Total de visualizações de página

quarta-feira, outubro 05, 2011

INTERIOR: Ações do Governo do Estado pelo Interland

Ideflor apresentará em
São Miguel ações do
projeto Tijolo Verde
As ações do projeto Tijolo Verde serão apresentadas nesta quinta-feira (06) na Câmara Municipal de São Miguel do Guamá, município do nordeste do Estado, pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor). O projeto conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Banco da Amazônia (Basa), Programa Pará Rural, Prefeituras de Irituia e São Miguel do Guamá, Sindicato Oleiro de São Miguel de Guamá e outras entidades.
Segundo Kleber Perotes, diretor de Desenvolvimento Florestal do Ideflor, o projeto tem como objetivo promover o reflorestamento de áreas alteradas, garantindo a recuperação do passivo ambiental, segurança alimentar e agregação de renda para o agricultor familiar, com o fornecimento de matéria prima para o setor oleiro-cerâmico da região. “Para implementar o projeto adotamos estratégias como a sensibilização das comunidades em torno dos polos de produção, o fomento ao processo de produção de mudas florestais/frutíferas e energéticas para recuperação de áreas já alteradas, a capacitação em produção de mudas florestais/frutíferas e Sistemas Agroflorestais (SAFs); incentivo e apoio aos SAFs e monitoramento das atividades produtivas implementadas”, destacou.
O Tijolo Verde tem a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Banco da Amazônia, programa Pará Rural, prefeituras de Irituia e São Miguel do Guamá e Sindicato Oleiro de São Miguel de Guamá.
O projeto tem como meta atender, a partir deste ano, 125 famílias em São Miguel do Guamá, produzir mais de 200 mil mudas, capacitar 52 multiplicadores de produção de mudas florestais/frutíferas e Sistemas Agroflorestais, além de reflorestar 125 hectares de área alterada. “Já em Irituia, queremos atender 75 famílias, produzir 125 mil mudas, formar 13 multiplicadores de produção de mudas florestais/frutíferas e SAFs, e reflorestar 75 hectares de área alterada”, antecipou Perotes.
Flávia Ribeiro – Ideflor
Sema faz audiência
pública sobre estação
de cargas em Itaituba
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promoveu, na última quarta-feira (4), audiência pública em Itaituba, sudoeste do Pará, para discutir o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) visando a licença prévia para futura instalação e operação da Estação de Transbordo de Cargas, localizada no distrito de Miritituba. Os possíveis impactos ambientais nos meios físico, biótico e socioeconômico foram debatidos com autoridades federais, estaduais e municipais, representantes da sociedade civil organizada, empresários e a população interessada na obra.
As contribuições obtidas vão subsidiar o parecer dos técnicos da Sema sobre o licenciamento ambiental. A mesa coordenadora do evento foi formada pelo presidente, Luiz Flávio Bezerra, coordenador de Licenciamento Ambiental da Sema, no ato representando o governo do Estado; o prefeito de Itaituba, Walmir Climaco; o deputado estadual Hilton Aguiar; a representante do Procurador Geral de Justiça do Estado, da 2ª Promotoria de Justiça de Itaituba, Magdalena Torres Teixeira; o representante da Câmara de Vereadores de Itaituba, vereador Luís Fernando Sadeck Peninha; e pelo diretor executivo da Rio Turia Serviços Logísticos Ltda., Kleber Menezes, responsável pelo empreendimento.
O conteúdo do Rima explica que o empreendimento será um entreposto estratégico entre a produção de grãos em Mato Grosso e a exportação via porto graneleiro de Barcarena. Na justificativa do projeto, o empreendedor alega que o sistema de transporte de produtos agrícolas tem grande importância nos custos da cadeia produtiva e investimentos nesse segmento são necessários para a competição no mercado internacional.
Projeções - Há previsão, no Rima, da criação de 200 empregos na fase de instalação e outros 120 diretos e indiretos na operação do projeto. Entre as necessidades de infraestrutura da Estação estão a construção de prédios de recepção e faturamento; a instalação de balanças rodoviárias, unidade classificadora de qualidade de produto, armazém de estocagem e sistemas de transportadores de correia para recebimento; e a expedição de grãos, tombadores de caminhões, rampa fluvial, conjunto metálico para ponte de acesso ao píer para embarque dos grãos em comboios de barcaças que vão percorrer as hidrovias dos rios Tapajós-Amazonas-Pará até o Terminal Graneleiro de Barcarena.
O engenheiro sanitarista Luiz Flávio Bezerra fez um histórico do processo de licenciamento da obra na Sema a partir da Carta Consulta, em 2009, chegando ao protocolo da solicitação da licença prévia em julho deste ano e às análises técnicas, reuniões e publicação do edital de comunicação da audiência pública; em seguida, iniciou os debates. O representante do empreendedor, Kleber Menezes, explicou que a Estação de Cargas e Transbordo será instalada na margem direita do rio Tapajós, do outro lado da cidade de Itaituba, e vai ocupar metade da área de 32 hectares pertencente à empresa.
Segundo o diretor, além da infraestrutura necessária, os investimentos nos estudos relativos à água, solo, animais, plantas e às pessoas estão acompanhados de medidas de controle e compensação ambiental que garantem a sustentabilidade para viabilizar o Projeto. “O investimento atinge R$ 40 milhões e um aumento de mais de 5% na arrecadação do município”, contabilizou.
Impactos - A promotora Magdalena Teixeira demonstrou preocupação com “problemas sociais advindos com uma obra desse porte”. O prefeito de Itaituba, o deputado estadual Hilton Aguiar e o representante dos vereadores demonstraram apoio ao projeto. “Vai trazer progresso para a região”, festejou o vereador Peninha.
A maior preocupação dos participantes da audiência pública é acerca da erosão e assoreamento do rio Tapajós, alteração do cotidiano da população, perda de espécies vegetais, garantia do aproveitamento da mão-de-obra local na obra, saúde, poluição do ar causada pela movimentação dos caminhões de carga nas estradas e outros interesses da população.
A Sema, após a conclusão do parecer visando a licença prévia da obra, enviará o processo para a Câmara Técnica de Infraestrutura e Indústria do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), que fará a avaliação e, em seguida, encaminhará o projeto para votação pelos conselheiros do Coema.
Vistoria técnica foi feita por uma equipe composta por geóloga, biólogos, arquiteta, engenheira sanitarista e socióloga da Sema no local do empreendimento, em Miritituba, onde o diretor executivo da Rio Turia Serviços Logísticos explicou a infraestrutura prevista para a obra e para a proteção e sobrevivência ambiental e todo o aparato para o funcionamento do terminal do agronegócio, no distrito portuário.
“A interação entre os meios físico, biótico e socioeconômico reflete na sobrevivência das pessoas”, resume a geóloga da Sema Carla Pereira. Houve também vistoria em projeto similar da empresa Hidrovia Brasil, vizinha da estação.
Ascom Sema
Governo do Estado
retoma a construção da
escola tecnológica de Breves
A retomada da construção da Escola Estadual de Educação Tecnológica de Breves foi o assunto da visita, na tarde da última terça-feira (4), do secretário especial de Promoção Social, professor Nilson Pinto, ao terreno da obra, acompanhado do prefeito daquele município, José Antônio Azevedo Leão.
Iniciada em outubro de 2010, cerca de 25% da construção já foi executada. Para providenciar o prosseguimento da obra, ficou agendada, ainda para esta semana, uma reunião entre os representantes da empresa responsável pela construção e o secretário. Orçada R$ 5.737.529,18, a Escola Tecnológica de Breves terá 12 salas de aula, seis laboratórios multifuncionais, dois laboratórios específicos, auditório, refeitório, recreio coberto, anfiteatro, ginásio coberto, entre outros espaços pedagógicos.
Os cursos que serão ministrados na unidade de ensino ainda não foram definidos. A escolha será feita por meio de debate junto à comunidade escolar da cidade que, por meio de Fórum, elegerá os cursos técnicos e profissionais que estão de acordo com a vocação da Região e as necessidades de qualificação dos jovens para inserção no mercado de trabalho.
Mari Chiba - Ascom Seduc
Abertas inscrições para
 Palestra sobre
Escrituração Digital, em Marabá
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) vai realizar, no dia 25 de outubro, palestra de esclarecimento para contadores em Redenção. O evento vai acontecer a partir das 18h30, na Câmara Legislativa da cidade. As  inscrições podem ser feitas  através do email  seminarioefd.redencao@sefa.pa.gov.br
A Escrituração Fiscal Digital integra o projeto do Sistema Público de escrituração Digital (Sped), que busca integrar os fiscos das três esferas de governo e os órgãos de Controle, realizando a padronização, racionalização e o compartilhamento das informações fiscais digitais. O Sped também vai substituir o atual documentário em papel por documento eletrônico com validade jurídica. O objetivo é  simplificar os processos.
No encontro haverá palestra sobre a Escrituração Fiscal Digital (EFD) com o auditor fiscal de Receitas Estaduais, Gian Antonio Cruz Toppino, e sobre Nota Fiscal Eletrônica e GTIN (código de barras), com a Fiscal de Receitas Estaduais, Rosemary  Fernandes Nascimento. Para maiores informações ligar para a Cerat Redenção: (94) 3424.0005.
Oficina de Trabalho para
implantação do Polo
Metal Mecânico no Pará
A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda participou de uma reunião na Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe) para tratar da implantação do Polo Metal Mecânico no Pará, que representa um forte incentivo ao desenvolvimento sustentável do Estado e já é uma realidade no Distrito Industrial de Marabá, no sudoeste do Estado. Na reunião entre as duas secretarias foram formadas comissões para promover a Oficina de Trabalho da Comissão Mão de Obra. O objetivo é: apresentar o atual cenário das ações de capacitação e investimentos no Pará; construir a matriz das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que impactam a formação de mão de obra para o polo metal mecânico; e definir as estratégias, diretrizes e ações do seguimento.
Vão participar da oficina representantes da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), Aços Laminados do Pará (Alpa/Vale), o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Grupo Sotreq, Companhia de Desenvolvimento Industrial do Pará (CDI) e Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos.
Acadêmicos da Uepa
 em Marabá participam
do I Encontro de Engenharias
Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e de Produção da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participam do I Encontro das Engenharias de Marabá, aberto na última segunda-feira, 3. A programação segue até o dia 5, com palestras, minicursos e visitas técnicas.
O evento, organizado pela Uepa em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade Metropolitana e Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), discute temas relacionados aos diversos setores industriais e a atuação dos profissionais da Engenharia de Minas e Meio Ambiente, de Materiais, de Produção e Civil.
A palestra de abertura, no dia 3, foi ministrada pelo diretor de Sustentabilidade da Siderurgia Norte Brasil (Sinobras), Clayton Labes. Nesta terça (4) e quarta (5), a programação prossegue com palestras e minicursos na Faculdade Metropolitana, onde também estão expostos trabalhos dos acadêmicos de Engenharia de Produção e Ambiental da Uepa. No dia 6, acontecem as visitas técnicas à Sinobras, ao Projeto Sossego, da Vale, e à Serra dos Carajás.
De acordo com a comissão organizadora, o I Encontro das Engenharias, que traz o tema ‘“Compartilhando Responsabilidades no Desenvolvimento Regional”, possibilita aos futuros profissionais a integração com empresas e com as novas tendências tecnológicas dos diversos campos da Engenharia. “O principal objetivo é aproximar as instituições que tem cursos afins e estas dos empreendimentos do setor privado”, afirma o coordenador do Campus da Uepa em Marabá, Seidel Santos.
“Nós temos dois grandes ganhos. O primeiro deles é a integração dos cursos de Engenharia de diferentes instituições. O segundo é a aproximação dos estudantes, que já tem o conhecimento teórico,da rotina de trabalhos que terão pela frente. Para isso, pensamos em palestras que falem do funcionamento e gerenciamento de projetos em empresas, visitas técnicas nos campos de atuação, além de minicursos específicos”, completa a integrante da comissão organizadora, Jholannes Souza.
Serviço:
Evento: I Encontro das Engenharias de Marabá
Data: 3 a 5 de outubro
Local: Faculdade Metropolitana - Rodovia BR 230, Km 05 – Marabá/PA
Ize Sena - Ascom/Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...