matriz. Pelo segundo ano consecutivo, os devotos poderão demonstrar todo seu amor e fé pela padroeira dos paraenses. “Este mini círio é de responsabilidade da igreja, mas a Emater, como parte da organização social e voltada para o público rural, tomou pra si a missão de auxiliar e promover este ato de fé”, disse Margareth Chermont. Após a romaria noturna será celebrada uma missa na Paróquia de São Pedro.
Ascom/Emater
Audiência Pública ouve a
sociedade sobre Estação
de Cargas e Transbordo
em Itaituba
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) convocou autoridades federais, estaduais e municipais, empresários, a sociedade civil organizada e a população em geral para participar da audiência pública, nesta terça-feira, 4, que trata dos potenciais impactos ambientais do Projeto da Estação de Transbordo de Cargas (ETC) no distrito de Miritituba, no município de Itaituba, região Tapajós. O resultado obtido poderá subsidiar o parecer técnico emitido pela Sema para o licenciamento ambiental da obra.
O empreendimento, de acordo com o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), servirá de entreposto estratégico entre a zona produtora de grãos do Centro Oeste do país e a exportação via município de Barcarena. O local escolhido para a Estação concilia os transportes rodoviários e hidroviários na movimentação dos grãos transportados por caminhões e estocados em armazém graneleiro até o embarque, em píer flutuante projetado para garantir a atracação e carregamento das barcaças transportadoras.
Em média, 200 empregos estão previstos na fase de instalação do projeto e outros 120 empregos diretos e indiretos na fase de operação. Prédios de recepção e faturamento, balanças rodoviárias com capacidade para 100 mil quilos, unidade classificadora de qualidade de produto, tombadores de caminhões, armazém com capacidade de estocagem de 66.500 toneladas, sistemas de transportadores de correia para recepção e expedição de grãos, uma rampa fluvial, um conjunto ponte de acesso/píer metálicos fazem parte da estrutura da obra, entre outras construções necessárias.
As instalações visam o escoamento principalmente de soja produzida na região centro-norte de Mato Grosso, transportada para a ETC/Miritituba para estocagem até o embarque em comboios fluviais de até 16 barcaças, com média de duas mil toneladas cada uma, totalizando 32 mil toneladas por viagem, através das hidrovias dos rios Tapajós – Amazonas – Pará, com destino ao terminal Graneleiro de Barcarena. Segundo os empreendedores, a obra reduz custos operacionais do transporte e aumenta a competitividade brasileira na comercialização de grãos no mercado internacional.
A ETC/Miritituba é parte complementar do Terminal Portuário Graneleiro de Barcarena. Ambos, além de futuros empreendimentos portuários, são parte integrante de um macro projeto chamado Terminais Portuários Fronteira Norte (Terfron), que objetiva construir uma malha interligada de transportes para atender o agronegócio, com a inserção da região amazônica e suas extensas hidrovias na matriz logística nacional.
As cargas a serem escoadas pela ECT/Miritituba vão percorrer entre 1.100 e 1.500 km pela BR 163 (Santarém/Cuiabá) e na BR-230 (Transamazônica) desde as áreas produtoras em Mato Grosso até o embarque. Depois da chegada na ECT, cada hora de operação vai movimentar 500 toneladas de grãos no desembarque de caminhões, 1.500 no embarque da carga nas barcaças e poderão ser movimentadas 32 mil toneladas por dia. A energia elétrica será fornecida pela Rede Celpa através de uma subestação de energia elétrica de 69 KV. A água não terá fim industrial e será fornecida por meio de captação de poços tubulares. Ao governo caberá a conclusão da pavimentação do trecho paraense da BR-163 (Santarém/Cuiabá), dentro das obras do PAC.
Ascom Sema
Hangar recebe estudantes
de Tomé Açu em visita
monitorada
Um grupo formado por 50 alunos, professores e instrutores da Escola Pública Zeferino Santos Maciel participou de uma visita monitorada ao Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia na última sexta-feira, 30. Os estudantes vieram diretamente do município de Tomé-Açu para conhecer as instalações e ficaram encantados com a estrutura. Na sala multiuso, eles assistiram um vídeo educativo que mostra algumas curiosidades sobre as espécies de peixe que vivem no lago e no aquário do Hangar.
Procuramos passar uma mensagem de conscientização, mostrando o conceito de estrutura do Hangar, cujo projeto alia a modernidade que um espaço de convenções requer à harmonia das linhas arquitetônicas ao componente ambiental. O vídeo destaca a preservação e cuidado que todos devemos ter pelo patrimônio público”, destacou Gabriela Landé, diretora de Marketing do Hangar.
A gestora da escola Zeferino Santos Maciel, Ginelda Lima, agradeceu a oportunidade de poder trazer os alunos. “Quando assumimos a gestão da escola encontramos um alto índice de violência. Para estimular uma mudança de comportamento entre os jovens criamos uma espécie de promoção, que garante aos estudantes que tem bom comportamento e boas notas participar de visitas a espaços públicos”, explicou.
Depois de percorrer as salas de multiuso, o pavilhão de feiras e o auditório, os estudantes foram ao Salão B conhecer os "moradores" do lago do Hangar - um pirarucu e três cisnes negros. A nova presidente do Hangar, Lúcia Penedo, participou do encerramento da visita, onde foi servido um lanche aos estudantes na praça de alimentação.
Isa Arnour - Ascom/OS Pará 2000
Lançamento oficial do Projeto
"Olhar Brasil" no Pará
Na próxima terça-feira (4), o município de Breves, no Arquipélago do Marajó, receberá o lançamento oficial do Projeto “Olhar Brasil”, que integra as ações do Programa Brasil Alfabetizado no Estado do Pará. Serão entregues 719 óculos de grau para jovens e adultos que estão aprendendo a ler e escrever naquela cidade. A entrega dos óculos será às 9h, no ginásio da Escola Estadual Santo Agostinho.
O projeto “Olhar Brasil” visa possibilitar o acesso à educação e à saúde, o fortalecimento da cidadania e do bem estar do indivíduo, colaborando para a diminuição dos índices de analfabetismo no Brasil, com a facilitação ao acesso à consulta oftalmológica e aquisição de óculos corretivos, a partir da identificação de problemas visuais relacionados à refração. No Pará, o projeto do Ministério da Educação (MEC) é coordenado pelas Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Saúde Pública (Sespa), em parceria com secretarias municipais.
Governo promove audiência
pública sobre estação
de cargas em Itaituba
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), promoverá nesta terça-feira (4) audiência pública para debater os potenciais impactos ambientais do Projeto da Estação de Transbordo de Cargas (ETC), de propriedade da empresa Rio Túria Logística Ltda., no distrito de Miritituba, no município de Itaituba, no oeste do Pará. O resultado da audiência poderá subsidiar o parecer técnico emitido pela Sema para o licenciamento ambiental da obra. Para participar dos debates o governo convocou autoridades federais, estaduais e municipais, empresários e a população em geral.
O empreendimento, de acordo com o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), servirá de entreposto estratégico entre a zona produtora de grãos do Centro-Oeste e a exportação via município de Barcarena, no nordeste do Estado. O local escolhido para a Estação concilia os transportes rodoviários e hidroviários na movimentação dos grãos transportados por caminhões e estocados em armazéns graneleiros até o embarque, em píer flutuante projetado para garantir a atracação e o carregamento das barcaças transportadoras.
Em média, 200 empregos estão previstos na fase de instalação do projeto, e outros 120 empregos diretos e indiretos na fase de operação. Prédios de recepção e faturamento, balanças rodoviárias com capacidade de 100 mil quilos, unidade classificadora de qualidade de produto, tombadores de caminhões, armazém com capacidade de estocagem de 66.500 toneladas, sistemas de transportadores de correia para recepção e expedição de grãos, uma rampa fluvial e um conjunto ponte de acesso/píer metálicos fazem parte da estrutura da obra, entre outras construções necessárias.
As instalações visam o escoamento principalmente da soja produzida na região centro-norte de Mato Grosso, transportada para a ETC/Miritituba, onde será estocada até o embarque, em comboios fluviais de até 16 barcaças, com média de 2 mil toneladas cada uma, totalizando 32 mil toneladas por viagem, pelas hidrovias dos rios Tapajós, Amazonas e Pará, com destino ao terminal graneleiro de Barcarena. Segundo os empreendedores, a obra reduz custos operacionais do transporte e aumenta a competitividade brasileira na comercialização de grãos no mercado internacional.
Fronteira Norte - A ETC/Miritituba é parte complementar do Terminal Portuário Graneleiro de Barcarena. Ambos, além de futuros empreendimentos portuários, são parte integrante de um macro projeto denominado Terminais Portuários Fronteira Norte (Terfron), que objetiva construir uma malha interligada de transportes para atender o agronegócio, com a inserção da região amazônica e suas extensas hidrovias na matriz logística nacional.
As cargas a serem escoadas pela ECT/Miritituba vão percorrer entre 1.100 km e 1.500 km pela BR-163 (rodovia Santarém-Cuiabá) e BR-230 (Transamazônica), desde as áreas produtoras em Mato Grosso até o embarque. Depois da chegada na ECT, cada hora de operação vai movimentar 500 toneladas de grãos no desembarque de caminhões, 1.500t no embarque da carga nas barcaças, e poderão ser movimentadas 32.000t por dia.
A energia elétrica será fornecida pela Rede Celpa, por uma subestação de energia elétrica de 69 KV. A água não terá fim industrial e será fornecida por meio de captação de poços tubulares. Ao governo caberá a conclusão da pavimentação do trecho paraense da BR-163 (Santarém-Cuiabá), dentro das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Serviço: Audiência pública para debater o Projeto da Estação de Transbordo de Cargas (ETC), no distrito de Miritituba, município de Itaituba, oeste do Pará. Data: 04 de outubro, às 16h, no Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Integração Nacional, na Rua dos Calados, s/n, Bairro DNER. Mais informações: (91) 3184-3332.
Ascom/Sema
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