Total de visualizações de página

quinta-feira, janeiro 12, 2012

BELÉM 396 ANOS: Prefeitura presenteia Belém com entrega de obras e serviços públicos










As portas de completar 396 anos de história, na próxima quinta-feira (12), Belém tem do que se orgulhar. Ações realizadas em 2011 pelo Poder Executivo em Belém geraram frutos positivos para população da capital paraense. Várias obras estruturais importantíssimas foram entregues, como o Pórtico Metrópole, reformas de unidades de saúde e escolas, revitalização da Avenida Marques de Herval e do Mercado de Carne, dentre outras.
Para o prefeito Duciomar o 396° aniversário da cidade tem um significado especial para sua gestão. “Eu me sinto satisfeito com os resultados que a gente alcançou. É óbvio que nós gostaríamos de realizar ainda mais coisas, mas é preciso entender a situação que nós recebemos o município. Há muito tempo que Belém não realiza grandes obras. Eu diria que há quase um século” destaca o prefeito.
A cidade ganhou mais vida, e passou a ficar mais bonita e iluminada, com a implantação de mais de dois mil novos pontos de iluminação pública, em diversos bairros de Belém, garantindo mais segurança para a população.  Além do plantio de mais de cinco mil mudas de arbóreas na capital e distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci.
A inauguração do Pórtico Metrópole, ocorrida em outubro, trouxe mais segurança na travessia dos pedestres e fluidez no trânsito de veículos, além da delimitação dos municípios de Belém e Ananindeua. O Pórtico Metrópole é um projeto inédito em todo o Brasil, pois é a única passarela concebida com escadas rolantes e elevadores, que atende a lei federal de Acessibilidade, nº 10098, em todos os seus aspectos.
Este ano a Prefeitura investiu na qualificação profissional de mais de 30 mil pessoas, através dos 57 cursos ofertados pelo Fundo Ver-o-sol. Ao todo já são mais de 120 mil pessoas qualificadas. Agora em dezembro, o Fundo ver-o-sol, lançou mais uma programa que irá contemplar os estudantes de baixa renda com a implantação do Programa de Formação Profissional de Belém – Proformar.
Proformar - Irá conceder bolsas integrais ou parciais a estudantes de curso profissionalizantes de ensino médio, de graduação ou sequenciais de formação especifica em instituições privadas de nível superior. Em contra partida, o aluno assumirá compromisso de prestar serviços em sua área de estudo, de forma não remunerada, para a Prefeitura de Belém, durante ou após a formação, correspondente ao valor da bolsa.
Educação - Na rede municipal de ensino foram investidos cerca de 12 milhões na parte estrutural das escolas, visando a segurança e a tranquilidade dos alunos e garantindo um aprendizado de qualidade. Trinta e três escolas foram reformadas e seis novas começaram a ser construídas e previstas para serem entregues a partir de fevereiro de 2012, totalizando um investimento de mais de 6 milhões.
Os professores foram qualificados e reconhecidos. Foram inauguradas mais de 14 escolas. Na educação infantil Belém só tinha 26 escolas, hoje são 41, incluindo as 6 Eco-Escolas. O ensino fundamental tinha 59 escolas, hoje tem 63 e mais 6 serão inauguradas ainda este ano.
As escolas das ilhas são um bom exemplo, com merenda de qualidade e em muitas são usados insumos dos produtores da comunidade. Hoje essas escolas têm banheiros de qualidade, boa iluminação e gerador próprio. Todas as escolas da rede municipal foram reformadas, tem biblioteca e quadra coberta. Nós também investimos no transporte escolar. Por tudo isso, considero a educação um ponto forte no nosso município.
As comunidades de Mosqueiro, Outeiro e Tapanã foram contempladas, cada uma, com a implantação de uma ecoescola, ofertando mais 900 vagas para população. O novo conceito de educação infantil desenvolve o aprendizado diferenciado, utilizando não só a pedagogia como forma de aprendizado, como também a estrutura da escola e suas diversidades, facilitando no desenvolvimento de múltiplas inteligências do aluno.
Em 2011 foram revitalizadas 41 bibliotecas e 29 construídas, incluindo a região insular com implantação nas Unidades Pedagógicas (UP’s) e Unidade de educação infantil (UEI’s), todas mobilhadas com mesas, cadeiras, estantes, centrais de ar, bibliocantos, computadores, baús, além de uma qualificação em todo acervo bibliográfico presentes nas bibliotecas com livros de literatura infantil, infanto-juvenil e técnicos de educação, com a intenção  de despertar e incentivar os alunos e às famílias no acesso democrático à biblioteca, livro e leitura.
A merenda escolar ganhou um cardápio variado e nutritivo, são mais de 70 itens entre macarrão, carne, peixe, frango, açúcar, iogurte e leite. Há oito anos, 70% da merenda escolar eram enlatados como sopas e outros alimentos industrializados. Hoje eles não chegam a 10%. A alimentação mais nutritiva e com poucas calorias é listada por uma equipe de nutricionistas e as merendeiras tiveram cursos preparatórios para aprenderam dicas de como preparar uma boa refeição.
Saúde - Em Belém e no distrito de Mosqueiro, os principais hospitais foram revitalidaos. No HPSM Mário Pinotti 65 novos leitos foram entregues no novo anexo, nova ala pediátrica, de terapia intensiva e bloco cirúrgico. No Hospital Geral de Mosqueiro, foram entregues 22 novos leitos adultos e pediátricos, salas de cirurgia, pediatria, sala de parto.
Para o Prefeito umas das grandes preocupações é com a saúde preventiva. “Vamos continuar ampliando o Programa ‘Saúde da Família’ um maneira de cuidar da saúde de maneira preventiva”.
Um dos maiores investimentos feito em saúde foram as mais de 2500 ruas asfaltadas com saneamento básico. Belém tinha apenas 1604 ruas pavimentadas. As outras ruas estavam na companhia de poeira, lama, água parada, isso tudo elevava os problemas de saúde da população. Em 7 anos nós foram asfaltamos com drenagem mais de 2500 ruas. “Isso é saúde para a população verdadeiramente.
As obras do maior programa de macrodrenagem dessa cidade, estão aceleradas, ela atinge diretamente 10 bairros da cidade, mas de 300 mil pessoas serão beneficiadas diretamente.
Incentivar à prática de atividades esportivas e promover a qualidade de vida também esteve nas grandes realizações da gestão Duciomar em 2011, com a entrega de mais duas academias ao ar livre, uma na Av. Marquês de Herval inaugurada em março e a outra no mês de julho na Praça Princesa Isabel, em Mosqueiro. Ao todo são cinco academias e a previsão é que outras nove sejam instaladas no próximo ano.
Outro grande investimento foi a reforma e ampliação do Ginásio “Mestre 70”, espaço poliesportivo inaugurado em 1999. Além de passar por revisão geral na parte hidráulica e elétrica, troca completa do telhado, o local também foi ampliado com a construção de arquibancadas, com capacidade de receber em torno de 150 pessoas; palco, salas de brinquedoteca e livroteca, de dança, banheiros, camarins e lanchonete, Telecentro Br (programa do governo Federal executado no Município e que permite o acesso a internet pela população de baixa renda).
No funcionalismo público, os servidores foram contemplados com a implantação da Escola de Gestão Pública do Município (EGP), que disponibiliza mensalmente uma gama de diferentes cursos de capacitação, visando a qualificação profissional e pessoal daqueles contribuem diariamente para a execução dos trabalhos da PMB.
Outro avanço foi na informatização dos processos  de consignação, com  adequação da porcentagem de valores de empréstimo para 30%, sancionado por lei, quando anteriormente o servidor comprometia praticamente todo seu salário de maneira descontrolada.
Um marco desta administração foi o aumento em 70% na inclusão de aposentadorias em um período de 12 meses, um saldo positivo latente para toda a categoria. Outro investimento foi a  criação do Cartão Servidor, um cartão de descontos  com algumas instituições de ensino fundamental, médio e superior, abrangendo todo quadro funcional da Prefeitura Municipal de Belém e seus dependentes.
E para fechar o ano com chave de ouro, a prefeitura lançou a publicação de três editais para Concursos Públicos, na Companhia de Trânsito de Belém (Ctbel), ofertando 95 vagas para Agente de Trânsito e 22 vagas para Agente Administrativo; no Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb), com 266 vagas; na Secretaria Municipal de Administração (Semad), com 1.500 vagas temporárias para Agente de Serviços Urbanos e com a publicação do edital da Secretaria Municipal de Educação (Semec), ofertando 1.298 vagas.

Texto: Izabelle de Mesquita / Fotos: Arquivo Comus
Postar um comentário

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...