Total de visualizações de página

domingo, outubro 02, 2011

SAÚDE: O destaque é para a doação de leite na Santa Casa

Sespa participa da
Feira Paraense de
Tecnologia Assistiva da Uepa
A diretoria do Departamento de Atenção Especializada, Ambulatorial, Hospitalar e de Reabilitação (Daer), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), participa da I Feira Paraense de Tecnologia Assistiva, Acessabilidade e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência no estande do Governo do Estado. Promovida pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), o evento será encerrado neste sábado (1º), no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (Ciic).
Inédita na Região Norte, a feira reúne fabricantes de equipamentos e tecnologias para pessoas com deficiências. O espaço do Ciic tem sido também utilizado para discutir leis e melhorias na qualidade de vida, tecnologias assistivas disponíveis, condições de acessibilidade e geração de emprego. "São tantos outros assuntos que despertam o interesse de um numeroso e, invariavelmente, esquecido público, que soma quase 27 milhões de brasileiros. A feira será destinada não somente a pessoas com deficiências, mas também a seus familiares e profissionais do setor de inclusão, reabilitação, acessibilidade, educação e tantos outros", destaca a organização do evento.
A feira é aberta ao público e tem a participação de várias empresas voltadas para este setor. Nos estandes, pode-se conferir a demonstração dos equipamentos e mobiliários expostos. Além da Sespa, outros órgãos estaduais atuam no evento, como a Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Sofrimento Psíquico (Codesp), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh); Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Premiação - Ainda como parte da programação foi instituído o I Prêmio de Tecnologia Assistiva da Região Norte, voltado às iniciativas que desenvolvem recursos auxiliares às atividades das pessoas com deficiência, nas áreas físicas, sensoriais, intelectuais, psicológicas ou sociais.
A premiação acontece neste sábado. Os três primeiros colocados em cada categoria ganharão troféus, pen drives e certificados. Os demais ganharão pen drive e certificado. A coordenação do evento recebeu a inscrição de 40 trabalhos e selecionou 14 para concorrer ao prêmio, nas categorias “Projetos tecnológicos inovadores”, “Profissionais e estudantes do ensino médio”, “Profissionais e estudantes do ensino superior” e “Menção honrosa”, destinada a profissionais de outras regiões do país.
Foram inscritos projetos na forma de protótipo ou relato de experiências que obtiveram resultados. Tecnologias já implantadas também puderam concorrer. A premiação é restrita a participantes da Região Norte. Os inscritos de outras regiões do país terão a oportunidade de expor seus projetos, mas não concorrem ao certame.
Serviço: I Feira Paraense de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência acontece até 1º de outubro, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (Ciic), na Avenida Almirante Barroso, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo. Mais informações pelos fones (91) 3277-1909 / 9985-0584 / 8200-6296, e-mail anairene@gmail.com ou site http://forumdetecnologiaassistiva.com.br

Mozart Lira - Sespa (Com informações das Assessorias de Comunicação da Uepa e Sejudh)
Santa Casa quer sensibilizar
população no Dia Nacional
da Doação de Leite
Uma série de ações destinadas a sensibilizar novas doadoras marcará a programação desenvolvida pelo Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia do Pará e pelo grupo Bombeiros da Vida, alusiva ao Dia Nacional de Doação do Leite Humano, comemorado neste sábado (1º). A programação começará na próxima segunda-feira (3), com orientações voltadas ao público interno da Santa Casa. “Vamos distribuir folders e cartazes mostrando a importância das doações de leite e vidros (para acondicionar o leite)”, informou Vanda Marvão, nutricionista do Banco de Leite Humano (BLH).
As atividades prosseguirão até sexta-feira (7), quando será realizado o trabalho de sensibilização com os turistas que chegam a Belém, principalmente em função da festividade do Círio de Nazaré, em hotéis e agências de viagens. “Percebemos que algumas mães que estão amamentando vêm participar de eventos em Belém e podem ser doadoras, já que ficam com as mamas muito cheias e precisam retirar o excesso de leite. Em vez de desprezar esse leite, se souberem da existência do Banco elas poderão nos procurar para doar”, ressaltou Cynara Souza, gerente do BLH. Em setembro, uma estudante de Fonoaudiologia que participava de um congresso em Belém doou 600 ml de leite em uma visita ao Banco.
Para atender os bebês internados na Santa Casa, o BLH precisa ampliar o número de doadoras. Atualmente, 305 mulheres fazem a doeção, garantindo o melhor alimento a uma parte dos recém-nascidos internados.
O Dia Nacional da Doação de Leite Humano foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2003, por meio da Portaria nº 1.893/GM, para destacar a importância de se garantir leite humano a bebês que, principalmente por motivo de doença, ficam impossibilitados de mamar no seio materno.
Para a tenente coronel Silvia Cruz, coordenadora do grupo Bombeiros da Vida, a data é ocasião para sensibilizar a população, mas principalmente de agradecimento a mais de 300 doadoras. “É um ato heroico dessas mães que amamentam seus filhos e ainda conseguem dedicar um pouco de si a outros bebês”, ressaltou.
Programação de Sensibilização
Segunda-feira (3) - Público interno da Santa Casa
Terça-feira (4) - Unidades de Saúde
Quarta-feira (5) - Maternidades
Quinta-feira (06) - Doadoras de Leite do BLH
Sexta-feira (7)  - Hotéis e Agências de Viagens
Ascom/Santa Casa
Corrida pela Vida
atinge meta de 1.500 inscritos
A 4ª Corrida pela Vida, que será realizada neste domingo (2), com saída às 6h30, em Belém, atingiu a meta de 1.500 inscritos, estabelecida pela equipe da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), instituição promotora do evento.
Com o tema "Quem espera pela doação de órgãos corre contra o tempo", a corrida é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro, e tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e difundir a doação de órgãos e tecidos por meio da prática esportiva, associando o tema, geralmente ligado ao risco de doença e morte, aos conceitos de saúde, qualidade de vida, solidariedade e compromisso social.
O evento contará com a presença do secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, representando o governador Simão Jatene; do coordenador da CNCDO, André Luiz Rodrigues, de diretores de hospitais públicos, do presidente da Federação Paraense de Atletismo, Ronaldo Lobato, e de representantes de outras instituições parceiras.
Para a realização da 4ª Corrida pela Vida foi fundamental o apoio recebido da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Federação Paraense de Atletismo, Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar, Guarda Municipal, Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), 1ª Regional de Saúde da Sespa, Hospital do Pronto Socorro Municipal e Unimed Belém.
Categorias - Os participantes estão divididos em seis categorias: I- Deficientes Visuais, na qual é obrigatório o uso de venda; II- Cadeirantes; III-Terceira Idade Feminino, a partir de 60 anos; IV- Terceira Idade Masculino, a partir de 60 anos, V- Geral Feminino, e VI- Geral Masculino.
Respeitando o que recomenda a Federação Internacional de Atletismo para atletas amadores, a corrida terá largada às 6h30 em frente ao Hangar, na Rua Brigadeiro Protásio, para um percurso de sete quilômetros, seguindo pelas avenidas Doutor Freitas, Senador Lemos, Júlio Cezar, Almirante Barroso e retorno para a Doutor Freitas.
Os três primeiros lugares de cada categoria receberão troféus e os seguintes prêmios: aos primeiros colocados um notebook; aos segundos uma TV LCD 22 polegadas, e aos terceiros colocados um Home Theater. Os demais receberão medalha de participação.
Para Ronaldo Lobato, a Corrida pela Vida pretende alertar e mobilizar a sociedade para a importância da doação de órgãos no Estado. “Com essa mobilização feita pela CNCDO, Sespa e instituições parceiras, quem ganha é a população”, ressaltou.
Durante a solenidade de premiação, também serão entregues o troféu “Parceiros da Vida” a algumas personalidades, e certificados a instituições parceiras. Os alimentos arrecadados com a inscrição dos atletas serão doados às seguintes entidades: Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo, Abrigo Especial Calabriano - Espaço de Acolhimento Provisório Especial (EAPE), Associação Paraense dos Amigos do Fígado (Apaf) e Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará (ARCT-PA)
Situação atual - Segundo a CNCDO, existem 1.400 pacientes esperando por transplante no Pará, dos quais 313 estão clinicamente aptos para transplante de córnea e 185 para transplante de rim. São considerados aptos os que estão com os exames atualizados.
Este ano, a Central recebeu 144 notificações de possibilidade de doação, sendo 83 por morte encefálica e 61 por parada cardiorrespiratória. No entanto, 35 famílias se recusaram a doar os órgãos do parente falecido, o que corresponde a aproximadamente 30% das notificações. Até o momento são registrados 73 doadores efetivos.
Quanto a transplante, foram realizados no Pará três de rim intervivo, 40 de rim, com órgãos retirados de falecidos, e 90 transplantes de córnea. Além disso, o Estado recebeu da Central Nacional de Transplante (CNT) 36 córneas e 15 rins, mas enviou para a CNT 12 rins e 11 fígados.
Roberta Vilanova – Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...