Total de visualizações de página

segunda-feira, junho 13, 2011

AQUI TEM NOTÍCIAS EXCELENTES E PRA TODOS OS GOSTOS

Hemopa amplia horário
de atendimento a
doadores nos sábados
A Diretoria Técnica da Fundação Hemopa informa que o atendimento aos candidatos à doação voluntária de sangue nos sábados será das 7h30 às 17h. A extensão do horário para coleta no final de semana deu-se em função da necessidade de elevar o número de doações e inscrições no cadastro de doadores de medula óssea. Mas alerta que essa mudança de horário vale apenas para a sede do Hemocentro Coordenador, em Belém.
Qualquer pessoa saudável com idade entre 18 e 65 anos pode doar sangue. Para isso é necessário portar documento de identidade original e com foto. A doação garante a realização de exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três. Não é preciso estar em jejum, ao contrário, o doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária entre 18 e 55 anos.
Serviço: O Hemopa espera por você na travessa Pe. Eutíquio, 2109. Maiores informações pelo fone: 0800 280 8118 ou 3242-9100. Site: www.hemopa.pa.gov.br.

Vera Rojas - Ascom/Hemopa
Prodepa retoma
atividades e anuncia
que está aberta
à negociação
Mesmo com a paralisação de parte do seu quadro funcional, nesta segunda-feira, 13, a Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) manteve os serviços essenciais, em especial do programa Navegapará, que garante acesso livre à internet em infocentros e telecentros.
“A paralisação não afetou a prestação dos serviços da Prodepa. Nesta terça, 14, os funcionários retomam as atividades normais. Segundo o presidente da Prodepa, Theo Pires, a diretoria estará aberta para negociar com o Sindicato dos Empregados em Tecnologias no Estado do Pará (SINDPD/PA), que até o momento não apresentou uma contra-proposta.
No último dia 9, durante uma rodada de negociações com a entidade, a diretoria apresentou uma nova proposta de reajuste salarial aos servidores. Além do aumento de 6,71%, a Prodepa ofereceu o mesmo percentual de reajuste no valor do Vale-alimentação. Segundo Théo Pires, as negociações seguem as mesmas condições das que vêm sendo conduzidas junto às demais categorias de servidores do estado.

Manuela Viana/Secom
Bolsistas do Pibid
participam de
reunião de formação
Alunos e professores da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e docentes de outras unidades da rede pública de ensino que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) participaram, na manhã desta segunda-feira, 13, de uma reunião de formação realizada no Centro de Ciências Sociais e da Educação (CCSE).
O coordenador institucional do Pibid/Uepa, professor Rui Henderson, repassou aos presentes informações diversas sobre o funcionamento do Programa, destacando regras, metas, atividades desenvolvidas e outros aspectos. A programação libera oficialmente os envolvidos para desenvolver atividades ligadas ao Pibid.
No processo seletivo para o programa foram ofertadas 95 bolsas para os alunos e 13 para professores. Todos atuarão no projeto “Universidade e Escola: desafios e caminhos para a formação de professores no contexto amazônico”, aprovado pela Coordenação de Apoio e Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

Marcela Conde - Ascom/Uepa
Paulo Chaves recebe
homenagem do
Consulado de Portugal
em Belém
Incluído na programação comemorativa ao Dia de Portugal, na última sexta, 10, o Consulado em Belém promoveu a entrega de medalhas alusivas à data para algumas personalidades. Entre os cinco agraciados, esteve o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves Fernandes. A comenda é uma deferência da presidência da República de Portugal a quem se destacou em segmentos de relevância, como a promoção da cultura e, desta forma, passa a ser considerado merecedor desta homenagem. Durante a solenidade, Paulo Chaves recebeu a medalha das mãos de Joaquim Rosário, vice-cônsul de Portugal.
Rede Navega Pará
do Sistema
Castanhal já
opera normalmente
A Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) informa que o problema com o nobreak do contêiner de Castanhal - que atende a cidade e também os municípios Benevides, Santa Isabel, Inhangapi, São Francisco, Igarapé Açu, Terra Alta, Tauá, Vigia, São João da Ponta e São Caetano de Odivelas - já foi solucionado e que a rede do Navegapará voltou a funcionar normalmente.

Ascom Prodepa
Hemopa de Castanhal
estimula a doação de
sangue na quadra junina
No período de 27 de junho a 01 de julho, o Hemocentro Regional de Castanhal (HRC)  promoverá a campanha de doação de sangue e cadastro de doação de medula óssea, aproveitando a grande movimentação por conta das festas juninas. A meta é alcançar 250 coletas e 80 novas inscrições para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A ação favorecerá 48 municípios daquela região. O tema da campanha junina será "Acenda a fogueira de um coração. Doe Sangue". Além de música ambiente apara animar os participantes, haverá distribuição de preservativos e de um lanche especial.
A campanha acontecerá também nos Hemocentros regionais de Marabá e Santarém, e ainda nos Hemonúcleos de Capanema, Redenção, Abaetetuba, Altamira e Tucuruí.
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos, pode doar sangue. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três.  Para doar sangue não é preciso estar em jejum, pelo contrário, o doador deve estar bem alimentado
O Hemopa Castanhal espera por você na travessa Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conjunto Maria Alice, casas B-2 e B-3. Mais informações pelos fones (91) 3721.2986 / 3721.4008

Vera Rojas - Ascom/Hemopa
IAP recebe o
lançamento do
documentário
"O ajuntador de Cacos"
Obra concebida para oferecer ao Brasil e ao mundo a oportunidade de conhecer a trajetória de Giovanni Gallo, museólogo, ex-padre jesuíta, que atuou por mais de 30 anos junto à população mais pobre do Marajó, desenvolvendo ações no campo da promoção humana, preservação da memória histórica, arqueologia e organização das comunidades em Santa Cruz e Cachoeira do Arari, "O Ajuntador de Cacos" foi realizado com incentivo do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet , contou com o patrocínio da Eeletrobrás e apoio do Museu do Marajó. Para a produção do documentário a Lux_Amazônia Filmes realizou quatro expedições ao Marajó, para o registro de paisagens, ambientes e os personagens principais do que o próprio Giovanni Gallo definiu como “ a fase mais marcante de sua vida”.
Por ocasião da sessão de lançamento em Belém, a Lux Amazônia entregará à direção do Museu do Marajó: 100 unidades do DVD do documentário, DVD com registros fotográficos do processo de produção, coleção de 35 DVDs com todas as entrevistas colhidas para a obra para que possa figurar nos arquivos do museu e posteriormente serem disponibilizados para pesquisadores e documentaristas diversos e carta de cessão de direito sobre a obra pronta.
Ficha técnica:
Doc, 56 min, Marajó, 2010
Direção: Paulo Miranda/ Roteiro: Paulo e Rutinéa Miranda/ Pesquisa: Lino Ramos/ Direção de fotografia: Sandro Miranda/Direção de Produção: Álvaro Andrade/Produção Executiva: Rutinéa Miranda / Produção: Lux Amazônia  Filmes
Obra incentivada pelo MINC através da Lei Rouanet
Patrocínio da Eletrobrás.
Apoio do Museu do Marajó e IAP
Serviço:
Lançamento do documentário “O Ajuntador de Cacos”, de Paulo Miranda
Data: 14 de junho
Horário: 19h
Local: Auditório do Instituto de Artes do Pará, na Praça Justo Chermont, 236, Nazaré
Informações: (91) 4006-2918
Campanha externa
no Shopping
Castanheira
Dias 14 e 15, o Hemopa realizará campanha de doação voluntária de sangue no Shopping Castanheira, de 10 às 20h. A meta é de 100 coletas/dia. Desde o dia 2 deste mês, o hemocentro já realizou oito ações externas com as duas unidades móveis em oparceria com instituiçõs públicas e privadas,e em pontos estratégicos da Rergião Metropolitana de Belém, que resultou em 585 comparecimentos que deverão atender cerca de 2.340 pacientes adultos.
Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.  Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos.
 Serviço: O Hemopa espera por você na travessa Pe. Eutíquio, 2109.
Maiores informações pelo fone: 08002808118 ou 32429100. www.hemopa.pa.gov.br.
Recital A Criança
 e a Música II, na
Sala Ettore Bósio
Os alunos de Musicalização do Professor Laudiel Padilha, das classes de Coro e Flauta Doce, vão realizar recital nesta segunda-feira, às 18h, na Sala Ettore Bósio. Cerca de 75 alunos, acompanhados por Rodolfo Santana ao piano e por Sonyra Bandeira na flauta transversal, mostrarão o progresso do seu aprendizado em exercícios musicais executando obras de Elizabeth Serafim (Canção de ninar da França), Luiz Gonzaga (Asa Granca), Renato Brandão (Lago da Lua) entre outros. O coro infantil apresentará a Canção Dó, Ré, Mi, extraída do famoso musical "A noviça rebelde". Entrada Franca.
Posse dos membros
do Conselho de
Acompanhamento
do Fundeb
Os membros do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação do Estado de Pará (Fundeb) eleitos para o biênio 2011/2013 serão empossados na manhã desta terça-feira, 14. A cerimônia de posse será no auditório do Laboratório Central- Lacen, e presidida pelo secretário adjunto de ensino, professor Cláudio Ribeiro, que no ato, representará o secretário de estado de educação, professor Nilson Pinto.
Os membros que fazem parte do conselho, instituído pelo decreto nº 028, de 28 de fevereiro de 2007, considerando o parecer nº 380/2011 da Consultoria Geral do Estado são: Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Associação de Pais e Alunos Intermunicipal do Estado do Pará (Apaiepa); Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa); Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof); Conselho Estadual de Educação (CEE); União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Umes); União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).
Data : 14/06/2011 09:00:00
Data de expiração: 14/06/2011 13:00:00
Local: Auditório do Laboratório Central - LACEN
Endereço: Rodovia Augusto Montenegro, Km 10, S/N
Concerto de
lançamento do
projeto “IECG
Concertante”
O Instituto Estadual Carlos Gomes lança o projeto “IECG Concertante” que nasceu da parceria de alunos e professores do Bacharelado em Música do convênio entre a Universidade Estadual do Pará (Uepa) e a Fundação Carlos Gomes, e viabilizará ações para o desenvolvimento das atividades da “Orquestra Jovem do IECG” e do “Coro Eliette Tavares” como principais grandes grupos musicais e acadêmicos do Conservatório Carlos Gomes, formados predominantemente por alunos da instituição. Será em meio a um concerto dia 16 de junho, às 20h na Igreja de Santo Alexandre. Orquestra e Coro executarão peças de J. S. Bach, Arcangelo Corelli, Serguei Firsanov e de José Maurício Nunes Garcia. Entrada Franca

Data: 16/06/2011 20:00:00
Data de expiração: 16/06/2011 22:00:00
Local: Igreja de Santo Alexandre
Endereço: Praça Frei Caetano Brandão s/n
HOL promove
Curso Básico de
Oncohematologia
O Hospital Ophir Loyola promoveu no último dia 11 de junho, o Curso Básico de Oncohematologia, que tem como objetivo integrar as ações da equipe multidisciplinar desta especialidade no HOL, propiciando atendimento de qualidade e humanizado do serviço. De acordo com a hematologista Alessandra Bentes, o evento faz parte de uma iniciativa da equipe de oncohematologia em disseminar conhecimento na área, no que diz respeito às doenças oncohematológicas (câncer do sangue - leucemias, linfomas, mielomas), e visam também integrar a equipe multidisciplinar do serviço.
O curso pretende auxiliar ainda na proposta de uniformizar as condutas da equipe frente a estas patologias e as complicações da doença e do tratamento, permitindo assim melhorias no atendimento ao usuário. Atualmente, cerca de 125 pacientes estão sendo tratados de leucemia pelo Ophir Loyola (entre adultos e crianças), de acordo com o setor de Quimioterapia do HOL. As doenças oncohematológicas estão entre os dez tipos de câncer mais comuns no hospital, onde a leucemia aparece como o quinto tipo mais tratado e o linfoma em oitavo.
A palestra "Qualidade de vida do paciente oncológico" foi ministrada pela terapeuta ocupacional Marcia Nunes. O evento tem como público alvo os profissionais de saúde em geral, e vai acontecer até dezembro com uma edição por mês, no auditório Luiz Geolás do HOL. Maiores informações podem ser obtidas na Divisão de Educação Continuada, pelo telefone 3342-1319.
Diane Maués - Ascom Hospital Ophir Loyola
AGE lança sistema
para controle das
ações dos
órgãos públicos
A Auditoria Geral do Estado do Pará  (AGE) tem atuado de forma preventiva no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos, no âmbito do Poder Executivo estadual, e dentro de uma política de fortalecimento da figura do Agente Público de Controle Interno - APC. Neste sentido, realizará no próximo dia 15, no Auditório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o 1° Encontro Estadual de Controle Preventivo. O Encontro visa principalmente divulgar e capacitar os Agentes Públicos de Controle e os Gestores, junto ao Sistema de Controle Preventivo (Siconp): software via web, desenvolvido pela AGE, que terá atuação no Controle e Acompanhamento Preventivo das Dispensas e Inexigibilidades de Licitações, dos Contratos e Convênios, por meio das publicações no Diário Oficial do Estado, fornecendo informações básicas necessárias à conformidade desses processos.
O Siconp irá atender diretamente os servidores integrantes do Controle Interno, subsidiando os APC’s na realização de suas atividades, assim como apoiar os gestores dos órgãos jurisdicionados. Trata-se de padronização de procedimentos para análise dos processos a serem aplicados pelos APC’s, de forma que se evitem impropriedades e, quando detectadas, seja possível saná-las, contribuindo para garantir a otimização, efetividade e a transparência na aplicação dos recursos públicos, em prol da Sociedade Paraense.
Praias de Belém
passam por teste
de balneabilidade

Para analisar a qualidade da água e atestar quais as praias de Belém estão próprias ou não para o banho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza, nesta terça-feira (14), mais um teste de balneabilidade. A ação inicia com a coleta de água das praias de Outeiro e Icoaraci, a partir da 08h30. Entre as praias que serão analisadas estão a Praia do Amor, Praia Grande e Brasília, em Outeiro e Praia do Cruzeiro, em Icoaraci.
A resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) de nº 274/2000, que assegura as condições de balneabilidade, define que o parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais. O local será considerado impróprio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 800 Escherichia Coli por 100 mililitros.
De acordo com o Art. 5º da Resolução a amostragem deve ser feita, preferencialmente, nos dias de maior afluência do público nas praias e em local que apresente profundidade média de um metro. A Resolução estabelece também que poderão abranger períodos menores que de cinco amostras, desde que, sejam recolhidas com intervalo mínimo de 24 horas entre uma e outra.
As análises que serão realizadas pela Semma para definir a balneabilidade das águas destinadas à recreação humana, são: a microbiológica (coliformes fecais e coliformes Totais) e físico-qúimica (acidez da água, através do PH).
Torneio Esportivo
de Pesca será
em Jacundá
O município de Jacundá vai realizar o 7° torneio de Pesca Esportiva, para divulgar o potencial do município quanto ao turismo de pesca. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), organiza o evento para os amantes da pesca do tucunaré e para os iniciantes do esporte que querem testar suas habilidades competindo com as feras mais dedicadas.
A Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado (Sepaq) deve fomentar os torneios de pesca como instrumento de divulgação do desenvolvimento da pesca esportiva nos municípios organizadores, mas tem no seu planejamento tornar os municípios como destinos permanentes de visitantes pescadores esportivos. No segmento torneio, a proposta da Sepaq é, em parceria com a Seel e Paratur, estudar a viabilidade de estruturar o Circuito Estadual do Tucunaré, uma competição de pontos alcançados nos diversos torneios realizados no Estado.

Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma
Doação de
sangue aos
sábados
A Diretoria Técnica da Fundação Hemopa informa que o atendimento aos candidatos à doação voluntária de sangue, aos sábados, será de 7h30 às 17h. A extensão do horário para coleta de sangue no final de semana deu-se em função da necessidade de elevar o número de doações e inscrições no cadastro de doadores de medula óssea. Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos pode doar sangue. É necessário portar documento de identidade original e com foto.
Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.  Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos.
Secretário integrará
conselho do Museu
Emílio Goeldi
No último dia 7 de junho, o Ministério da Ciência e Tecnologia designou novos membros para compor o Conselho Técnico-Científico (CTC) do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG). Entre os representates da comunidade científica, tecnológica ou empresarial, está o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará, Alex Fiúza de Melo, com o mandato de duração de dois anos. Representantes corpo de servidores e de órgãos de administração pública também foram designados, totalizando 10 novos membros no Conselho.
Lacen realizará
testes de IgM para
Doença de Chagas
Com o objetivo de aperfeiçoar o diagnóstico sorológico das diferentes formas clínicas da Doença de Chagas, a partir de primeiro de julho, o Laboratório Central do Estado (Lacen) implantará o teste de sorologia de IgM para Chagas. O serviço só foi possível após o Laboratório capacitar seus servidores na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Até então o Lacen fazia pesquisa em IgG, mas o material demandado para IgM era necessário que fosse enviado à capital mineira para análise junto à Fundação. Após o treinamento, o Lacen foi considerado apto para realização do exame no Estado.
"A doença possui uma fase aguda e outra crônica e as pesquisas de IgG e IgM, respectivamente, servem para diferenciar os estágios da doença e seguir com um tratamento imediato e eficaz”, explica Sebastião Licínio Lira, diretor do Lacen. A infestação da Doença de Chagas acontece através da entrada do Trypanosoma cruzi no sangue dos humanos a partir do contato das fezes de barbeiros através de lesão ocasionada na pele.
A Funed é uma instituição de pesquisa ligada ao governo do Estado de Minas Gerais e tem como objetivo promover pesquisas na área da saúde pública. Surgida a partir do desmembramento da Fiocruz em 1922, está integrada à estrutura do Sistema Estadual de Saúde desde 1932. A Fundação Ezequiel Dias é referência nacional na produção de medicamentos e soros, na pesquisa em saúde pública e nas ações de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental. Possui linhas de pesquisas em Bioquímica e Química de Proteínas, Biologia Molecular e Bioinformática, Biologia Celular e Inovação Tecnológica, Virologia Molecular e Bioprodutos, Bioprospecção Farmacêutica, Recursos Vegetais e Opoterápicos e Biotecnologia Vegetal.
Campanha do
veraneio para
suprir demanda
transfusional
No período de 18 a 22 de julho, a Fundação Hemopa desenvolverá campanha de doação de sangue e formação de cadastro de doação de medula óssea para suprir as necessidades transfusionais da rede hospitalar pública e particular do estado, por ocasião do veraneio, quando normalmente é registrada redução de aproximadamente 30% dos comparecimentos de doadores, que se deslocam para o interior do Estado.
Castanhal abre
campanha de
doação de sangue
No período de 27 de junho a 1º de julho, o Hemocentro Regional de Castanhal (HRC), realiza sua campanha de doação de sangue e cadastro de doação de medula óssea referente à quadra junina. A meta será de 250 coletas e 80 novas inscrições para o registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A ação favorecerá 48 municípios da região. "Acenda a fogueira de um coração. Doe Samngue" é o tema da campanha que contará com lanche especial, música ambiente e distribuição de preservativos. O Hemopa Castanhal funciona na travessa Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia,Conj. Maria Alice, casa B-2 e B-3. Mais informações: Fone: (91) 3721.2986 / 3721.4008
Fundação Santa
Casa oferece palestra
A Fundação Santa Casa abriu inscrições para a palestra “Avaliação funcional do idoso hospitalizado”, que será ministrada pela enfermeira Izabel Penha, no dia 16, das 16h às 18h, no auditório do hospital. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas na Gerência de Educação Permanente (GEP) da Santa Casa, das 8h às 17h, pelo fone: 4009-2322 
Avaliação do Idoso
Hospitalizado
A Fundação Santa Casa abriu inscrições para a palestra “Avaliação funcional do idoso hospitalizado”, que será ministrada pela enfermeira Izabel Penha, no dia 16, das 16h às 18h, no auditório do hospital. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas na Gerência de Educação Permanente (GEP) da Santa Casa, das 8h às 17h, pelo fone: 4009-2322 
Hemopa de
Capanema convoca
doadores de sangue
“Acenda a fogueira de um coração. Doe sangue”. Este é o tema da campanha de doação de sangue do Hemonúcleo de Capanema (Henca), que inicia nesta segunda-feira (13), e se estenderá até o dia 25, com muitas atrações para os doadores do período. A meta será de 100 bolsas de sangue. A ação estratégica, que acontecerá de 7h às 12h30,  está em sintonia com a campanha do hemocentro coordenador de Belém, que realizará sua campanha de 16 a 22.
A mobilização de Capanema contará com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde daquele município, cuja média mensal de coletas varia entre 180 a 220 doações, e dispõe de atendimento aproximado de 230 transfusões/mês, para abastecer hospitais de 16 municípios da Região do Salgado, sendo que 11 hospitais de referência, localizados nas seguintes cidades: Capanema (3), Bragança (3), Salinópolis (2), Ourém (1), Augusto Corrêa (1) e Viseu (1).
Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.  Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
Gerenciado pelo dr. Jaques da Silva Neves Gerenciado, o Henca funciona na Rodovia PA-242, Km 0, S/N. Bairro: São Cristóvão
Mais informações pelo fone: (91) 3462.2744/2329, drjaques@hotmail.com, (91) 9100-7582. Asssitente Social Luiza Helena.
Curso de Libras na
Casa da Linguagem
O Governo do Estado do Pará, através da Fundação Curro Velho, realizará o curso de "Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Aprendendo a falar com as mãos", no período de 4 a 8 de julho. O curso promoverá o aprendizado básico da linguagem, para atuarem no atendimento ao surdo nos diversos segmentos da sociedade, garantindo o desenvolvimento de habilidades na atualização da Libras, a fim de possibilitar a informação, o acesso e a comunicação com os surdos. O público alvo é formado por professores da rede de ensino pública e particular do Estado do Pará e estudantes das Licenciaturas das universidades públicas e privadas. O curso será ministrado na Casa da Linguagem (Av. Nazaré 31) e as inscrições prosseguem até o dia 1º de julho.
Informações: 3241-9786 / 3184-9100
Iasep vai oferecer
 hemodiálise e UTI
neonatal em Bragança
Os servidores públicos do Pará e seus dependentes poderão contar com hemodiálise e UTI neonatal no município de Bragança. Esses são alguns dos serviços anunciados para  o segundo semestre pelo Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep). O presidente do instituto, Kleber Miranda, esteve no município e anunciou também a liberação de exames cardiológicos e neurológicos, além da ampliação de serviços já ofertados. “No segundo semestre, o Iasep vai oferecer 10 leitos de UTI neonatal e terá 11 máquinas de hemodiálise à disposição dos segurados. Mas, desde já, Bragança atenderá a região com exames avançados, como densitometria óssea e eletroencefalograma”,  afirma o presidente.
Uma novidade anunciada pelo Iasep é a utilização de equipamento de vídeo de última geração na realização de exames odontológicos. A odontologia básica foi reforçada com mais três profissionais.  Ainda em Bragança, o Plano dos Servidores passou a oferece serviços cardiológicos, (teste ergométrico, holter, mapa, eletrocardiograma), colonoscopia e acupuntura.
Em Augusto Corrêa, o Iasep liberou o atendimento hospitalar, com urgência/emergência e internação. Miranda informa que o instituto está investindo na ampliação da rede credenciada no interior do estado, visando facilitar o acesso à saúde aos segurados que moram distante da capital.
Ettiene Angelin – Iasep
Curso de Capacitação
na Fundação
Curro Velho
O Governo do Estado do Pará realizará, através da Fundação Curro Velho, Curso de Capacitação para Educadores Culturais, durante o período de 29 de junho a 2 de julho, no horário de 9 às 14h, no Núcleo de Oficinas do órgão, no bairro do Telégrafo. O período para inscrições será de 13 a 28 de junho no horário comercial. Com  um limite de 90 vagas, será direcionado aos educadores, artistas, artesãos e estudantes universitários.  
Informações: 3184-9104/9100
Oficinas Curro Velho
Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...