Total de visualizações de página

domingo, outubro 02, 2011

Mutirão do Presença Viva atende mais de 2 mil pessoas na Pratinha

Da Redação
Agência Pará de Notícias



Com o objetivo de facilitar o acesso da população à saúde pública, o Programa Presença Viva atendeu mais de duas mil pessoas neste final de semana, no bairro da Pratinha, em Belém. Coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e pela Aeronáutica, em parceria com o programa Pro Paz Cidadania, um mutirão do programa, realizado na área da Unidade de Saúde da Pratinha, ofereceu diversos serviços médicos, como exames de baixa e média complexidade, atendimentos odontológicos e oftalmológicos, e palestras com orientações básicas sobre prevenção.
Em seis unidades móveis, os atendimentos à população começaram no sábado (1º) e se estenderam até este domingo (2). No primeiro dia de ação também houve emissão de documentos e serviços de assistência social. Além da infraestrutura e do apoio, os serviços de farmácia e do Laboratório Central do Estado (Lacen) foram oferecidos pela Sespa. “A disponibilidade de serviços de difícil acesso, como os exames de média complexidade, tem sido o diferencial”, avaliou uma das coordenadoras da ação, Socorro Bandeira. Paralelamente aos atendimentos, os casos mais urgentes foram encaminhados a hospitais da cidade.
Com a diversidade dos serviços disponibilizados, a ação atraiu não só moradores da Pratinha, como de outros bairros de Belém. “Moro na Marambaia e soube que iria ter, então resolvi tentar. Vim na intenção de fazer um eletrocardiograma que estava precisando com urgência, e acabei fazendo uma bateria de exames. Acho que é válido esses serviços serem oferecidos todos num mesmo espaço, porque às vezes a gente fica perdido, sem saber onde encontrar atendimento”, disse o aposentado João Barbosa, 67 anos.
Parceria - Uma das maiores procuras foi por atendimento oftalmológico, que entregou mais de 100 óculos. “Eu acho a parceria entre esses órgãos excelente, porque possibilita a quem não tem condições de comprar óculos de grau, por exemplo, conseguir aqui. Não tanto pela consulta, mas pelo valor dos óculos. Eu, que estou desempregada, não tenho como, e minha filha já sente dor de cabeça nas aulas”, contou Sônia Macedo, mãe de Elizandra, 9 anos.
Na programação, cerca de 130 militares do Hospital da Aeronáutica de Belém (Habe) foram mobilizados para atender a população. Segundo o diretor do Habe, coronel Walter Kischinhevsk, a atividade faz parte da missão cívico-social da Aeronáutica (Aciso) e também é a oportunidade de aproximar a instituição da sociedade. “Todos os anos realizamos essa missão. Ano passado foram três. Neste ano, essa é a primeira. A próxima já está marcada: será nos dias 26 e 27 de novembro, na comunidade das Malvinas (Sacramenta)”, adiantou o coronel.

Amanda Engelke - Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...