Alertando a sociedade e combatendo preconceitos, cerca de dois mil idosos caminharam pelas ruas de Belém, na manhã deste sábado (01) em prol do “Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno”. A caminhada saiu às 8h da manhã da praça da República, indo até praça Batista Campos, com uma série de atrações culturais.
De acordo com o prefeito Duciomar Costa, que participou da caminhada desde a concentração, a sociedade brasileira ainda tem de avançar muito nas questões que envolvem o cidadão idoso. “Entre os avanços que devemos buscar, está o fim do preconceito com a pessoa idosa, que acima de tudo, tem de ser extremamente valorizada e respeitada. Temos de mostrar a todos que ser idoso não é sinônimo de ser doente ou incapaz. Aqui em Belém principalmente, já estamos há um bom tempo avançando em nosso amadurecimento, quando incentivamos os programas de atenção à saúde do idoso, quando instalamos as academias ao ar livre, fomentando todo tipo de iniciativa aos esportes na terceira idade, isso significa, com toda certeza, uma melhor qualidade de vida aos nossos cidadão idosos de Belém”, concluiu.
A Caminhada pelo “Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno”, é uma iniciativa inédita na capital, promovida pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O evento encerrou a extensa programação que a Sesma realizou em comemoração à Semana Municipal do Idoso e ao Dia Mundial do Idoso, celebrado no dia 01 de Outubro.
As Unidades Municipais de Saúde de Belém realizaram programações para seus pacientes idosos, com palestras sobre nutrição na terceira idade, hipertensão, aulas de ginástica chinesa e fisioterapia, festas de confraternização e cafés da manhã especialmente servidos aos idosos das Unidades.“Os trabalhos e serviços que realizamos durante nossa Semana Municipal do Idoso já se tornaram um marco na historia de Belém, entrando definitivamente para nosso calendário. Desde o inicio sempre foi nosso maior desejo, que os idosos sentissem que estão mais acolhidos e assistidos do que nunca. Assim como oferecemos serviços de saúde, também lutamos pelo respeito e pelos direitos de nossos idosos, que são nosso bem maior. Toda a sociedade que não respeita o seu passado e sua história nunca poderá vislumbrar seu futuro de forma completa.”, afirma a Secretária Municipal de Saúde, Sylvia Santos.
Na última sexta-feira (30/09), ainda na programação da Semana Municipal do Idoso, a Sesma atendeu cerca de 3.500 idosos na praça Batista Campos, com serviços de consultas de clínica médica, ortopedia, traumatologia, ginecologia, urologia, oftalmologia,cardiologia, prevenção contra câncer de boca, mama e próstata, além de orientações nutricionais e cuidados sobre os perigos das quedas para os idosos.
Ao final da Programação da Semana do Idoso, neste sábado (01) a titular da Sesma sorteou brindes entre os presentes, além das homenagens especiais a pessoas que foram escolhidas por meio de eleições entre os grupos de idosos de todas as Unidades de Saúde de Belém. Dona Albanize Mourão Duarte, 75, do UMS do Maguari, recebeu das mãos da secretária Sylvia Santos o titulo de “Idosa Exemplo de Superação”. “Eu tenho um filho com problemas mentais e por causa da osteoporose eu estava quase paralitica, eu vivia em uma cama sem poder me levantar. Mas quando fui ao posto de saúde do Maguari, a minha assistente social de lá, a Drª Sandra, me encaminhou para fazer Tai-chi, aeróbica, caminhadas e ginástica na Unidade. Desde este momento minha vida mudou e eu voltei a andar. Há quatro anos, para mim era impensável fazer uma caminhada como a que eu fiz hoje, ainda mais dançando como eu estava fazendo com as minhas amigas. Eu devo grande parte da minha felicidade aos meu amigos da UMS do Maguari”, afirmou D.Albanize, emocionada.
Vinda de Curitiba há três dias, para ver o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a aposentada, Regina Cardoso, 69, por curiosidade acompanhou as programações da Semana Municipal do Idoso de Belém e se disse surpresa. “O povo de Belém é muito acolhedor, gentil e participativo. Moro no Paraná há 20 anos e faço parte de grupos da terceira idade, mas sou gaúcha de nascimento e posso dizer que, nunca em minha vida, vi algo assim. O interesse das pessoas em participar e o amor com que os profissionais envolvidos trabalham é algo impressionante. Belém está de parabéns pelo carinho com que trata seus idosos”, disse.
Texto: Fernando Diniz / Ascom Sesma
Edição:Comus
Nenhum comentário:
Postar um comentário