Total de visualizações de página

quinta-feira, janeiro 12, 2012

BELÉM 396 ANOS: Exposições retratam o passado e o presente de Belém

O Museu de Arte de Belém (Mabe) comemora os 396 anos da capital paraense com quatro exposições que retratam a história e o presente da cidade. “Acervos Contemporâneos”, “Belle Époque Equatorial”, e a reedição das mostras “EntreImagens e Memórias do Poder” e “Janelas do Passado Espelhos do Presente”estarão abertas ao público a partir desta quinta-feira (12).
Saindo do espaço físico do Mabe, a exposição “Belle Époque Equatorial” será aberta às10h, desta quinta-feira (12), no Palacete Pinho, entregue totalmente restaurado aos belenenses há exatamente um ano. Na mostra, parte do acervo da Belle Époquedo Museu de Belém estará representada por objetos com um grande rebuscamento artístico, como os mobiliários Luis XV e Luis XVI, ânforas, vasos, estatuetas, esculturas e telas, que retratam a ascensão de uma elite consumidora de produtos e hábitos europeus na época do Ciclo da Borracha.
Já na sexta-feira (13), será a vez da abertura da exposição “Acervos Contemporâneos”.Composta de 24 obras representativas da pintura contemporânea do acervo doMabe, a Exposição “Acervos Contemporâneos” conta com participação designificativos artistas paraenses, como Emmanuel Nassar, Dina de Oliveira, PP Condurú, Geraldo Teixeira, Jorge Eiró, Acácio Sobral, Marinaldo Santos, EmanuelFranco, Valdir Sarubbi e Haroldo Baleixe, entre outros. As obras produzidas nadécada de 1980 até os anos 2000 estarão expostas na Sala Theodoro Braga, no Mabe, a partir das 10h.
Com duas mostras inéditas, o Museu aproveita para reeditar as exposições “Entre Imagense Memórias do Poder” e “Janelas do Passado Espelhos do Presente”. A primeira,localizada na Sala Antônieta Santos Feio – térreo do Palácio Antônio Lemos,expõe retratos da galeria de intendentes e prefeitos que integram o seu acervo, além da história sobre a sede do poder municipal da cidade de Belém, o próprio Palácio Antônio Lemos.
No Salão verde do Museu, o público confere a exposição permanente “Janelas do Passado Espelhos do Presente”, aberta em outubro de 2011. São 195 obras entre pinturas, bronzes, porcelanas,  cerâmica e mobiliário de época.
Serviço - As exposições do Museu de Arte de Belém estarão abertas à visitação a partir desta quinta-feira, 12. O Mabe fica no Palácio Antônio Lemos e está aberto de terça-feira a sexta-feira, de 10h às 17h; sábados, domingos e feriados de 9h às13h. O Palacete Pinho fica na Rua Dr. Assis, s/n, Cidade Velha, e estará aberto ao público, também, de terça-feira a sexta-feira, de 10h às 17h; sábados,domingos e feriados de 9h às 13h.

Texto: Vanda Duarte –Ascom Fumbel

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...