Total de visualizações de página

segunda-feira, outubro 03, 2011

Portaria define perfil de atendimento a pacientes de traumato-ortopedia

Está em vigor desde o dia 12 de setembro a portaria da Secretaria da Estado de Saúde Pública (Sespa), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 14 de setembro, que define o perfil de atendimento de urgência em traumato-ortopedia, por nível de complexidade, entre os hospitais Augusto Chaves e Divina Providência, do município de Marituba, e Hospital Regional Metropolitano, de Ananindeua. A medida serve para orientar e normalizar os fluxos de referência e contra-referência de pacientes para atendimento de urgência nessa área entre as três instituições.
A portaria recomenda aplicar, no âmbito dos municípios controlados pelas Centrais de Regulação do município de Marituba e da 1ª Regional de Saúde da Sespa, a norma técnica 001/2011, que trata da normatização e regulação inter-hospitalares para atendimentos de urgência em traumato-ortopedia entre os Hospitais Divina Providência e Metropolitano de Urgência e Emergência; e as normas de procedimentos 001/2011, 002/2011 e 003/2011, que tratam de atendimento de urgência em pacientes em média e alta complexidade por demanda espontânea, referenciados pelas Centrais de Regulação de Marituba, e pacientes eletivos referenciados pelo Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência.
Assim sendo, pacientes oriundos de Acará, Barcarena, Benevides, Bujaru, Cametá, Colares, Concórdia do Pará, Igarape-Açu, Maracanã, Marituba, Paragominas, Primavera, Quatipuru, Salinas, Santa Bárbara, Santa Isabel do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São João da Ponta, Terra Alta, Tomé-Açu, Vigia e Viseu que sofrerem agravos em traumato-ortopedia poderão ser resgatados e triados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), com identificação do perfil do agravo para o correto encaminhamento do paciente.
Dependendo do seu estado, o paciente poderá ser encaminhado ao Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves, em Marituba, apontado como a porta de entrada para o início de atendimento de urgência em traumas leves e também responsável pela triagem dos primeiros atendimentos de média complexidade.
De acordo com a portaria, o Hospital Divina Providência, também em Marituba, é a retaguarda para pacientes referenciados pelos Hospitais Metropolitano e Augusto Chaves para atendimentos de urgência especializada; tratamentos de fraturas de extremidades fechadas para membros inferiores e superiores; lesões de partes moles sem sinais sugestivos ou lesões vasculares de média/alta Complexidades; para retirada de material de síntese (pinos, fixadores e etc) sem infecção e, consultas em traumato-ortopedia para acompanhamentos pré e pós-cirúrgicos.
A portaria indica ainda que o Hospital Metropolitano é referência para atendimentos de emergência e para os atendimentos de urgência de alta complexidade de pacientes referenciados pelo Samu e pela Central de Regulação do município de Marituba, oriundos do Hospital Divina Providência ou da Urgência do Hospital Augusto Chaves. As Centrais de Regulação do município de Marituba e do Primeiro Centro Regional de Saúde da Sespa são responsáveis pelo cadastramento prévio e autorização para internação de pacientes a serem referenciados para os Hospitais Divina Providência e Metropolitano.
A secretária adjunta de Estado de Saúde, Rosemary Góes, faz algumas observações sobre a portaria e destaca que a medida vai aperfeiçoar o atendimento de pacientes politraumatizados, sobretudo ao longo da BR-316, onde ocorre boa parte dos acidentes de trânsito no Estado. "Vamos avançar ainda mais no cuidado aos usuários e principalmente devolvendo ao Hospital Metropolitano o seu perfil original, que é de emergência. Com essa redifinição, a intervenção médica rápida se torna a melhor possível", afirma.
Mozart Lira - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...