Total de visualizações de página

terça-feira, junho 14, 2011

Festival Internacional de Música do Pará terá três homenageados

Na noite desta segunda-feira (13) foi lançado o XXIV Festival de Música do Pará na Sala Ettore Bósio do Conservatório Carlos Gomes, em meio a coquetel para a imprensa e para convidados, contando com a presença dos membros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), do Ministério da Cultura, que se encontram em Belém para a reunião mensal, e que receberam, em primeira mão, informações sobre o festival deste ano. O Festival Internacional de Música do Pará é realizado pelo Governo do Estado por meio da Fundação Carlos Gomes desde 1987 e agrupa um número considerável de eventos distribuídos ao longo de uma semana, quando músicos e educadores musicais promovem intercâmbio cultural por meio de recitais, espetáculos, masterclasses instrumentais e cursos, fazendo de Belém a capital da música, e promovendo um dos maiores festivais do país.
O superintendente da FCG, professor Paulo José Campos de Melo, acolheu e cumprimentou todos os presentes na pessoa do Maestro Amilson Godoy, titular do segmento de Música na CNIC, e fez breve histórico da passagem do Maestro Carlos Gomes pela cidade. Falou do caráter internacional do Festival, e anunciou a participação do maestro holandês Jacob Slagter como regente da orquestra do festival, a vinda do Grupo Valerius Ensemble (Holanda), do Trio Mahle (São Paulo), do Quinteto Uirapuru (Paraíba) e do violoncelista Antonio Del Claro (São Paulo), corroborando a importância de intercâmbio com os músicos paraenses.
Um vídeo com imagens de festivais passados foi exibido mostrando a amplitude e o viés didático do evento, atendendo e aprimorando a formação dos músicos locais, além do número extenso de recitais franqueados à população. Duas apresentações finalizaram a primeira parte da programação de lançamento: o pianista Patrick Rodrigues executou, de Liszt, Soneto de Petrarca 104. O Trio Quaternura homenageou o músico Paulo Moura, tocando Domingo no Orfeão Portugal. Os presentes foram convidados a conhecer as instalações do Conservatório Carlos Gomes e um coquetel encerrou a programação da noite.
Nova edição
Com o tema “Legado, Trajetória, Dedicação” o XXIV Festival Internacional de Música do Pará será realizado excepcionalmente no período de 21 a 28 de agosto e homenageará três importantes nomes, que muito fizeram pela educação e cultura musical, e tinham estreita ligação com a Fundação Carlos Gomes e com o próprio festival de música, promovido anualmente: Almeida Prado, Radegundis Feitosa e Guilhermina Nasser, falecidos em 2010.
Pianista e compositor, Almeida Prado acumulou mais de 400 obras em 58 anos de carreira coroada de prêmios.  Integrava a Academia Brasileira de Música e sua obra para piano ou escrita sinfônica era considerada uma das mais importantes produções da segunda metade do século XX. O Festival Internacional de Música do Pará teve a honra, em diversos momentos, de mostrar sua obra em primeiras audições.
Considerado um dos maiores do mundo e o maior trombonista brasileiro, Radegundis Feitosa foi um ativista pelo coletivismo artístico e criou vários grupos e corais de trombone. Era Chefe do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba e professor do Curso de Bacharelado em Música da Uepa, em convênio com a FCG, e participou várias vezes do Festival Internacional integrando o Sexteto Brassil e orquestras do festival. Destacado intérprete e grande educador, deixou um legado de jovens músicos formados sob a sua competência.
A Professora Guilhermina Nasser pontuou sua passagem pela história da música no Pará com uma trajetória marcante iniciada com os estudos de piano no Conservatório Carlos Gomes e estudando com Magdalena Tagliaferro, no Rio de Janeiro. Pianista sofisticada foi durante anos diretora do Theatro da Paz e da instituição onde começou seu aprendizado, sendo professora de piano durante três décadas. O Festival acontece em diversos espaços culturais da cidade, e os recitais acontecerão na Catedral Metropolitana, Igreja de Santo Alexandre, Sala Ettore Bósio, Teatro Waldemar Henrique e Complexo São José Liberto. Todos os eventos terão entrada franca.
Maria Christina - Ascom FCG

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...