Total de visualizações de página

quarta-feira, outubro 05, 2011

Educação: confira as novidades ...

Ciência Sem Fronteiras
altera critério de
participação de alunos
A Coordenadoria de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Pará (Uepa) informa que o critério de participação como aluno de iniciação científica para candidatos a uma bolsa de graduação no Programa Ciência sem Fronteiras passa a valer como classificatório e não mais eliminatório, como consta no Edital nº 36/2001. A errata com a alteração deve ser publicada nesta quinta-feira (6), no Diário Oficial do Estado (DOE).
Quatro projetos da Uepa
 ganham Prêmio de
Tecnologia Assistiva
Quatro projetos desenvolvidos por alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) chegaram ao pódio na I edição do Prêmio de Tecnologia Assistiva, também desenvolvido pela instituição através de seu Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (Nedeta). Os ganhadores foram anunciados no último dia da Feira de Tecnologia Assistiva da Uepa, realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC). Laís Sena Leal e Ivana Castro, alunas de Terapia Ocupacional e que desenvolvem atividades pelo Nedeta, ficaram com 2º e 3º lugar respectivamente na categoria "Pesquisadores e Estudantes do Ensino Superior", enquanto que alunos de Ciências Naturais do campus de Marabá levaram o 1º e 2º lugar na categoria "Estudantes e Profissionais do Ensino Médio". Os ganhadores receberam certificados e brindes.
Para a coordenadora do evento e da feira, profa. Dra. Ana Irene Oliveira, não só a premiação mas toda a programação deixou um saldo bastante positivo. "Recebemos, na sexta-feira (dia 30), a visita do governador do Estado, Simão Jatene, que, ao visitar os estantes e conhecer os projetos que existem relacionados à acessibilidade, demonstrou interesse em criar uma parceria junto à Universidade e estabelecer uma linha de fomento para que se possa fazer mais em prol dos que precisam dessas tecnologias", afirma.
Ingresso democrático
é tema de fórum na Uepa
Nos últimos anos, a procura pelas inscrições aos Processos Seletivos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) cresceu em grandes proporções. O aumento e a expansão de cursos e do número de vagas elevou os índices de aumento, só entre 2010 e 2011, a mais de 15%. Preocupada em oferecer um processo de seleção cada vez mais democrático e alinhado às necessidades dos vestibulandos, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove, nos dias 17 e 18 de outubro, o seu Fórum de Acesso e Avaliação, para discutir essa e outras temáticas semelhantes. A programação acontece no auditório da biblioteca do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), receberá convidados de fora e será aberta a toda a comunidade acadêmica.
Durante esses dois dias, serão discutidas possibilidades de mudanças nos Processos Seletivos da Uepa - a serem adotados já no ProSel 2013, sendo que não serão adotadas novas mudanças, por ora, aos mecanismos do Programa de Ingresso Seriado (Prise) - que possam torná-lo ainda mais democrático e acessível para estudantes de todo o Estado. Sistema de Cotas, Programa Universidade para Todos (Prouni), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros métodos agregados ao ingresso de novos alunos às universidades serão amplamente abordados não apenas no que diz respeito às suas metodologias, mas ainda em relação à experiências de outras intituições de ensino superior que adotaram tais alternativas.
De acordo com a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), que está à frente da organização do evento junto com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a programação ainda não está inteiramente fechada, mas já é certa a presença da presidente do Conselho Estadual de Educação, Suely Melo de Castro Menezes, e da coordenadora de Avaliação de Ensino Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), Sueli Silveira. "É necessário promover esse debate para que os métodos de entrada oferecidos pela Uepa tornem-se ainda mais democráticos, principalmente. Esse é o momento em que iremos avaliar e discutir os modelos que mais de adequam à realidade e às demandas da universidade. Chamamos gestores de universidades de outros estados, e estamos aguardando a confirmação da presença deles aqui conosco, para debater metodologias adotadas, suas vantagens e problemáticas, com o intento de já adotar novas políticas de acesso para a Uepa já nos Processos Seletivos 2013", explica o diretor do DAA, Manoel Delmo Oliveira.
Carolina Menezes - Ascom Uepa
Reunião aponta melhorias
para as escolas da Região do Marajó
O secretário especial de Promoção Social, Nilson Pinto, professores de escolas estaduais de Breves, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) e uma estudante daquele município estiveram reunidos na manhã de terça-feira, 4, para discutir as melhorias destinadas às unidades de ensino localizadas nessa região do arquipélago do Marajó. A reunião aconteceu na sede da 13ª Unidade Regional de Educação (URE) e também contou com a participação da gestora Benedita Cirino, e do diretor de Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), professor José Roberto Silva.
Durante a reunião, Nilson Pinto informou que unirá esforços para que a estrutura física da Escola Estadual Maria Câmara Paz – que está há mais de 13 anos sem receber qualquer tipo de melhoria – seja totalmente recuperada. A reconstrução do prédio da escola será providenciada junto ao setor de Rede Física do Sistema Estadual de Ensino, que já visitou as escolas Maria Elizete Fona Nunes e Gerson Peres. Também foram solicitados mais equipamentos e a melhoria do serviço de acesso à internet. A professora Benedita Cirino fará um levantamento para verificar as opções de provedores existentes naquela região, que forneçam internet com maior velocidade.
O secretário especial informou que ainda esta semana encaminhará as reivindicações para os setores responsáveis na Seduc. Além disso, afirmou que os representantes das escolas terão resguardado o direito ao acesso às informações sobre as melhorias nas unidades de ensino. Para fazer esse acompanhamento, uma comissão foi formada e se reunirá, já no próximo dia 13, junto à direção da 13ª URE para dar continuidade aos encaminhamentos.
Mari Chiba - Ascom/Seduc
Uepa aplica dia 19
teste de proficiência
em língua inglesa
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) é um dos 16 centros aplicadores do Test of English as a Foreign Language na versão impressa (TOEFL PBT/ paper-based test), que acontece dia 19 deste mês, às 14 horas, quando o exame que avalia a capacidade de um candidato de falar e entender a língua inglesa também será aplicado em 13 cidades do Brasil.
Trata-se de mais uma oportunidade para os alunos de graduação da universidade que pretendem conquistar uma vaga no programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, que tem como um dos requisitos para inscrição a cópia autenticada do exame da língua ou comprovante de agendamento até o dia 22 de outubro.
Os interessados em fazer o exame de proficiência em língua inglesa devem se inscrever pelo site da organização administradora do Toefl no Brasil, cujo endereço é www.ets.org/toefl/brazil_test_dates. A prova é agendada – daí a necessidade de fazer uma reserva online – e há 40 vagas disponíveis para fazer o teste na Uepa. Mais informações: (91) 3299 2281.
Ize Sena – Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...