Total de visualizações de página

terça-feira, outubro 04, 2011

Moderna sala de dança facilita aprendizado de alunos







Uma moderna sala de dança, ampliada e com sistema de vídeo que facilita o aprendizado dos alunos. O espaço revitalizado foi entregue à Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), nesta terça-feira (04), pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa. “É bom ver que esses alunos, agora, podem desenvolver melhor suas atividades artísticas nesta escola, que já é um sucesso”, informa o gestor municipal.
 Para o secretário municipal de Esporte, João Amaral, trata-se de uma obra simples, porém de caráter grandioso. “É mais um investimento, que não pode ser avaliado pelo valor que ele agrega, mas pela sua importância a partir do serviço que ele oferece a uma parcela da sociedade menos assistida”, afirma.
 O espetáculo “Realengo” apresentado pela Companhia Municipal de Dança, que surgiu a partir de oficinas realizadas em sala de aula, marcou a inauguração da nova sala. Uma das alunas mais antigas da Escola Municipal de Dança de Belém, e que hoje faz parte da Companhia, lembra que a arte entrou na vida dela há mais de 15 anos.
 “Quando soube que minha mãe havia me inscrito no curso de dança não gostei, mas foi só participar da primeira aula e tudo mudou”, revela Kellen. Anos depois, a bailarina fez uma audição para entrar na Companhia de Dança e há cerca de cinco anos atua em espetáculos profissionais promovidos pela instituição. “No próximo ano concluo o curso de Dança na UFPA. Atualmente, dou aula de balé clássico para adultos em uma escola particular. Hoje, respiro dança pela manhã tarde e noite”, conta.
 A nova sala também é orgulho dos professores, segundo a coordenadora da escola, Marlene Martins. “Essa sala era um anseio antigo, de melhoria do atendimento aos alunos, e consequentemente, em realizar um trabalho de qualidade como o auxílio inclusive de vídeo”, explica.
 História - A Escola Municipal de Dança de Belém foi criada em 1991, através do Projeto Dança, vinculado ao Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (Semec), com o objetivo de atender jovens, crianças, adultos e idosos da cidade. Na época, as aulas eram realizadas na Escola Municipal Inês Maroja, e na antiga Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), hoje UFRA. A instituição trabalhava a técnica de iniciação à dança e hoje, a escola utiliza outras técnicas de dança como a moderna, clássica e a contemporânea.
 A denominação de Escola Municipal de Dança de Belém só surgiu em 2005. No ano seguinte a Coordenadoria de Esporte, Arte e Lazer (Ceal) da Semec cria a Companhia Municipal de Dança de Belém. E em 2008, tanto a Escola quanto a Companhia são incorporadas a recém criada Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), através da Coordenadoria de Projetos Especiais.

Texto: Ascom Sejel
Fotos: Oswaldo Forte

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...