Total de visualizações de página

terça-feira, junho 14, 2011

Feirantesdo Complexo de Abastecimento do Jurunas recebem informações sobre dengue

Caro Sr. Jorge Mesquita,

Estamos enviando a notícia que foi publicada no site da Universidade do Estado do Pará (UEPA) referente a atividade que foi desenvolvida pelos nossos alunos no Complexo do Jurunas.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer o apoio e a colaboração que recebemos por essa Diretoria e por todos os trabalhadores do Complexo.

Att.
Assessoria Pedagógica do Curso de Graduação em Enfermagem - Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Estudantes de Enfermagem da UEPA passaram a manhã de hoje no Complexo do Jurunas conversando com trabalhadores sobre características da doença e divulgando formas de prevenção. A ação foi orientada por professores de diversas disciplinas do curso.
  Alunos do 2o. semestre do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) passaram a manhã desta sexta-feira, dia 27, na grande feira do Complexo do Jurunas, em Belém, orientando trabalhadores sobre riscos, sintomas e medidas de prevenção relacionados à dengue. Um grupo de 41 estudantes circulou pelo local com cartazes, banners e conversando com os feirantes sobre o tema. A atividade, além de contar como avaliação acadêmica, também serviu de oportunidade para colocar os futuros enfermeiros em contato com a profissão escolhida.
 Professora da disciplina de microbiologia do curso, Elizeth Matos coordenou a atividade integradora, que reuniu também outros sete docentes de diferentes áreas da graduação - todos presentes durante a ação. "Esse é um trabalho que tem tudo a ver com o projeto pedagógico do curso e que começou com uma visita técnica dos alunos ao local, até mesmo para que eles avaliassem como abordar os feirantes. Hoje eles tão aqui para esse segundo momento", explicou.
 "O trabalho deles aqui é uma verdadeira campanha de divulgação: eles elaboraram os banners, eles decidiram como abordar os trabalhadores. Colocá-los em contato com essa realidade é fundamental para sensibilizá-los para a causa e também para despertar o interesse deles às questões da saúde pública", afirmou a professora Elizabete Rassy, da disciplina de epidemiologia, que também acompanhou o trabalho dos oito grupos de estudantes pelo Complexo.
 Bruno Araújo, acadêmico do curso, contou ter visto na atividade uma oportunidade de criar uma aproximação com sua futura profissão de agente de saúde. "Essa também já é uma maneira de darmos um retorno à sociedade, uma função que é nossa, que é missão da Universidade. Eu, como agente de saúde, preciso estar inserido nesse contexto, e ao estar aqui, conversando com as pessoas, elucidando os riscos da doença, falando sobre o que pode ser feito, tenho a oportunidade de trabalhar isso", analisou o aluno.
 O feirante Dídimo Ribeiro contou estar há pouco tempo trabalhando no Complexo do Jurunas e nunca ter sido abordado por uma ação semelhante no local. "Achei legal, é interessante eles virem aqui para conversar com a gente sobre isso. Até hoje nunca ninguém na minha casa teve dengue, mas é bom ficar sabendo sobre como se prevenir", elogiou, ao comentar sobre a ação dos estudantes.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...