Total de visualizações de página

segunda-feira, outubro 03, 2011

Hangar sedia Congresso Brasileiro de Transplantes

Um espaço voltado para o debate de políticas públicas, voltadas para as necessidades de cada região brasileira, na área de transplantes de órgãos. Esse é objetivo principal do XII Congresso Brasileiro de Transplantes, aberto no último domingo, 2 de outubro, no Hangar - Centro de Convenções de Feiras da Amazônia. O secretário de Saúde do Pará, Hélio Franco, representou o governo do Estado na cerimônia de abertura, que reuniu mais de mil participantes, entre médicos e estudantes de Medicina do Brasil e do Exterior.
“As portarias do Ministério da Saúde precisam levar em conta as especificidades de cada região. Aqui no Pará, por exemplo, o município de Anajás fica 50 quilômetros da capital em linha reta, mas para chegar lá são necessárias muitas horas de viagens em barco”, destacou o secretário. Outro ponto levantado por Hélio Franco foi à prioridade dada à saúde pela gestão atual. “O Pará dispõe de R$ 96,00 para atender cada paciente de média e grande complexidade, o menor repasse do Brasil. Estamos trabalhando com a descentralização de transplantes e implantando o serviço em Redenção e Santarém, para melhor atender a população”, ressaltou.
O presidente do Congresso, médico Paulo Soares, frisou a importância do evento para a região. “A Região Norte precisa desenvolver de forma equilibrada o número de transplantes. A realização desse evento aqui em Belém vem estimular a atenção da comunidade médica transplantadora e discutir políticas, bem como a evolução cientifica, desses procedimentos”.
O representante do Ministério da Saúde, Silvano Raia, também participou da cerimônia de abertura e deu, em primeira mão, a notícia de que um membro da comissão nacional de transplantes, José Medina, foi eleito na última quinta-feira Membro da Academia Brasileira de Medicina”, disse.
No Pará já foram realizados, somente este ano, cerca de 40 transplantes de rim e 90 de córneas. Já está sendo avaliada a implantação dos serviços de transplante de fígado e medula óssea. Os debates na área de transplantes do congresso prosseguem até amanhã (terça, 4) com mais de 682 trabalhos científicos inscritos e 62 temas selecionados para os temas livres, que acontecem nas salas multiuso do Hangar.
Isa Arnour - Ascom/OS Pará 2000

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...