Até o fim do mês de janeiro, o Pará deve incluir em sua
malha viária mais uma rodovia que foi totalmente construída e será entregue à
população pavimentada e sinalizada. Além de ser uma importante obra da
engenharia paraense, possibilitará trânsito seguro e rápido entre a Região
Metropolitana de Belém (RMB) e os municípios de Acará, Bujaru, Concórdia do
Pará, Tomé-Açu, entre outros do nordeste do estado.
A rodovia denominada
Perna Sul está em fase final de acabamento depois que recebeu terraplenagem e
pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). “Aplicamos o
melhor pavimento que existe no mercado hoje”, ressaltou o engenheiro Osmar
Sampaio, responsável pela fiscalização da obra pela Setran.
“Neste momento
estamos concluindo a sinalização vertical e horizontal, a parte de jardinagem
no início e final da rodovia, onde existe uma espécie de rotatória em cada
extremidade para que o fluxo de veículos não seja interrompido quando o usuário
mudar de rodovia e também construindo o meio fio”, explicou o secretário de
Transportes do Estado, Francisco Melo, Chicão, que esteve ontem percorrendo a
Perna Sul, acompanhado de engenheiros da Setran e da Empresa Delta engenharia,
executora da obra.
A Delta Engenharia já
aplicou pavimento de um extremo a outro da rodovia e agora faz pequenos
ajustes, como na cabeça da ponte de concreto construída sobre o rio Itapecuru,
que vai substituir uma antiga ponte de madeira e vai possibiltar a navegação em
todos os períodos do ano.
A construção da Perna
Sul custou ao tesouro do estado R$ 46,5 mi, recursos que estavam previstos em
um empréstimo feito junto ao BID, mas que foi perdido por que o governo
anterior não cumpriu o cronograma físico financeiro causando assim um enorme
prejuízo ao Pará. O contrato da Perna Sul do BID com o Pará foi encerrado e o
tesouro estadual teve que arcar com todo valor da obra. Por causa do grave erro
dos antigos gestores o estado ainda perdeu cerca de 85 milhões de dólares em
investimentos futuros que o Banco deveria investir na reconstrução da PA-150.
O secretário Chicão
também fiscalizou o andamento da reconstrução da Alça Rodoviária, que está
sendo executada pelo consórcio Alça e deve ser concluída em março deste ano. A
primeira etapa vai do km 0, na interceção com a BR-316, no município de
Marituba, até o km 33, já nas terras do município de Acará.
Texto:
Dinan Laredo – Setran
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