Total de visualizações de página

quinta-feira, janeiro 12, 2012

BELÉM 396 ANOS: Comemorado em grande estilo

Muitas foram às comemorações pelo aniversário de 396 anos de Belém, na manhã desta quinta-feira, 12 de janeiro. Logo às seis da manhã uma alvorada de fogos marcou o início dos festejos, seguida por missa, entrega de viaturas, inauguração devia pavimentada, assinatura do BRT e parabéns com direito a bolo de 25 metros de comprimento.
Durante a missa, o arcebispo Dom Alberto Taveira, destacou a importância da data. “É sempre uma alegria comemorarmos o aniversário de Belém  e a Arquidiocese sejá está se preparando desde 2007para a celebração dos 400 anos de evangelização da Amazônia. Celebraremos os400 anos da presença da Igreja aqui na Amazônia, a fundação de Belém e o início da evangelização”, afirmou.
Em seguida, o prefeito fez a entrega de 12 novas viaturas e 10 motocicletas para Guarda Municipal de Belém, um reforço de mais de 200% na frota de veículos operacionais da GMB.  A cerimônia de entrega das viaturas e motocicletas aconteceu às 10 horas, em frente ao Palácio Antônio Lemos.
Coma nova aquisição, a GMB passou a contar com 18 viaturas operacionais e 21motocicletas. A frota atual é de seis viaturas próprias e 11 motocicletas. É a maior aquisição já feita nos 20 anos de história da corporação que começou,em 1991, com apenas cinco viaturas e uma motocicleta.
Após a cerimônia, Duciomar seguiu para a Rodovia Augusto Montenegro onde inaugurou a rua de número 2.500 do Programa de Asfaltamento, que leva o nome do político,militar e um dos mais importantes ministro dos Transportes que o Brasil já teve,Mário Andreazza, no bairro Parque Guajará. A inauguração aconteceu em meio a uma grande festa, com direito a um bolo de 20 metros e o canto do famoso “Parabéns pra você!”para Belém.
Socorro Ande, que há oito anos mora na Rua Mário Andreazza, expressou sua alegria numa única palavra: "Civilidade".Ela não se disse surpresa, e sim satisfeita, por morar numa rua da periferia,com qualidade de vida. "Aqui mora uma população carente e a primeira idéia é que seriamos os últimos a serem beneficiados. Isso não é verdade. É muito bom morar numa rua limpa, asfaltada e iluminada", elogiou.
A Rua Mário Andreazza tem 850 metros de extensão,com 11 metros de largura. Ela recebeu drenagem, meio fio, linha d'água, calçadae asfalto e iluminação nova. A obra custou 850 mil reais. "É a rua 2.500de nossa gestão, número que reforça o compromisso assumido com as comunidades,de melhorar a qualidade de vida da população", destacou o prefeito de Belém, Duciomar Costa.
Outro grande presente para toda a população de Belém foi a assinatura do projeto de implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT), planejado para beneficiar mais de 600 mil pessoas que são usuárias do corredor de tráfego que vai de Icoaraci até São Brás. O modelo de transporte rápido é construído sobre caneletas e possui um corredor de ônibus exclusivo, garantindo agilidade, com redução do tempo de viagem em até 70%. O novo corredor viário vai ligar o distrito de Icoaraci ao bairro de São Brás, terá paradas climatizadas a cada700 metros e sistema de bilhete antecipado.
O projeto prevê três estações. Uma em São Brás, outra no Entroncamento e a última em Icoaraci. O sistema deverá atender toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). Ao todo serão 20 quilômetros de pistas, monitoradas pelo Centro de Controle Automatizado com capacidade para atender cerca de 45 mil passageiros por hora.
Homenagem – Outra tradição alusiva ao aniversário da cidade, a comenda de maior reconhecimento do Município de Belém, denominada Francisco Caldeira de Castelo Branco, será entregue na noite de hoje, 12, para 25agraciados que se destacaram no ano de 2011. A medalha será entregue pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa, em cerimônia especial de aniversário da cidade no Palácio Antônio Lemos, a partir das 19h.
A condecoração, que carrega o nome do fundador da capital paraense, já faz parte do calendário oficial de aniversário de Belém e com a outorga da comenda, a Prefeitura  homenageia  pessoas, estabelecimentos, instituições e autoridades que de alguma maneira contribuíram para o sucesso da Administração Municipal durante o ano de 2011.
Serão os agraciados os empresários Alaci Correa e Antônio Danúbio Lourenço da Silva(Post Mortem), Promotor Arnaldo Célio da Costa Azevedo, Professor Doutor Carlos Edilson de Almeida Maneschy, Conselheiro Cipriano Sabino de Oliveira Junior,Desembargadora Dahil Paraense de Souza, Delegado Eder Mauro Barra, Eduardo Neves, Elizonete Soares Queiroz (Nenete), Promotora Fábia Melo Fournier, Fábio Rezende Sicília, Hospital Universitário Bettina Ferro, Delegada Ione Maria Coelho Pereira, Conselheiro José Carlos Araújo, José Guataçara Correa Gabriel,Desembargador José Maria Quadros de Alencar, Padre José Ramos das Mêrces, Pastor Lourival Matos Pereira, Luiz Pereira de Moraes Filho (Luiz Pardal),Mendes Publicidade, Restaurante Remanso do Peixe, Silvia Helena Barbosa Randel,Sindicato dos Panificadores, Tereza Lusia Mártires Coelho Cativo Rosa e Therezinha Moraes Gueiros.

Texto: LucianaBenicio e Gilson Farias / Fotos: AdrianoMagalhães





Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...