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sexta-feira, janeiro 13, 2012

Joias e acessórios do Pará são expostos no Senac Fashion Business

                A primeira coleção de joias e acessórios de moda produzida por profissionais do Polo Joalheiro do Pará está nas vitrines do 19º Senac Rio Fashion Business – outono/ inverno 2012, que acontece até sexta-feira (13), no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, Rio de Janeiro.  Considerada a maior bolsa de negócios da América Latina, o evento conta pelo segundo ano consecutivo com trabalhos de designers, ourives, lapidários e artesãos paraenses.
                Além de 27 peças selecionadas da coleção “Manualidades – lapidando tendências”, expostas no estande “Mãos”, organizado pela consultora de estilo e jornalista de moda Cristina Franco, o Polo Joalheiro do Pará também levou para o Senac Rio Fashion Business o catálogo da coleção e o colar “Força sobrenatural”, criado pela designer Júlia Mendes.
                A coleção, criada ano passado durante um workshop coordenado por Cristina Franco em Belém, foi uma das atrações da Casa Cor Pará 2011, no Espaço Empreendedor, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
                Inovadora, a coleção destaca formas e peculiaridades da Amazônia, desde bolsas no formato de cupuaçu, fruto típico da região, como colares com fibra de curauá, cintos, anéis, braceletes e até um pingente porta terço, produzidos pelas empresas Amazonita, Amorimendes, Brilho da Amazônia, Camilla Amarall, Danatureza, D'Sales, Hanna Mariah Joias, HS Criações, Ivete Negrão, Joiartmiro, Loja UNA, Montenegro’s, Ourama, Ourogema, Sila Brasila e Zeus.
“Na primeira participação do Polo no Fashion Business levamos apenas seis peças, mas voltamos a Belém com vários negócios encaminhados. Agora, já participamos com quase 30 peças, incluindo as da coleção Manualidades e o colar inspirado na lenda da ‘Quem-te-dera’, um ser mítico do folclore do interior do Pará, mais precisamente do município de Irituia (no nordeste paraense)”, informa Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição gerenciadora do Polo Joalheiro do Pará.
Quem-te-dera – A lenda da mulher que subjuga os homens pela força física serviu de inspiração para a designer paraense Júlia Mendes, autora da coleção de joias “Quem-te-dera”, apresentada por ela como trabalho de conclusão do curso de design de moda da Faculdade Estácio de Sá/ FAP, e exposta no Espaço São José Liberto durante a última edição da feira Pará Expojoia – Amazônia Design, em dezembro último.
                Júlia Mendes, que ficou seduzida pela lenda da “Quem-te-dera”, decidiu trabalhar sobre o tema com o objetivo de “resgatar essa lenda feminina e forte”, de uma mulher que durante o dia parece uma pessoa qualquer, mas à noite, sob o luar, transforma-se em um ser sobrenatural, que hipnotiza e domina os homens com um chicote. Transformados em cavalos, os homens são chicoteados para obedecer aos caprichos da “Quem-te-dera”.
O colar “Força sobrenatural”, exposto no Fashion Business, é feito em ouro, chifre, ônix, quartzo fumê, madrepérola e alumínio, material Júlia vem usando na joalheria desde 2010. A diretriz de fortalecer, cada vez mais, o elo entre joia artesanal e moda, incentivada nos últimos anos pelo Polo Joalheiro do Pará, está em plena harmonia com as tendências do mercado nacional, destaca Rosa Helena Neves.
                Segundo uma pesquisa de amostragem feita em outubro de 2011 pelo Instituto Ipsos, 92% dos brasileiros consomem produtos de moda, especialmente roupas e calçados. A pesquisa foi feita, conforme o site oficial do 19º Senac Rio Fashion Business, com mil pessoas em 70 cidades das nove maiores regiões metropolitanas do país, por encomenda da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ).

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