A
primeira coleção de joias e acessórios de moda produzida por profissionais do
Polo Joalheiro do Pará está nas vitrines do 19º Senac Rio Fashion Business –
outono/ inverno 2012, que acontece até sexta-feira (13), no Jockey Club
Brasileiro, na Gávea, Rio de Janeiro.
Considerada a maior bolsa de negócios da América Latina, o evento conta
pelo segundo ano consecutivo com trabalhos de designers, ourives, lapidários e
artesãos paraenses.
Além de
27 peças selecionadas da coleção “Manualidades – lapidando tendências”,
expostas no estande “Mãos”, organizado pela consultora de estilo e jornalista
de moda Cristina Franco, o Polo Joalheiro do Pará também levou para o Senac Rio
Fashion Business o catálogo da coleção e o colar “Força sobrenatural”, criado
pela designer Júlia Mendes.
A
coleção, criada ano passado durante um workshop coordenado por Cristina Franco
em Belém, foi uma das atrações da Casa Cor Pará 2011, no Espaço Empreendedor,
do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Inovadora,
a coleção destaca formas e peculiaridades da Amazônia, desde bolsas no formato
de cupuaçu, fruto típico da região, como colares com fibra de curauá, cintos,
anéis, braceletes e até um pingente porta terço, produzidos pelas empresas
Amazonita, Amorimendes, Brilho da Amazônia, Camilla Amarall, Danatureza,
D'Sales, Hanna Mariah Joias, HS Criações, Ivete Negrão, Joiartmiro, Loja UNA,
Montenegro’s, Ourama, Ourogema, Sila Brasila e Zeus.
“Na primeira participação do Polo no Fashion Business
levamos apenas seis peças, mas voltamos a Belém com vários negócios
encaminhados. Agora, já participamos com quase 30 peças, incluindo as da
coleção Manualidades e o colar inspirado na lenda da ‘Quem-te-dera’, um ser
mítico do folclore do interior do Pará, mais precisamente do município de
Irituia (no nordeste paraense)”, informa Rosa Helena Neves, diretora executiva
do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição gerenciadora do
Polo Joalheiro do Pará.
Quem-te-dera – A lenda da mulher que subjuga os homens pela
força física serviu de inspiração para a designer paraense Júlia Mendes, autora
da coleção de joias “Quem-te-dera”, apresentada por ela como trabalho de
conclusão do curso de design de moda da Faculdade Estácio de Sá/ FAP, e exposta
no Espaço São José Liberto durante a última edição da feira Pará Expojoia –
Amazônia Design, em dezembro último.
Júlia
Mendes, que ficou seduzida pela lenda da “Quem-te-dera”, decidiu trabalhar
sobre o tema com o objetivo de “resgatar essa lenda feminina e forte”, de uma
mulher que durante o dia parece uma pessoa qualquer, mas à noite, sob o luar,
transforma-se em um ser sobrenatural, que hipnotiza e domina os homens com um
chicote. Transformados em cavalos, os homens são chicoteados para obedecer aos
caprichos da “Quem-te-dera”.
O colar “Força sobrenatural”, exposto no Fashion Business, é
feito em ouro, chifre, ônix, quartzo fumê, madrepérola e alumínio, material
Júlia vem usando na joalheria desde 2010. A diretriz de fortalecer, cada vez
mais, o elo entre joia artesanal e moda, incentivada nos últimos anos pelo Polo
Joalheiro do Pará, está em plena harmonia com as tendências do mercado
nacional, destaca Rosa Helena Neves.
Segundo
uma pesquisa de amostragem feita em outubro de 2011 pelo Instituto Ipsos, 92%
dos brasileiros consomem produtos de moda, especialmente roupas e calçados. A
pesquisa foi feita, conforme o site oficial do 19º Senac Rio Fashion Business,
com mil pessoas em 70 cidades das nove maiores regiões metropolitanas do país,
por encomenda da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ).
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