Total de visualizações de página

sábado, outubro 08, 2011

Governador participa do Círio Fluvial e presta suas homenagens à padroeira do Pará




O governador do Estado, Simão Jatene, acompanhou a romaria fluvial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizada na manhã deste sábado, 8 de outubro. A procissão teve início às 9h, no trapiche de Icoaraci, e seguiu até a até a escadinha do cais do porto, na Estação das Docas. Cerca de 550 embarcações formaram o cortejo que acompanhou a imagem da Virgem de Nazaré pelas águas da Baía do Guajará, na 26ª Romaria Fluvial.
Como já é tradição, a imagem de Nossa Senhora foi conduzida dentro de uma redoma de vidro instalada no mirante do navio hidro-oceanográfico, “Garnier Sampaio”, da Marinha do Brasil. O Círio das Águas, como é chamado, cumpre um percurso de 10 milhas náuticas, que corresponde a 18 quilômetros, com duração de aproximadamente duas horas e meia. Cerca de 50 mil pessoas participaram da procissão fluvial, segundo estimativa da Diretoria da Festa de Nazaré e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Na chegada ao cais do Porto, a imagem da Virgem de Nazaré recebeu honras de Chefe de Estado e, nas mãos do Arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira, passou pelo corredor formado por um grupamento de cadetes da Polícia Militar até chegar ao carro que a conduziria em nova procissão, desta vez a frente da moto-romaria. Após a passagem da Santa, outra tradição da festividade de Nazaré, o “Arrastão do Pavulagem”, levou centenas de pessoas à Avenida Presidente Vargas.
Acompanharam o governador na Romaria Fluvial os secretários de Estado Nilson Pinto (Promoção Social); Sidney Rosa (Projetos Estratégicos); Ney Messias (Comunicação Social); Joaquim Passarinho (Obras Públicas); o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Mário Solano e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Donato, além do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Manoel Pioneiro,  e do deputado estadual José Megale (PSDB).
Para que a procissão ocorresse em segurança, apenas para a romaria das águas o Corpo de Bombeiros destacou 450 homens, operando entre as embarcações da procissão. O esquema contou com sete embarcações de apoio, um helicóptero,quatro jet skis e equipamentos de proteção. “Montamos um esquema especial para atender qualquer eventualidade, tanto nas embarcações como na água, caso seja necessário”, informou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Donato. Também foram montados 15 postos de atendimento e três hospitais campanha, espalhados pelo percurso da procissão, montados em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde ( Sespa). No período do Círio serão dois mil homens, trabalhando em regime de revezamento.
Já a Polícia Militar conta com um efetivo de mil homens trabalhando por dia, mais de 300 veículos e um helicóptero. Durante toda a procissão serão mobilizados 3.500 homens. “Mas na verdade, como montamos um grande esquema de segurança integrada, há muito mais pessoas envolvidas. Durante esses dias do Círio estaremos trabalhando com a nossa capacidade máxima de pessoas” informou o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Mário Solano.
Integração - Mais de 10 mil servidores atuarão em regime integrado durante as procissões da Festa de Nazaré. Segurança, saúde, trânsito e cultura são as principais áreas a serem atendidas pelo Governo do Pará, que programou várias ações através das secretarias e órgãos estaduais para atender a população e os visitantes no período do Círio de Nazaré.
A Polícia Civil conta com um efetivo de mais de 200 servidores, entre investigadores e técnicos de informática, que registram as ocorrências em delegacias e seccionais urbanas localizadas nos arredores do percurso das romarias, além das duas delegacias móveis instaladas na Praça Santuário e da República, com funcionamento noturno, de 18h à meia-noite, durante os 15 dias da festa do Círio de Nazaré. Também estarão a postos para atuar, durante a procissão, policiais civis da Data e da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM).
A Defesa Civil do Estado, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) também fazem parte da operação, e garantem atendimento aos participantes das procissões por meio de barracas instaladas ao longo do percurso das principais romarias, além de profissionais de saúde, postos de atendimento e hospitais de campanha. Diversas outras ações culturais e de turismo também estão sendo desenvolvidas pelo governo estadual.
Todos os eventos relativos às festividades do Círio de Nazaré - romarias rodoviária, fluvial, moto-romaria, Trasladação, Círio, Círio das Crianças, Círio da Juventude, recírio e a queima de fogos, que encerra a quadra nazarena - contarão com a estrutura de saúde do Governo do Estado. “Estamos trabalhando para proteger os fiéis e fazer o que nossa Senhora de Nazaré faz por nós o tempo todo: cuidar e proteger”, ressaltou o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Mário Solano.
Manuela Viana – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...