Cadastramento à
meia-passagem só até
hoje, 03 de junho
Encerra nesta sexta-feira (3) o prazo dado pela Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) para o cadastramento de novos alunos residentes na capital e nos distritos para obtenção do Passe Fácil Estudantil, cartão magnético que dá direito à meia-passagem nos ônibus de Belém, região metropolitana e também no barco fretado pela CTBel que faz viagens para Cotijuba.
O prazo do cadastramento terminaria dia 31 de maio, entretanto, foi prorrogado até 3 de junho, atendendo solicitações de diversas escolas para o envio da listagem de seus alunos, sobretudo as estaduais e universidades, que começaram o período letivo mais tarde. A prorrogação do prazo deveu-se também às 31 escolas que não enviaram a relação de alunos matriculados.
Atualmente, o banco de dados da CTBel da meia-passagem tem 450 mil alunos registrados, com previsão de atender este ano 50 mil, sendo que até ontem (1) foram entregues 32 mil cartões.
Quem tem direito: Todo estudante de Belém, regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja ela particular ou pública, tem direito ao cartão de meia-passagem. Mas quem já tem o Passe Fácil estudantil não precisa fazer novo cadastro. Por falta de amparo em lei específica, estudantes de cursos preparatórios e livres não têm direito ao benefício.
A CTBel está realizando o cadastramento de novos alunos em dois postos de atendimento: um no mercado de São Braz (Praça Floriano Peixoto) e outro no Sest/Senat (Avenida Augusto Montenegro, km. 12, nº 765). Ambos os postos funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h, e tiveram o número de atendentes aumentado devido à grande demanda de alunos esperada com o fim do prazo.
Documentação necessária: Somente podem fazer o cadastramento o próprio aluno, os pais ou os seus responsáveis legais munidos de documentos. Se for o próprio aluno, os documentos necessários são: o formulário de cadastramento entregue pela escola, pelos postos de atendimento ou retirado já preenchido no site www.passefacil.com.br; duas fotos coloridas 3x4 (iguais, recentes, sem marcas ou furos); original e cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento (no caso de menores); e cópia de um comprovante de residência (água, luz ou telefone).
Se o cadastramento for feito pelos pais, além dos documentos obrigatórios exigidos, é necessário também um documento de identificação do pai ou da mãe. Já os responsáveis legais devem apresentar os documentos de identificação e o de tutela referente à criança.
No momento do cadastramento e entrega dos documentos no posto, o aluno ou seu representante legal será informado do período e local para recebimento do cartão Passe Fácil.
Segunda via: Para quem já possuía o cartão Passe Fácil Estudantil e o mesmo foi extraviado, perdido, roubado ou furtado, somente no posto do Mercado de São Braz está sendo realizado o processo de segunda via. Vale ressaltar que este serviço é diário e não tem data limite para ser solicitado.
Para tanto, o estudante deverá na ocasião efetuar o pagamento da taxa de emissão da segunda via do cartão no valor de 20,00 e apresentar os seguintes documentos: original e cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento (se menor); cópia do comprovante de residência; duas fotos 3x4 coloridas, recentes e iguais, sem carimbos ou marcas; Boletim de Ocorrência Policial (BOP) com data de até 30 dias do fato ocorrido; e declaração da instituição de ensino com validade de 30 dias.
Texto: Ascom Ctbel
COMENTÁRIO:
Carlos disse...
Gostei muito da forma clara e objetiva das informações aqui colocadas.Parabéns!
12 de junho de 2011 03:07
Fumbel reúne com
quadrilhas juninas adultas
A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) realiza nesta quarta-feira, 20, às 18h, reunião com os representantes das quadrilhas juninas, categoria “adulta”, que irão participar do Concurso Oficial do Arraial de Belém 2011. O encontro acontece na sala Acyr Castro, no Memorial dos Povos.
Com as inscrições abertas até
COMENTÁRIOS:
João Luís ....
nesse caso é que são todos comprados pela burguesia e outra colocam esse tal de tecnobrega como musica de quadrilha , o gente vamos resgatar a tradição.
Cade nosso carimbó? Vamos valorizar nossa cultura nossa raiz e deixar, essa porcaria de tecno que virou até patrimônio histórico cultural é um absurdo plágio na cara. Musica que não tem fundamento , apologia a droga,
Letras que não retratam nossa cultura, melodia plagiada, refrão sem lógica, ou seja, cadê os nossos compositores . A prova da decadência desse tecno que é para promover donos de aparelhagens é que as pessoas estão cada vez mais procurando casas de shows com bailes da saudades onde relembrem os velhos tempos ,que são musicas agradáveis de ouvir e dançar. A exemplo Banda Sayonara, pop show em termos de ritmo
Mas voltando ao assunto junino o carimbo não se houve mais, as musicas juninas é difícil de se compor novas melodias e ai vai meu manifesto é esse ....
ESCOLA MUNICIPAL
NESTOR NONATO DE
LIMA, NA RADIONAL 2,
NO JURUNAS AUMENTOU
SEU CONCEITO NO
IDEB DE 2.5 PARA 4.7
OBS: Vá ao link PESQUISA no meio dos anúncios e digite o título acima e leia a matéria completa inclusive com fotos:
3 COMENTÁRIOS:
Leonor disse...
Amei as novidades do blog e parabenizo a equipe do Correio Jurunense. Gostaria de deixar aqui uma declaração de amor à minha escola.
Eu sou Nestor com muito amor
Eu sou Nestor com muito amor,
Por isso canto nesta canção,
Tudo que ficou gravado,
Dentro do meu coração.
Lembro da minha professora,
Da alfabetização,
Segurando minha mão,
Para aprender a lição.
Lembro do terceiro ano,
lembro do primeiro amor,
da menina de trancinha,
que o coração se apaixonou.
Lembro dos meus professores,
Sei do nome de um a um,
Do porteiro a diretora,
Não me esqueço de nenhum.
Chegou a hora de parti,
O último ano terminei,
Quem dera viver tudo isso,
De novo só mais uma vez.
Eu sou Nestor com muito amor,
Por isso canto nesta canção,
Tudo que ficou gravado,
Dentro do meu coração.
(autora: Leonor Alves)
Amo minha escola e minha comunidade da Radional!
17 de maio de 2011 15:45
Anônimo disse...
Choqueeeiiii!!!!!!!!!
Estou emocionada com tamanho talento, e com toda a estrutura desta escola que até desconhecia. À professora Leonor Alves, deixo aqui o meu abraço e os meus sinceros votos de felicidades.Obrigada por vc assumir papel diferenciado,desenvolvendo habilidades com criatividade e acima de tudo, com muito amor...muito amor! e sendo você o principal personagem desta história.
PARABÉNS!!!!
26 de maio de 2011 17:15
Carlos disse...
Amei as fotos do colégio, a nossa escola é ótima, devemos tudo isso a nossa diretora Maria José Campos, que sempre lutou pelos nossos direito junto com sua equipe.
2 de junho de 2011 19:40
Educação de ribeirinhos
ganha mais investimentos
A educação de crianças e jovens das ilhas de Belém ganha novos investimentos a partir desta quarta-feira, dia primeiro de junho. É que a Prefeitura receberá do Governo Federal, por meio da Marinha do Brasil, a doação de três embarcações, com capacidade para 30 pessoas, para transportar alunos da educação infantil e ensino fundamental que moram e estudam na área insular da capital. Além disso, na mesma manhã, o prefeito Duciomar Costa inaugura mais uma escola ribeirinha, desta vez a Unidade Pedagógica Jutuba II, próximo a Outeiro.
As três lanchas que serão doadas fazem parte do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O projeto foi criado em 2007 pela Presidência da República, em parceria com a Marinha, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando o acesso e a permanência na escola dos matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
Com as embarcações, o transporte escolar da região idas ilhas ganha reforço para transportar mais de mil estudantes de 4 a 14 anos, diariamente, nos turnos matutino e vespertino. Atualmente a Prefeitura realiza o serviço com 30 barcos, atendendo a 16 unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semec) localizadas nas ilhas de Paquetá, Jutuba, Cotijuba, Combu, Mosqueiro, Ilha Grande e Várzea.
Cada barco utilizado hoje em dia pelo município foi vistoriado pela Capitania dos Portos e possui todos os dispositivos de segurança exigidos pelas normas brasileiras de navegação, como coletes e salva-vidas. Um piloto e um ajudante trabalham conduzindo os alunos pelos rios. Antes disso, eles passam por um curso de capacitação oferecido pela Semec e Capitania.
Mais de 70 alunos na nova unidade de educação
Paralelo à entrega das lanchas, o prefeito inaugurará oficialmente a Unidade Pedagógica Jutuba II, na Ilha do mesmo nome. A escola já funciona há algum tempo e, atualmente, atende mais de 70 estudantes dos ensinos infantil e fundamental, divididos em dois turnos.
A unidade dispõe de 2 salas de aula, uma sala de leitura, ampla área de recreação, banheiros feminino e masculino, incluindo banheiro de uso exclusivo de funcionários, cozinha e dispensa.
Na escola as crianças desenvolvem projetos de consciência ambiental, como a Horta do Conhecimento, elaborado pela Escola Bosque, de Outeiro. A partir deste projeto, hortas suspensas foram construídas em meio ao bosque onde fica a unidade.
COMENTÁRIO:
Prefeito Duciomar, quero lhe parabenizar pelo presente que Belém (Através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Capitânia dos Portos) recebeu do Governo Federal.
As 03 lanchas com capacidade para 30 alunos que habitam e estudam na Região Insular de Belém.Momento este que irá marcar de forma positiva sua Administração.
Os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Agradecem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário