Total de visualizações de página

segunda-feira, outubro 03, 2011

CULTURA: Destaque para inauguração pela Prefeitura na manhã desta terça

Duciomar Costa inaugura
sala de dança na Sejel
A Escola Municipal de Dança de Belém atende há 20 anos a população carente do município. As aulas são ministradas em pólos, distribuídos em alguns bairros da periferia da cidade. Agora, pela primeira vez ao longo destes anos, os 850 alunos da instituição terão, além dos pólos, um espaço adequado para os seus ensaios.
 Na manhã desta terça-feira (04), o prefeito de Belém, Duciomar Costa, inaugura a Sala de Dança Ana Cláudia Costa. O nome é em homenagem à educadora da Secretaria Municipal de Educação (Semec), que foi uma das incentivadoras da criação da Escola. A experiente aluna Kelen Melo, que hoje faz parte da Companhia Municipal de Dança de Belém, também será homenageada.
 Alunos da Companhia farão a apresentação de trechos dos espetáculos “Traços, Cores e Sons” e “Realengo” durante a cerimônia de inauguração do espaço, que será encerrada com um coquetel.
 Histórico - A Escola Municipal de Dança de Belém foi criada em 1991, através do Projeto Dança vinculado ao Departamento de Educação Física da Semec, com o objetivo de atender jovens, crianças, adultos e idosos da capital paraense. Na época, as aulas eram realizadas na Escola Municipal Inês Maroja e na antiga Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), hoje UFRA. A instituição trabalhava a técnica de iniciação à dança e hoje, a escola utiliza outras técnicas de dança como a moderna, clássica e a contemporânea.
 A denominação de Escola Municipal de Dança de Belém só surgiu em 2005. No ano seguinte a Coordenadoria de Esporte, Arte e Lazer (Ceal) da Semec cria a Companhia Municipal de Dança de Belém. E em 2008, tanto a Escola quanto a Companhia são incorporadas a recém criada Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), através da Coordenadoria de Projetos Especiais. Nestes 20 anos, a instituição ainda não foi regulamentada e será o novo desafio da Secretaria, informa o secretário João Amaral.
São José Liberto está
aberto ao público nas
segundas-feiras de outubro
Em outubro, em função da Festividade de Nazaré, o Espaço São José Liberto terá seu período de funcionamento alterado para atender aos visitantes. A partir desta segunda-feira (3), o Espaço está aberto ao público das 09 às 19h, e aos domingos e feriados (incluindo o Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de Outubro), das 10 às 19h. O funcionamento também será mantido nas próximas segundas-feiras – dias 10, 17 e 31. O Espaço só fechará ao público nos domingos do Círio (09) e do Recírio (24). No sábado (8), véspera da procissão, o horário de funcionamento será diferenciado: das 09 às 16h.
Ascom/Igama
Fundação Curro Velho
realiza oficina para
Agentes Multiplicadores
A Fundação Curro Velho promove, a partir desta segunda-feira, 3, oficinas para Agentes Multiplicadores nas áreas de artes visuais, cênicas, musical e verbal. A ação visa estimular a sensibilidade ética e estética por meio de experiências criativas. A atividade, que tem por objetivo disseminar informações das áreas específicas utilizando a cultura e o meio ambiente como suportes de ações sócio-educativas voltadas à comunidade - utiliza a arte e o oficio como ferramentas.
Estas oficinas têm como tema "Arte e Ofício: um exercício prático e metodológico". Participam das oficinas educadores, artesãos, artistas e estudantes, com o objetivo de trocar experiências, fortalecer e integrar a prática de diferentes saberes, respeitando as identidades e as diversidades culturais de cada expressão artística. O evento será realizado na sede da Fundação Curro Velho, no bairro do Telégrafo, no horário de 9h às 13h, até a próxima sexta-feira, 7 de outubro.
Artes Visuais
A oficina, que será ministrada pelo artista Marcílio Costa, vai envolver os participantes na produção de desenhos. O resultado desta produção vai se desdobrar na linguagem serigráfica. A intenção é provocar a criatividade dos participantes por meio de pesquisa e produção de trabalhos visuais, buscando uma identidade e experimentações com a linguagem gráfica.
A produção de imagens é tema de reflexões propostas na oficina de Linguagem Visual, pensadas no sentido de um Laboratório de Exercícios em Mídias Móveis, no qual se busca refletir e experimentar a produção de imagens em suportes não convencionais do ponto de vista artístico, como celulares e câmeras digitais compactas. Esse Laboratório de Exercício em Mídias Móveis conta com os instrutores Alexandra Farah e Sumy David.
O processo criativo do Grupo de Teatro Universitário como uma forma pedagógica de construção cênica é o tema da oficina na área de linguagem cênica. O objetivo é oportunizar a vivência teórica prática dos processos artísticos criativos do grupo de teatro universitário da UFPA. Olinda Charone, Ana Carolina, Armando de Mendonça serão os facilitadores da oficina para agentes multiplicadores em cênicas.
Já a oficina de Música vai fazer uma ampla discussão sobre o gênero Carimbó, sua origem, aspectos etnomusicológicos, sócio-ambientais. A oficina vai resultar em uma roda de carimbó, que terá uma apresentação na Feira da Beira que será realizada no dia 14 de outubro. O pesquisador Antonio Maciel vai ministrar a oficina e vai detalhar a pesquisa sobre o Carimbó do Mestre Lucindo.
Serviço:Oficina  para Agentes Multiplicadores
Data: 3 a 7 de outubro
Horário:9h às 13h
Local: Sede da Fundação Curro Velho – Rua Professor Nelson Ribeiro, nº287 – Bairro do Telégrafo.
Andreza Gomes - Ascom Fundação Curro Velho
Fauna e flora do Brasil
em exposição na Galeria
Theodoro Braga
Caracterizadas pelo realismo técnico e uso impactante das cores, que realçam a beleza da flora das regiões Norte e Centro-Oeste, as obras do pintor mato-grossense Miguel Penha podem ser vistas em Belém a partir da próxima terça-feira (4), na exposição “Dentro da Mata”, na Galeria Theodoro Braga, no Centur.
A mostra, uma parceria entre o Sesc Pará e a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, será aberta ao público às 19h30, e poderá ser visitada, com entrada franca, de 5 a 28 de outubro, das 09 às 19h.
Ao retratar aspectos da flora e da fauna do cerrado brasileiro, o pintor pretende mostrar, segundo os organizadores da exposição, “o fascínio da natureza para proporcionar a meditação sobre a própria existência humana”.
A exposição integra a programação do projeto Sesc Amazônia das Artes 2011 e chega a Belém após passar pelas capitais Porto Velho (RO), Manaus (AM) e Macapá (AP).
Miguel Penha nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso, na região do Sacuri, em 1961. Autoditada, ele reflete em seu trabalho as belezas naturais da Amazônia e do Cerrado.
Serviço: Exposição “Dentro da Mata”. Abertura: 4 de outubro, às 19h30. Visitação: de 5 a 28 de outubro, das 09 às 19h, na Galeria Theodoro Braga, localizada na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Avenida Gentil Bittencourt, 650, Térreo). Mais informações: (91) 4005-9500 (Marlize Muinhos – técnico responsável) e (91) 4005-9584/9587.
Secom (com informações da Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio)
Abertura da Exposição
Joias de Nazaré 2011
Com 103 peças inspiradas em imagens sacras do período barroco, a exposição Joias de Nazaré 2011 – “Madonas do Barroco – A fé nos braços da Mãe” será aberta ao público na próxima terça-feira (4), às 18h, no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, com uma programação especial.
Realizada desde outubro de 2003, numa parceria da direção do Espaço São José Liberto com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a exposição abre este ano com uma celebração na Capela, seguida de cortejo até a Casa do Artesão, onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré será recebida pelos cantores líricos Edelmiro Soares (da Universidade do Estado do Pará) e Reginaldo Viana (da Fundação Carlos Gomes), e a som do violino de Taís Carneiro, da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa).
Criada durante um workshop coordenado por Rosângela Gouvêa, designer de joias e professora do curso de Design da Uepa, a coleção será mostrada ao público em um espaço criado pela arquiteta Anna Cristina Meireles, diretora do Museu de Gemas do Pará. Além das joias, o projeto expográfico prevê a ambientação com imagens barrocas, pertencentes ao Museu de Arte Sacra.
Um espaço que destacará os trabalhos dos profissionais de criação Argemiro Muñoz, Celeste Heitmann, Circe Silva, Clara Amorim, Eli Cascaes, Erivaldo Júnior, Evandro Gobitsch, Fábio Monteiro, Felipe Braun, Helena Bezerra, Ivam Pereira, Ivete Negrão, Joseli Limão, Júlia Mendes, Lídia Abrahim, Michelle Rodrigues, Rai Oliveira, Rosa Leal, Rosaurea Simões e Vânia Sabat, e das empresas Amazonita, Amorimendes, Brilho da Amazônia, Danatureza, D’Sales, Hanna Mariah Joias, HS Criações, Joiartmiro, L&B Joias, Loja UNA, Ourama, Ourogema, Sila Brasila e Zeus.
A exposição Joias de Nazaré 2011 - “Madonas do Barroco – A fé nos braços da Mãe”, que poderá ser visitada até 30 de outubro, é um realização do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Governo do Pará/ Secretaria Especial de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Especial de Promoção Social, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O evento tem o apoio do Sebrae-PA e do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), por meio do Museu de Arte Sacra.
Data da pauta: 04/10/2011 18:00:00
Local: Espaço São José Liberto / Casa do Artesão
Endereço: Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas
Contatos: Ascom/Igama: 8255-3011 e 3344-3514 / Núcleo Tecnológico do Igama: 3344-3518

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...