Total de visualizações de página

domingo, outubro 02, 2011

CULTURAL: Confira as novidades

Grupo de carimbó de
Curuçá busca apoio
para lançar CD
Dança típica do Pará, o carimbó contagia com o ritmo e passos cadenciados dos dançarinos. No polo turístico Amazônia Atlântica, em especial nos municípios de Curuçá e Marapanim, centenas de jovens e adultos cultivam o carimbó não somente como uma diversão, mas como uma forte identidade cultural. É o que faz, por exemplo, o Grupo “Canarinho”, da Vila Araquain, localizada em Curuçá. Formado por músicos e dançarinos, o grupo existe há mais de sete anos e apresenta um repertório próprio, que descreve de forma poética a pescaria, o cotidiano do ribeirinho e o trabalhador da roça, e ainda as lendas e amores de Curuçá.
Segundo o coordenador do grupo, o professor de Música Luiz Eugênio de Ribamar, um CD está sendo gravado em um estúdio em Curuçá e será lançado com 12 músicas inéditas. Segundo ele, o  “Canarinho” ainda é pouco conhecido, daí a dificuldade em conseguir patrocinadores para o projeto, apesar de alguns músicos e dançarinos já terem conquistado o público fora do Pará.
É o caso de Luiz Eugênio, de mais dois músicos e um casal de dançarinos, que se apresentaram em julho desde ano no 7º. Salão do Turismo - Roteiros Brasil, no Anhembi, em São Paulo, em uma parceria da Secretaria de Turismo de Curuçá e da Companhia Paraense de Turismo  (Paratur). Os músicos foram integrados ao grupo “Andirás”, de Curuçá, selecionados pelo Ministério do Turismo para o evento, que reuniu mais de 100 mil pessoas.
Eugênio conta que o grupo busca apoio para realizar shows em Belém e em outros Estados, e também para imprimir pelo menos 500 cópias do novo CD. Bacharel em Música pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e professor de Música da Fundação Carlos Gomes, Eugênio acredita que o carimbó é uma excelente opção de trabalho aos jovens músicos paraenses, em especial os de sua vila Araquain.
Interessados em apoiar o grupo grupo “Canarinho” podem entrar em contato pelo telefone (91) 9111-0911 ou pelo mail eugenio.clarinete@hotmail.com
Benigna Soares – Paratur
Imprensa Oficial e Vara
da Juventude ampliam
Campanha Livro Solidário
Em reunião ocorrida na tarde de quarta-feira (28), na 2ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado, foi formalizada a primeira parceria da Campanha Livro Solidário, que pretende instalar Espaços de Leitura em comunidades com maior vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Belém. O resultado foi a escolha de uma unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) - antiga Funcap - como primeiro local a receber a ação, coordenada pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), com apoio da primeira-dama do Estado, Ana Jatene. Além da juíza titular da Vara, Odete da Silva Carvalho, participaram da reunião, representantes da Fasepa e da coordenação da campanha, pela IOE.
Como a ação ganhou visibilidade desde o lançamento, durante a XV Feira Pan-Amazônica do Livro, já ultrapassando os 10 mil títulos arrecadados em menos de um mês, o alcance também se ampliou. A parceria com a Vara da Infância e Juventude e Fasepa é um exemplo disso. “Agora, nossa ideia é também instalar espaços de leitura em unidades que atendam a jovens e crianças em situação de risco e conflito com a lei. O interesse das duas instituições vem ao encontro desse objetivo”, observou Carmen Palheta, diretora do Diário Oficial do Estado e uma das coordenadoras da campanha.
A juíza da 2ª Vara da Infância e Juventude, Odete da Silva Carvalho, disse que a iniciativa atende a um desejo pessoal, acalentado há muito tempo, tendo em vista a quantidade de jovens e adolescentes que vivem nas unidades da Fasepa e que, muitas vezes, ficam com tempo ocioso. Segundo ela, a proposta da campanha vai ao encontro de medidas socioeducativas voltadas à educação e à cultura. “Incentivar a leitura entre esse público significa dar a eles acesso ao conhecimento, capaz de abrir os horizontes e melhorar as relações interpessoais”, observou a juíza.
Ocupação - Presente à reunião, a psicopedagoga e coordenadora de Articulação de Políticas Públicas da Fasepa, Ana Célia Melo de Araújo, ressaltou que os jovens e adolescentes residentes nos espaços da Fundação necessitam de ocupação, e os livros podem atender a essa demanda. Para ela, a parceria “tem tudo para dar certo”, uma vez que se estabelece, também, como ação de inclusão social.
Segundo a assessora da 2ª Vara da Infância, Jane Coutinho, das unidades socioeducativas vinculadas à Fasepa, cinco já dispõem de espaço para implantação do projeto - Centro de Adolescentes de Semiliberdade de Icoaraci; Centro Socioeducativo Feminino (Cesef); Complexo Socioeducativo de Benevides (primeiro que deverá receber o espaço de leitura); Centro Socioeducativo Masculino (Cesem) e o Centro de Internação do Adolescente Masculino (Ciam).
Também foi decidido na reunião o envio, pela Fasepa, de um quadro demonstrativo do perfil dos jovens atendidos pela Fundação. O demonstrativo ajudará na seleção dos livros e demais publicações que serão destinados às unidades. O primeiro Centro Socioeducativo a ser contemplado com o espaço de leitura deverá ser o localizado no município de Benevides, a cerca de 40 quilômetros de Belém.
Ascom/IOE
Exposição “Carimbó”
abre no São José Liberto
com acessórios e esculturas
Contagiante como a música e a dança típicas da cultura paraense, a exposição “Carimbó acessórios design” junta criatividade e modernidade para oferecer ao público adornos e objetos de moda e decoração a partir desta sexta-feira (30), quando será aberta às 18h, no Espaço São José Liberto, na área de exposições da Casa do Artesão. As peças expostas foram criadas e produzidas pela designer Selma Montenegro e pelo escultor Virgílio Moura.
Com design diferenciado, Selma baseou seu processo criativo nos movimentos, no encantamento e na alegria das cores e ritmos ligados a uma das manifestações mais típicas da cultura paraense - a sensual dança do carimbó.
A exposição traz ao público colares, chaveiros, bolsas, peças de decoração e objetos inspirados em vários elementos do Círio de Nazaré, que acontece no segundo domingo de outubro, em Belém.  “Trabalhei com uma mistura de materiais, aos quais dei um toque moderno, para mostrar um ‘carimbó’ de opções, feito para os paraenses e também para os turistas que estão chegando para as festividades do Círio de Nazaré, que têm o hábito de adquirir produtos com características regionais”, informa Selma Montenegro.
Natural do Arquipélago do Marajó, Selma Montenegro começou sua trajetória profissional como artesã, de onde migrou para o design de joias, ao se cadastrar no Programa de Desenvolvimento do Setor de Joias e Metais Preciosos, gerenciado no Polo Joalheiro do Pará. Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Pará (UFPA), ela foi duas vezes selecionadas no concurso de joias do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), e é a autora do broche que fecha o manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré desde 2010.
Convite - Para a exposição “Carimbó acessórios design” Selma convidou o escultor Virgílio Moura, que há anos transforma madeira em esculturas e objetos artísticos e de decoração. Segundo Virgílio, a parceria com Selma é recente, mas já rendeu excelentes resultados. “Resolvemos somar algumas coisas que sabemos e que somos capazes de fazer juntos”, diz ele.
Para Virgílio, desenvolver a coleção com Selma Montenegro foi “muito prazeroso”. “Também não posso me esquecer do Espaço São José Liberto, que nos proporcionou coisa tão rara nos dias de hoje: a liberdade de fazermos o que quisermos, e ainda nos oferecer a estrutura para expor os trabalhos”, acrescenta.
Dessa parceria saíram trabalhos inéditos, que poderão ser vistos na exposição até 23 de outubro, no horário de funcionamento do Espaço São José Liberto, que em outubro funcionará em horário diferenciado, abrindo às segundas-feiras para o público.
A partir da próxima segunda (3), funcionará até sábado das 09 às 19h, e aos domingos e feriados, das 10 às 19h. O Espaço só fechará ao público nesse período no dia do Círio (09) e no Recírio (24). No sábado (8), véspera da procissão, o horário também será especial, das 09 às 16h.
Serviço: Exposição “Carimbó acessórios design” – adornos e objetos de decoração de Selma Montenegro e Virgílio Moura. De 30 de setembro a 23 de outubro, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Realização: Empresa Montenegro's, Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e governo do Pará/Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Mais informações: (91) 3344-3514 / 3252-2758 / 9145-1525.
Ascom/Igama
Cinema Mudo apresenta
"Luzes da Cidade" em Tucuruí
A Fundação Carlos Gomes está em Tucuruí com o Projeto "Cinema Mudo", que tem como objetivo a formação de plateia reunindo música e cinema, apresentando por meio desses dois segmentos artísticos as possibilidades da profissão do músico, que além de intérprete de obras as mais variadas também pode desenvolver seu talento na composição de trilhas sonoras. O programa desta noite é o clássico “Luzes da Cidade”, de Charles Chaplin, que será acompanhado ao vivo pelo pianista Paulo José Campos de Melo. A sessão acontecerá no Centro Cultural da Eletronorte, a partir das 19h, com entrada franca.
Quarteto de Cordas da
Uepa emociona pacientes
no Hospital Ophir Loyola
 Na manhã desta quinta-feira, 29, os pacientes do Hospital Ophir Loyola receberam com entusiasmo a apresentação do Quarteto de Cordas da Universidade Estadual do Pará (Uepa). Composto por alunos do curso de Licenciatura em Música da universidade, o grupo utiliza a música como instrumento de cura. O repertório trouxe clássicos como "Primavera", de Vivaldi e "Pequena Serenata Noturna" de Mozart.
 “Esta é a segunda apresentação do projeto de extensão 'Saúde e Alegria' no HOL, pois o Coral Madrigal da Uepa se apresentou em março deste ano, percorrendo quase todas as clínicas e serviços do hospital. A ideia é amenizar o ambiente hospitalar, com foco não somente no paciente, mas em todos os funcionários que lidam com situações difíceis todos os dias”, informou Alexandre Nascimento, representante da  Pró-reitoria da Uepa.
 A apresentação foi dividida em dois momentos, a primeira foi realizada para as crianças da quimioterapia no jardim interno e a segunda nas salas de espera do ambulatório. “A música causa uma sensação de bem estar e proporciona a tranquilidade, acalma as crianças e isso é muito bom para quem passa por problemas de saúde”, afirmou Maria Eunice, 38, que acompanha o filho Antônio de sete anos, que está tratamento quimioterápico.
 Ações como esta comprovam que ambientes positivos são extremamente benéficos para os pacientes e na humanização de hospitais. “Estudos apontam que para quem vivencia uma realidade de adoecimento, a música proporciona alterações fisiológicas que fortalecem o sistema imunológico”, explicou Ádria Azevedo, psicóloga do Grupo de Trabalho de Humanização do Ophir Loyola.

Leila Cruz- Ascom Hospital Ophir Loyola
 ‘Homens e Deuses’ no Cine Estação
“Homens e Deuses” é o filme que entra em cartaz no Oi Cine Estação a partir deste sábado, 1° de outubro. A produção do diretor francês Xavier Beauvois foi escolhida para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011; no ano anterior, já havia sido contemplada com o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. “Homens e Deuses” tem sessões nos dias 1°, 2, 12, 13 e 14 de outubro, com exibição às 18h e 20h30, com matinal às 10 horas do domingo.
A trama, baseada em fatos reais, transfere para as telas a história de sete monges franceses que foram assassinados na Argélia em 1996.Os cantos gregorianos e cistercienses funcionam como o coro na tragédia grega, já que o país vivia uma guerra civil entre a população e o governo – que na época ainda era submetido ao regime ditatorial. Mesmo com a situação caótica em que a Argélia se encontrava, os monges decidiram ficar junto a comunidade em que viviam, mesmo sabendo que a morte poderia ser uma consequência dessa escolha.
Uma das preocupações de Xavier Beauvois era não transformar o filme em uma santificação dos monges, e sim abordar suas dúvidas, medos e prioridades quando o dilema era ficar no meio da guerra ou partir. A intenção do diretor era humanizar os monges em uma situação de risco, e mostrar que mesmo o indivíduo inclinado a trabalhar com seus ideais, quando o assunto é a própria vida, ele pode fraquejar.
O filme também busca discutir alguns dos assuntos mais comentados da atualidade: o terrorismo, a ideia de “benevolência” dos países ocidentais para com os orientais e o valor que a religião ainda possui. Apesar de ser baseado em uma história que ocorreu há 15 anos, ainda é possível imaginar casos como o dos monges franceses acontecendo hoje em dia. “Homens e Deuses” é um filme em que o desenvolvimento é mais importante que o final. Dessa maneira, faz com que o público passe um bom tempo refletindo sobre as provocações do diretor.
O filme foi indicado à categoria de melhor filme estrangeiro ao BAFTA e ao Independent Spirit Awards. E premiado com o César (Oscar francês) como melhor filme, ator coadjuvante (Michael Lonsdale) e melhor fotografia.
Sinopse
Nos anos 90, oito frades católicos vivem num mosteiro no meio das montanhas na Argélia. Os monges franceses vivem em harmonia com a população muçulmana em uma vila, mas quando um grupo de trabalhadores estrangeiros é massacrado, o pânico toma conta da região. A violência e o terror fundamentalista instalam-se progressivamente, mas os frades decidem ficar, custe o custar...
HOMENS E DEUSES
De: Xavier Beauvois. França. 2010. 
Com: Lambert Wilson e Michael Londale. 14 anos. 122m.
Dias e horários:
1° de outubro (sábado): às 18h e 20h30
2 de outubro (domingo): às 10h, 18h e 20h30
12 de outubro (quarta): às 18h e 20h30
13 de outubro (quinta): às 18h e 20h30
14 de outubro (sexta): às 18h e 20h30

Entrada: R$ 7,00 (com meia entrada para estudantes). Realização: Governo do Estado, Secult e OS Pará 2000.
Site oficial: http://www.sonyclassics.com/ofgodsandmen
Trailer: http://www.sonyclassics.com/ofgodsandmen/

Carolina Klautau - Ascom/Secult

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...