Total de visualizações de página

sábado, outubro 08, 2011

Pavulagem arrasta brincantes pelas ruas de Belém

 (Foto: Shamara Fragoso)
O Arrastão do Pavulagem chegou por volta das 13h de hoje (8) à Praça do Carmo, finalizando o cortejo que homenageia Nossa Senhora de Nazaré. No encerramento, os brincantes tocaram a "Valsa do Corró-Corró". No momento, o público aguarda o início dos shows, que vão até as 17h. O Arraial do Pavulagem será o primeiro a se apresentar.
O Arraial do Pavulagem iniciou o cortejo por volta das 11h30, após a chegada da Imagem Peregrina na Escadinha da Estação das Docas. A concentração começou às 10h da manhã, na Boulevard Castilhos França, com destino à Praça do Carmo, na Cidade Velha. A previsão da organização do Pavulagem é reunir um público de 2 mil pessoas.
Por volta das 12h30, o Arrastão parou na Praça do Relógio, no Ver-o-Peso, para aguardar a chegada de mais brincantes, que se dispersaram para participar de um banho de cheiro. A organização do evento também aguardava o reforço de segurança do Batalhão da Polícia Militar, pois, até então, não havia nenhum reforço policial acompanhando o Arrastão.
SAÍDA
Com chapéus de fitas coloridas e tambores, cerca de 150 brincantes saudaram a chegada da Virgem de Nazaré ao som de "Vós Sois o Lírio Mimoso", tocada em ritmo de mazurca. Ao longo do cortejo outras canções foram executadas, até a parada final na Praça do Carmo, local do grande show repleto de convidados especiais.
Ronaldo Silva, idealizador do Pavulagem, falou como surgiu a iniciativa: "O Arraial é uma tradição que já se estende há 25 anos. A ideia de promover o Arrastão do Círio surgiu no ano de 2000, quando percebemos que o Pavulagem congregava pessoas das mais variadas religiões, e que na época do Círio, seria o momento ideal para promover esse encontro e expandir a ação cultural que já desenvolvemos".
Mestre Cardoso é um deles.  Aos 78 anos, o guardião do Boi Ouro Fino, veio de Ourém para integrar o coro do Arrastão, ato que repete desde 2002 com muita alegria. "Eu fico demais feliz em participar desse encontro que também me dá a chance de ficar pro Círio e mais perto da Nossa Senhora", disse Cardoso.

(DOL)

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...