Total de visualizações de página

domingo, outubro 02, 2011

Corrida pela Vida mobiliza a sociedade pela doação de órgãos

Da Redação
Agência Pará de Notícias


Exemplos de superação marcaram a 4ª Corrida pela Vida, realizada na manhã deste domingo (2), especialmente pela participação de transplantados, cadeirantes, deficientes visuais e pessoas da terceira idade, que ultrapassaram seus próprios limites e deram provas de valorização da vida. A corrida é promovida anualmente pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, com a finalidade de sensibilizar a sociedade e divulgar a doação de órgãos e tecidos por meio da prática esportiva.
Com largada e chegada em frente ao Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, este ano a corrida teve como slogan "Quem espera pela doação de órgãos corre contra o tempo". Os participantes foram divididos em seis categorias: Deficientes Visuais, Cadeirantes, Terceira Idade Feminino, Terceira Idade Masculino, Geral Feminino e Geral Masculino. Eles percorreram sete quilômetros, seguindo pelas avenidas Doutor Freitas, Senador Lemos, Júlio Cezar e Almirante Barroso, retornando para a Doutor Freitas.
Os atletas começaram a chegar ao Hangar por volta das 5h30, encontrando toda a estrutura necessária, com barracas específicas para atendimento médico, entrega de chips, guarda volumes e apoio de professores da Academia Ana Unger, responsáveis pelo aquecimento. Todo o trabalho foi organizado pela empresa Mídia 4 Sport, em conjunto com a Federação Paraense de Atletismo.
As três largadas foram dadas por buzina, acionada pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco. Os primeiros a largar foram os cadeirantes e os deficientes visuais; em segundo, a categoria geral feminino e terceira idade feminino, e por último a geral masculino e terceira idade masculino.
Vencedores - Em menos de 20 minutos já foi possível conhecer o vencedor na categoria Cadeirantes. Israel Cruz Barros, que completou o percurso em 16 minutos e 38 segundos. Em 2º lugar ficou Rosivaldo Andrade, e em terceiro, Carlos Vanderley Souza. O atleta Christiano Parente foi o vencedor na categoria Deficientes Visuais, com o tempo de 23 minutos e 51 segundos. O 2º colocado foi José Albuquerque Filho, e o 3º Leonardo Magalhães.
Na categoria Geral Masculino, o 1º lugar foi conquistado por Itamar Carmo, com 18 minutos, seguido por Pedro Nascimento e Manoel Oliveira. Na categoria Geral Feminino, Edna Maria Silva foi a vencedora, com 17 minutos e 23 segundos; seguida por Mara Conceição, em 2º lugar, e Suzanira Santos, em 3º.
Na categoria Terceira Idade Feminino, a campeã foi Ângela Batalha, com o tempo de 29 minutos e 30 segundos, seguida por Odila Solano e Doralice Silva. Finalmente, na categoria Terceira Idade Masculino, o grande vencedor foi Alcides Souza, com o tempo de 21 minutos e 55 segundos. O 2º lugar ficou com Francisco Leston, e o 3º lugar com João de Deus Neves.
Os três primeiros lugares de cada categoria receberam troféus e os seguintes prêmios: um notebook aos primeiros colocados; uma TV LCD 22 polegadas aos segundos, e um Home Theater aos terceiros. Os demais receberam medalhas de participação.
Destaque - Mereceu destaque na 4ª Corrida pela Vida a participação da atleta Neide da Cunha Costa, que fez transplante de rim há seis anos e está presente desde a primeira edição da corrida, para “mostrar o que é receber um órgão e ter uma nova vida. Depois do meu transplante, me tornei uma dançarina e uma atleta, como diz o pessoal da Central de Órgãos”. Sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, Neide pediu às pessoas que declarem sua intenção de doar, "porque doar órgãos é um gesto de amor e de solidariedade, que salva vidas”.
O secretário Helio Franco fez uma avaliação positiva da 4ª Corrida pela Vida. “Não é só a corrida em si. Ela também desperta nas pessoas uma reflexão sobre a doação de órgãos. E essas pessoas trabalham essa discussão em casa com familiares, e vão disseminando dentro da sociedade a importância da doação e dos transplantes de órgãos, já que a realidade é que precisamos aumentar o número de transplantes no Estado. É preciso trabalhar muito a sociedade, mas isso está mudando, porque das 143 notificações, só 30% das famílias se negaram a doar os órgãos. Apesar de o Brasil ser o segundo país que mais faz transplantes no mundo, o número ainda é baixo em relação à demanda”, informou.
A psicóloga Telma Silva, da CNDO, também considerou positivo o evento. “Deu tudo certo. A cada ano conseguimos vencer muitos desafios. A corrida fica mais organizada e a adesão da sociedade é maior. Tivemos 1.500 inscrições, e muitas pessoas correndo que não estavam inscritas, simpatizantes da causa da doação e do transplante. Então, o objetivo foi alcançado, porque o objetivo da corrida não é a competição, mas sim a mobilização social em prol da vida”, destacou.
No Pará existem, hoje, 1.400 pacientes esperando por transplante. Já foram realizados no Estado três transplantes de rim intervivo, 40 de rim de doadores falecidos e 90 de córnea.
Homenagens - Durante a solenidade de premiação, também foi entregue o troféu “Parceiro da Vida” a Nilza Teixeira, mãe de um doador de córnea, representando todas as famílias de doadores; a Neide da Cunha Costa, transplantada de rim, representando todos os receptores de transplantes, transplantados ou não; Helio Franco, que com esforço próprio adotou a causa da doação e do transplante como meta de sua gestão; a jornalista Roberta Vilanova, coordenadora da Assessoria de Comunicação da Sespa, representando todos os departamentos e funcionários da Secretaria que contribuíram para a realização do evento e outras ações da Central de Transplantes; Pedro Anaisse, diretor geral do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, instituição que mais notificou possíveis doadores para a CNCDO entre 2010 e 2011, e a servidora da Sespa Maria de Lourdes de Lima Oliveira, a funcionária mais antiga do setor de transplante, representando ainda todas as pessoas que trabalham ou já trabalharam na CNCDO desde sua instalação, em 1999.
Não estavam presentes, mas foram agraciados com o troféu Parceiro da Vida, Helder Murari Borba, coordenador geral do Sistema Nacional de Transplantes; Bem-Hur Ferraz Neto, presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), entidade médica civil e sem fins lucrativos, que fomenta a doação e o transplante no Brasil; Maria Graça Borges Jacob, diretora do Hospital Ophir Loyola (HOL), instituição que mais realizou transplantes entre 2010 e 2011, e Antônio Cesar Neves,  presidente da Unimed Belém, pela parceria de 10 anos na remoção de pacientes nos processos de doação e transplantes no Estado.
Os alimentos arrecadados com a inscrição dos atletas foram doados às seguintes entidades: Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo, representada pela professora Ana Braga; Abrigo Especial Calabriano - Espaço de Acolhimento Provisório Especial (EAPE); Associação Paraense dos Amigos do Fígado (Apaf), representada por seu presidente, Benedito Ferreira, e Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará (ARCT-PA), representada por seu presidente, Aroldo Teixeira.
A 4ª Corrida pela Vida contou com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Federação Paraense de Atletismo, Hangar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar, Guarda Municipal, Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), 1ª Regional de Saúde da Sespa, Hospital do Pronto Socorro Municipal e Unimed Belém.

Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...